segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Medellín

1º dia em Medellín

Medellin foi nossa surpresa positiva na viagem, apesar do passado marcado pela violência a cidade é hoje a mais moderna da Colômbia e super segura, com muita cultura e história.


Chegamos de manhã cedo na rodoviária de Medelin e comemos alguma coisa por lá mesmo. Medelin é a segunda maior cidade da Colômbia e ficaríamos por lá durante 3 dias, sendo dois na cidade e um último em que fomos visitar a cidade de Guatapé, nos arredores (mas isso eu conto no próximo post).

A idade vista da rodoviária

Onde nos Hospedamos

Não há dúvidas quanto a melhor localização para se hospedar em Medelin, pois o bairro de El Poblado é o preferido da grande maioria de mochileiros e turistas que visitam a cidade.

Hostel The Garden em El Poblado

Medelin tem um bom sistema de transportes e é toda conectada pelo metro, em El Poblado existe uma estação e usamos o metro para conhecer todos os pontos da cidade sem problemas.

Área de vivência do hostel

Nos hospedamos no Hostel the Garden, que indico bastante, com quartos coletivos e uma ótima área de vivência o lugar é um convite a novas amizades.

Nossa cama de casal em um quarto coletivo com mais 2 beliches

El Poblado

Não é a toa que o bairro é o mais procurado para hospedagens, pois é o mais badalado e com maior número de bares e restaurantes que agitam a noite. Os principais estão nos arredores da praça conhecida como Parque Lleras.

Ruas de El Poblado: Bares e restaurantes

No bairro está a Quebrada La Presidenta que é um parque público com uma grande área de mata e um córrego. Tudo na maior tranquilidade para quem quer descansar um pouco por ali.

Quebrada La Presidenta

No Parque El Poblado está o lugar onde Medellin foi fundada em 1616 e um monumento marca este acontecimento.

Marco de fundação da cidade em El Poblado

Na praça estão uma feirinha de produtos artesanais para turistas e o ponto de onde partem os ônibus turísticos que rodam a cidade. Muitas agências marcam o ponto de encontro em El Poblado e diante da praça está a Igreja de São José que se destaca na paisagem.

Igreja de São José na praça principal do bairro

Centro da Cidade

Seguimos de metro até o Parque Berrio, onde encontramos a Basílica de Nossa Senhora da Candelária, antiga Catedral de Medellin, datada de 1776.

Basílica da Candelária: Antiga Catedral de Medellín

Caminhando logo chegamos na Plaza Botero, o coração cultural da cidade e onde estão expostas algumas das famosas obras do artista colombiano Fernando Botero.

Escultura de Botero e suas formas arredondadas típicas

Botero é mundialmente conhecido pelas formas arredondadas de suas obras e na praça estão 23 esculturas doadas pelo artista à cidade de Medellin.


A praça é muito movimentada e repleta de turistas que dividem espaço com vendedores de chapéus colombianos e diversas barracas que vendem artesanatos diversos.


Nesta praça está o famoso Museu de Antioquia que guarda muitas obras de Fernando Botero e o Palácio Rafael Uribe, que apesar de parecer uma igreja quando se olha pela primeira vez, é na verdade uma Casa de Cultura. De frente para a praça está o tradicional Hotel Nutibara.

Museu de Antioquia na Plaza Botero
Palácio Uribe

Junto à praça está a pequena Igreja de Veracruz, que é a única em estilo colonial na cidade. Erguida em 1682 possui um altar trazido da Espanha e é considerada Patrimônio Cultural da Nação Colombiana.

Igreja de Veracruz

A Avenida Carabobo é uma das principais ruas comerciais da região, ficando lotada de vendedores e lojas diversas. Mas o destaque para quem está caminhando é com certeza o impressionante prédio onde funcionou o Palácio Nacional e que hoje é um Centro Comercial. A rua estreita e cheia de barracas e gente caminhando não permite uma boa foto do prédio, mas garanto que você também vai tentar quando passar por lá...

Centro Comercial e antigo Palácio Nacional

Algumas quadras nos levam até o Parque Santo Antônio que na verdade é uma grande área de exposição da cidade, muito usada para eventos próxima a uma arborizada praça e uma igreja.


Igreja de Santo Antônio

Uma caminhada pela avenida principal e encontramos a antiga Estação Ferroviária de Medellin, um dos prédios históricos do centro da cidade.

Antiga Estação Ferroviária de Medellín

Diante da estação está a Plaza Cisneros, também conhecida como Plaza de La Luz, devido as esculturas com iluminação que preenchem a praça. Não passamos por ela a noite, mas da para imaginar como fica com todos os postes acesos.

Praça da Luz

Esta é uma região menos movimentada, mas muito segura, pois os prédios do governo ficam nesta área e os prédios das Empresas Públicas de Medellin são uma atração à parte para quem curte arquitetura.

Arquitetura dos prédios públicos da cidade

O prédio tem o formato de um transformador elétrico
                     
Nesta região existem diversos monumentos que remetem à preservação ambiental e alguns prédios são pensados nesta linha. Na praça está a Puerta Urbana, um monumento com uma cascata de água integrada e que a noite é iluminada com as cores de um arco-íris e próximo a ela está o Museu da Água.

Monumento "Porta Urbana"

Museu da Água

É nesta região também que está uma das atrações interessantes de Medellin, o Parque Pies Descalzos. Uma área onde o visitante é convidado a tirar os sapatos e sentir o chão sobre seus pés. Guias treinados em reflexologia conduzem pelo parque em diferentes situações, com uma caixa de areia, e até uma hidromassagem para os pés em um tanque de água. Caminhe pela grama e pela terra e sinta a natureza, pois é uma boa experiência.


Parque dos Pés Descalços

Parque Explora

Saindo do centro e descendo do metro na estação Universidad, que tem esse nome porque fica de frente para a Universidade de Antioquia, você chega até um dos parques mais modernos e interessantes da cidade, o Parque Explora.

Casa da Música no Parque Explora

Uma grande área totalmente dedicada à ciência e a tecnologia, o parque abriga um aquário, um planetário, um centro dedicado a música, museus e muito mais. Cada um tem um valor para entrar, mas pode-se comprar um passe que contempla várias atrações com algum desconto no total.

O parque conta com um ótimo Planetário

Com muitas atrações interativas e grandes áreas livres o parque é muito frequentado por colombianos e turistas e aos domingos fica lotado, como pudemos constatar pessoalmente.

Ruas fechadas nos arredores e muita gente curtindo o domingo

Se você está viajando com crianças não pode deixar de reservar um dia por lá, pois são muitas as atrações para os pequenos.

Atrações interativas e modernas para todas as idades

Era um domingo e as ruas diante do parque e da estação do metro estavam lotadas de famílias, casais, amigos e grupos diversos de pessoas passeando. Vendedores ambulantes oferecem lanches diversos da típica culinária de ruas colombiana.



Do outro lado da rua está o Jardim Botânico de Medellín, que tem a entrada gratuita e é um ótimo lugar para descansar do agito da cidade.


Curtimos o dia de domingo em Medellín passeando no centro, no Parque Explora e no Jardim Botânico, onde a ideia era esperar o anoitecer para ver a grande escultura do Orquideorama iluminada (no orquidário), mas uma chuva de verão nos expulsou do lugar de volta ao metro correndo junto com todo mundo que estava pelas ruas... no fim foi um ótimo dia que lembro com carinho ainda hoje.

Orquideorama no Jardim Botânico: Bonita estrutura onde funciona o orquidário

2º dia em Medellin

Cerro Nutibara

Uma pequena colina que é área de preservação ambiental da cidade e de onde se tem uma vista privilegiada de Medellín e das montanhas que a cercam.


O Cerro Nutibara é uma ótima área de lazer com trilhas para caminhadas na mata e mirantes com vistas incríveis de onde se pode admirar a cidade do alto.

Medellín vista do mirante no Cerro Nutibara

Mas além da vista a pequena colina guarda outras atrações e a principal delas é o Pueblito Paisa, uma estrutura que mostra uma praça típica de uma vila antiga região interiorana de Antioquia.

Réplica de um povoado Paisa

A construção é bem fiel e parece que estamos em uma vila de verdade, o nome se refere a como o povo nascido no estado é conhecido, os Paisas.

Jardim interno na réplica de uma casa Paisa


Para finalizar fomos visitar o Museo de La Ciudad que conta um pouco da história de Medellín e possui uma maquete que retrata toda a cidade.


O Museu da Cidade conta a história de Medellín através de fotos

Maquete da cidade de Medellín

Estádio Atanasio Girardot

O famoso estádio de futebol é apenas uma das atrações de um gigantesco complexo esportivo na cidade de Medellín, mas com certeza é o mais procurado para fotos pelos turistas. Apesar de não haver visitas guiadas por dentro do estádio paramos para umas fotos quando passamos por lá.


Era início do ano de 2017 e fazia pouco tempo que tinha ocorrido a tragédia da queda do voo do time da Chapecoense, que jogaria a final da Copa Sulamericana neste estádio e todas as homenagens que uniram Colômbia e Brasil aqui. Vimos muitas camisas da Chape sendo vendidas e vestidas na região.

Estádio Atanasio Giradort

El Castillo

De volta a El Poblado, mas longe da praça e mais perto do Centro Comercial e Shoping Santa Fé, está um castelo que foi erguido com referencias góticas medievais francesas.


Apesar da aparência de construção do século XVIII o castelo foi erguido em 1930 e pertenceu a um espanhol e hoje um museu guarda as histórias da família que aqui morou.

Pátio interno do castelo

Não há referências históricas à Medellín na construção, mas vale a visita que achamos bem interessante. Os jardins são uma atração à parte e mesmo que não queira conhecer o interior do castelo vale passear pela área externa que é bem agradável.

Os jardins do castelo já valem a visita

Pablo Escobar

Medellín guarda marcas dos tempos de violência da guerrilha civil de narcotraficantes. No Parque Santo Antônio está um dos exemplos de como essa época foi cruel e sangrenta, pois em 1995 um guerrilheiro explodiu uma bomba em uma das estátuas de Botero ali expostas, matando quase 30 pessoas e deixando mais de 200 feridos. A obra de arte destruída pelo poder explosivo da bomba está exposta ainda hoje como um monumento à estupidez daquele tempo. Ao lado do “pássaro” destruído está outro igual ao original que foi doado por Botero depois do atentado.

Escultura destruída por uma bomba ao lado da nova

A obra de arte destruída pelo atentado da máfia

Existem pacotes turísticos exclusivos para conhecer os locais onde viveu, morreu e está enterrado Pablo Escobar, mas nós não fizemos e nem procuramos saber como funciona. Se você pretende conhecer um pouco mais de suas histórias vá com cuidado, pois os colombianos não gostam muito da exaltação que se faz em torno do bandido que levou muito sofrimento aos habitantes da cidade. È inegável, porém, que alguns se aproveitam do interesse externo para lucrar de alguma forma, como se pode ver em camisetas que só são compradas por turistas.

Camisas vendidas para turistas



Dicas e Informações:

- Medellín é uma cidade bem segura, principalmente nas áreas turísticas, mas o centro fica bem deserto e sombrio a noite;
- Não indico ficar hospedado no centro da cidade, vale ficar em El Poblado, mesmo que gaste um pouco a mais;
- A opção do ônibus turístico ajuda a conhecer todos os pontos de interesse na cidade;
- O sistema de metro é eficiente, mas no horário de pico ficamos quase uma hora para conseguir entrar em um vagão, mesmo com os trens passando a cada 2 minutos;
- Não visitamos o Parque Arvi que se chega através do “metro cable” de onde se diz ter uma vista espetacular da cidade;
- Ficamos dois dias inteiros em Medellín, mas indico no mínimo 3 dias na cidade, que é uma das mais interessantes da Colombia;
- Reserve mais um dia para conhecer Guatapé em um bate e volta a partir de Medellín (falo sobre isso no próximo post).

Gastos para duas pessoas em março de 2017:

- Câmbio: U$ 1,00 = $ 2.830,00
- Café da Manhã (rodoviária): $8.300,00
- Taxi para o hostel: $7.000,00
- Água: $ 4.500,00
- Metro (ida e volta): $ 9.200,00
- Almoço (1º dia): $ 22.000,00
- Lanche: $ 4.000,00
- City Tour (ônibus por 1 dia): $ 30.000,00
- Jantar (1º dia): $ 43.700,00
- Planetário: $ 30.000,00
- Almoço (2º dia): $ 24.000,00
- Museu da Cidade: $ 4.000,00
- Castelo: $ 24.000,00
- Jantar (2º dia): $ 13.800,00
- Hostel (2 noites): $ 120.000,00
- Passagens para Santa Marta: $ 250.000,00


10 comentários:

  1. Nossa, não imaginava o tanto de coisa que pode ser feito em Medelin! E que graça o hostel onde vocês ficaram... se algum dia eu for pra lá, já sei onde vou me hospedar!

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais desse post!! Tinha uma outra visão de Medellin, muito obrigada por compartilhar o seu roteiro e sua visão da cidade!! A vontade de conhecer só aumenta!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Também visitei Medellin e fiquei positivamente surpresa com as opções de lazer e mobilidade que a cidade oferece. Gostei tanto do clima, da gentileza das pessoas, que acho que até moraria lá! A Colômbia é um país encantador e mais brasileiros deveriam desvendá-la! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Dá até para se sentir magrinha do lado das obras do Botero! Hahahah A Prala da Luz deve ficar um arraso a noite e achei muito maneira a experiência com reflexologia. Bem diferente!

    ResponderExcluir
  5. Que gracinha é Medellín. Nunca pensei em conhecê-la, mas agora estou mudando de ideia. Pelo visto há muito o que conhecer por aí, Ficou ótimo seu post. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Carla Macedo27/06/2018, 10:28

    Que post mega completo, confesso que lendo a experiência de vocês por Medellín, me bateu até uma 'tristezinha', irei pra Colômbia, mas não passarei por essa bela cidadela. Fiquei apaixonada pela Pueblito Paisa, sobre a história de Pablo e El Castillo. A área de convivência do hostel é um charme, adoreiiii!

    ResponderExcluir
  7. Liany A Garves28/06/2018, 00:48

    Eu já tinha bastante vontade de conhecer Medellín mas agora lendo seu post minha vontade aumentou muito. Sabia que a cidade era bonita e bem cuidada mas não imaginava tanto. Deve realmente valer muito a pena. Fiquei encantada pelo Parque Pés Descalços. E achei interessante as dicas sobre o Pablo Escobar. É plausível que o povo não goste muito de tudo que ele trouxe para a Colômbia né

    ResponderExcluir
  8. Nunca me interessei muito em conhecer Medelin! Mas esse post seu me deixou muito interessada. Cada lugar mais lindo do que o outro e parece ser uma cidade muito interessante! Gostei bastante!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido muitos elogios sobre Medellin, o que tem despertado uma curiosidade de conhecer essa cidade que ainda não estava na minha listinha e esse seu post só reforçou essa curiosidade . Acho que agora tenho que incluir na lista de destinos desejados . Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  10. Que interessante, Medellín! Adorei o seu relato, dá para fazer muito bem o roteiro! Que linda a Plaza de La Luz, com certeza quero passar por lá!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão