sábado, 16 de junho de 2018

Lumiar e São Pedro da Serra /RJ


Um destino ainda pouco conhecido dos cariocas e turistas nas serras do Rio de Janeiro, essa pequena região de Nova Friburgo oferece paz e sossego o ano todo.


Lumiar é o centro turístico da região que possui outros três distritos no entorno: Boa Esperança, São Pedro da Serra e Benfica. Sendo o primeiro quase uma extensão de Lumiar com algumas cachoeiras e o último estritamente residencial e sem apelo para os visitantes.

Mapa da região (Fonte: Nova Friburgo em Foco)

Quando Ir a Lumiar e São Pedro da Serra

Normalmente toda região serrana é mais procurada no inverno, mas Lumiar e São Pedro da Serra podem ser visitados o ano todo, principalmente devido as cachoeiras e poços da região.

Vale destacar que no verão pode ter pancadas de chuva no fim dos dias, deixando as cachoeiras mais barrentas e volumosas, enquanto no inverno a temperatura da água deve desanimar os banhistas...

Mas como eu disse esses são destinos para o ano todo e na primavera e outono os dias quentes e noites frias proporcionam o equilíbrio perfeito na região.

Primavera e outono trazem dias quentes e noites frias

Como Chegar

Para quem está de carro o acesso é super tranquilo e existem duas opções: Seguindo pela BR-101 até Casimiro de Abreu e pegando a RJ-142 (Estrada Serra-Mar), com uma subida bem sinuosa e bonitas paisagens, além de algumas cachoeiras já pelo caminho ou ainda seguindo pela RJ-116, passando por Cachoeiras de Macacu até a localidade de Mury, em Nova Friburgo, onde deve-se pegar a RJ-142 até Lumiar.

Quem vai de transporte público deve tomar um ônibus para Nova Friburgo e lá pegar a linha que leva para Lumiar na Rodoviária Sul (aproximadamente 300 metros à frente da praça onde o ônibus chega). Tem mais de uma linha que passa por Lumiar, indo para Boa Esperança e São Pedro. Se informe por lá ;-)


Onde Ficar: Lumiar ou São Pedro?

A escolha de onde ficar depende muito de cada um, pois os dois lugarejos são pequenos e acolhedores, mas vale destacar que Lumiar é um pouco mais movimentado e está no centro de todas as atrações naturais da região, sendo possível acessar alguns poços caminhando a partir do centro, enquanto a minúscula São Pedro da Serra está a 5 Km de distância da primeira em uma estradinha mal conservada.

Isto posto, acredito que se você estiver de carro pode escolher livremente onde ficar, mas se chegou de ônibus e está se locomovendo a pé, vale escolher o centro de Lumiar para se hospedar.

Já ficamos hospedados nas duas opções, sendo que em Lumiar nos hospedamos mais afastados do centro na estrada de acesso a Nova Friburgo, mas deixo minha indicação pela Pousada Bom Bocado pertinho da praça principal de São Pedro da Serra.

Pousada Bom Bocado em São Pedro da Serra

A pousada é simples, mas ótima, com bons preços e bem aconchegante, além de ter sauna, piscina e um excelente café da manhã servido em um tipo de casinha de bonecas.

O café da manhã é servido em uma cabana super charmosa

Ótimo café da manhã na Bom Bocado

O que Fazer em São Pedro da Serra

Uma rua principal e duas praças, uma em cada ponta, com poucas ruelas por detrás, assim é a pequenina São Pedro da Serra, que é uma boa opção de hospedagem e oferece ótimas opções gastronômicas, não tendo nenhuma atração natural, apesar de ficar na base do Pico dos Marins.

Pico dos Marins

Uma curiosidade é a pequena Capela de São Pedro, que é a mais antiga do município de Nova Friburgo, tendo sido inaugurada em 22 de janeiro de 1865.

Capela de São Pedro: A mais antiga de Nova Friburgo

Na praça no fim da rua está um mercadinho e algumas lojinhas, sendo uma montada na antiga estação ferroviária, fora isso é bem residencial e não atrai os turistas.

Pracinha pouco turística e com a árvore central cortada

Antiga Estação Glória

A praça principal, bem na entrada de São Pedro no fim da estrada que vem de Lumiar, atrai bem mais os turistas, pois ali que estão as lojas e restaurantes com destaque para a Vila Serrana, uma galeria que mistura gastronomia e artesanato.

A noite na praça principal com música ao vivo no coreto
Vila Serrana: Artesanato e gastronomia

Os restaurantes de São Pedro são muito procurados nas noites frias e um dos que gostamos muito foi o Malvasia Bianca, bem na praça. mas a rua principal apresenta boas opções e vale provar mais de um ;-)


A rua principal com lojas de artesanatos e restaurantes

Não deixe de provar a pizza de aipim bem típica na região e uma das pizzarias mais procuradas é a Girassol, em São Pedro. Vale a dica ;-)

Pizzaria Girasol: Massa de aipim é o forte na região


A famosa pizza de aipim da Girasol

O que Fazer em Lumiar

No entorno da praça e do lago no centro de Lumiar é que todo movimento circula. Lojas, restaurantes, cafeterias, sorveterias, vendedores ambulantes e pousadas ocupam o centro do distrito, além de uma empresa que oferece pacotes de turismo de aventura pela região.

Lago no centro de Lumiar cercado por restaurantes e quase junto da praça principal
Artesanato hippie é o que mais se encontra a venda em Lumiar

Não importa a hora do dia, sempre há movimento de turistas na praça ou no lago e parece que aqui todos se encontram em algum momento. Na praça principal está um Casarão histórico onde hoje funciona um restaurante que está sempre muito movimentado, o Armazém da Serra.

Restaurante no Casarão histórico na praça principal

Opções para almoçar, lanchar e jantar não faltam no centro, tem massas, trutas, fondue e o que mais você quiser e aproveite para prova a cerveja artesanal fabricada em Lumiar, a Ranz Bier. A noite o Espaço Nagib Pedro, diante do lago, oferece música ao vivo e é bem disputado por quem busca mais agitação.

Espaço Nagib Pedro diante do lago: Música e agitação noturna

Durante o dia o Poço Feio é uma das opções mais escolhidas por quem está na região. Um bom poço para banho com uma “praia” de areias finas em uma área particular (entrada é paga) que conta com estacionamento, sauna, tirolesa até as águas e um bom restaurante. Tudo isso a apenas 1 Km do centro de Lumiar.


Poço Feio que de feio não tem nada: Mesmo com dia nublado e céu branco o lugar é bonito

Cachoeiras de Boa Esperança

O distrito de Boa Esperança fica tão coladinho a Lumiar que parece ser uma extensão do outro e é lá que estão as cachoeiras que mais atraem os visitantes: Poço Belo, Indiana Jones e São José.


Cruzando a ponte no fim da rua que sai de Lumiar tem-se a opção de seguir para São Pedro da Serra (esquerda) ou entrar em Boa Esperança (direita) e logo à frente está a antiga Estação Ferroviária de Boa Esperança.


Antiga Estação Ferroviária

Passando pela estação está o Poço Belo com uma ótima área para um banho e um restaurante mais acima, diante do poço, na estrada. Em um dia de sol vale parar e aproveitar com calma.

O Poço Belo tem dua áreas para banho, essa de baixo e outra mais acima nas pedras

Seguindo em frente até o fim do asfalto uma bifurcação separa os caminhos para as duas cachoeiras mais famosas da região. Tomando a rua de terra secundária chegamos na Cachoeira São José, que fica dentro de uma propriedade particular (cobra-se uma pequena taxa).


Acesso a área particular de entrada na cachoeira

Logo na entrada foi montada uma estrutura de bar e piscina que nada combina com o clima de cachoeira e natureza... mas passamos direto pelas mesas no gramado e seguimos a pequena trilha que leva até a cachoeira cravada nas pedras em meio a mata.

Um bar com piscina e uma área gramada atrás

Achei a queda bem interessante, com uma pedra que parece dividir a água em duas cascatas e um poço bom para banho. Como a cachoeira fica em um tipo de vale entre dois paredões o ambiente é mais frio do que a área do bar e os raios de sol mostram as gotículas de água em suspensão, fazendo com que se tenha um ambiente bem bonito.

A bonita Cachoeira São José: Paredões de pedra nas laterais dificultam a entrada de luz do sol

O fácil acesso e o bar fazem com que o lugar fique cheio de visitantes o que estragou um pouco o clima de paz e natureza que esperávamos. Mas como estava um clima frio, a maioria só tirava fotos e voltava para a pequena piscina do bar ao sol (povo estranho que prefere um bar movimentado e uma piscina de azulejos do que uma cachoeira natural na mata...).

Cachoeira vista da trilha: Gotículas em suspensão formam até arco íris com os raios de sol entre os paredões

Voltando para a bifurcação e seguindo a rua principal subindo a estradinha de terra por uns 2 Km chega-se a Cachoeira Indiana Jones.

Spoiler: Da trilha já dá para ver a pedra ;-)

É possível parar o carro bem na entrada da pequena trilha que desce em meio a mata beirando o rio por cima até uma grande pedra por onde as águas descem até um pequeno poço.

Cachoeira e poço lá embaixo

Mas para descobrir porque a cachoeira tem esse nome é necessário se aventurar um pouco, seguindo por dentro do rio no sentido oposto ao da correnteza.


O rio visto de cima da trilha: Pessoal se aventurando

Caminha-se com água na altura da cintura e deve-se vencer um obstáculo de pedras no leito do rio que margeia a trilha de chegada, mas por baixo.

O pessoal subindo o rio: Uma corda ajuda

Logo o rio se abre em um poço entre paredões de pedra, escavados pela força das águas durante séculos, com a trilha de acesso passando lá em cima em meio as raízes das árvores a vista de baixo e uma enorme pedra presa entre as duas paredes. Impossível não lembrar da pedra que rolava atrás do Harrison Ford no famoso Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida.

Poço do Indiana Jones (leve o celular bem protegido da água)

Na volta ainda passamos diante do fantástico Estádio do Boa Esperança Esporte Clube, que mereceu um registro... rsrsrsrsrsrs

Campo do Boa Esperança Esporte Clube

Estrada Serra e Mar (RJ-142)

As demais atrações naturais estão no caminho que liga Lumiar a Casimiro de Abreu, com destaque para o Encontro dos Rios.


O encontro dos rios Macaé e Bonito se dá com uma bela cachoeira, mas onde não se pode tomar banho. O Rio Macaé é usado para a prática de rafiting e muitos outros esportes de aventura são praticados na região.

O rio Macaé deságua por uma bonita cachoeira, enquanto o Rio Bonito alcança o poço por uma corredeira ao lado

Cruzamos a ponte de madeira e seguimos para a Cachoeira da Toca da Onça a aproximadamente 5 Km de distância do encontro dos rios em uma estrada de terra mal conservada.



A Toca da Onça é na verdade um bar a beira do rio onde se formam bons poços para banho, sendo o principal deles com uma faixa de areia ótima para estender uma toalha ou canga.

Bar Toca da Onça

Um grande gramado junto ao rio

Ótimo lugar para descansar e relaxar

A entrada não é cobrada e pode-se aproveitar o ambiente natural e usar a estrutura de sanitários e mesinhas na grama do bar. Pegamos um dia de sol e curti o lugar.

Poço diante da praia de areia e grama

Poço na lateral do bar

Se for até a Toca da Onça não deixe de parar para almoçar no Restaurante Maria da Toca, que fica um pouco antes do bar e do poço. A dona Maria é uma cozinheira de mão cheia e não tenho como descrever a coida caseira dela.

O ótimo Restaurante Maria da Toca em uma casinha simples com pratos maravilhosos

Cruzamos a RJ-142 descendo de Lumiar na volta para casa quando encerramos a hospedagem e voltamos parando nas cachoeiras no último dia. É uma ótima maneira de aproveitar as cachoeiras sem precisar ficar se deslocando de volta depois... Além do Encontro dos Rios e da Toca da Onça ainda tem o Poço Verde e a Cascatinha, já perto de Sana, onde existe outro trecho de rio com estrutura de bar próxima que oferece banheiro para se trocar antes de pegar a estrada de vez para casa.

Cascata

Dicas e Informações:

- Lumiar é um destino que pode ser conhecido em um fim de semana comum, chegando sexta a noite e voltando domingo você aproveita bem;

- Em São Pedro a sensação de isolamento é um pouco maior e o movimento e tumulto nas ruas a noite bem menor;

- Se você viaja com crianças elas vão adorar São Pedro da Serra, já que junto da praça principal existe uma emorme área de parquinho ao lado do quiosque de informações turísticas;

- A agitação nas ruas a noite em Lumiar dificulta parar o carro e estar hospedado por lá pode ajudar para se locomover caminhando e não depender de vagas para estacionar;

- Nos dois casos o movimento se resume as praças principais de Lumiar e São Pedro, fora isso têm-se ruas residenciais calmas e pouco movimentadas, com uma ou outra opção de restaurante mais afastado;

- A Cachoeira São José só está aberta a visitação aos sábados, domingos e feriados de 9h as 17h.


15 comentários:

  1. Não conhecia ainda este lugar. Essa semana também ouvi falar de Aldeia Velha, no Rio, e também fiquei com vontade de visitar. As águas dessa cachoeira lembram a Serrinha do Alambari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aldeia Velha tem um Lugar maravilhoso Camping do Bambu

      Excluir
  2. Adoro saber mais sobre esses lugares desconhecidos e cheios de cachoeira e sossego! Meu tipo de viagem com certeza. Eu ainda não conhecia essa região mas adoro a região serrana do rio e já fiquei com vontade de conhecer! Vou tentar numa próxima viagem dar uma passadinha por aí!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica da pousada, gosto desses lugares simples mas aconchegantes.
    E a quantidade de cachoeiras nessa região dá para se divertir bastante. Acho que eu vou amar conhecer essa região.

    ResponderExcluir
  4. esse post veio em super boa hora, eu to doida pra ir pra friburgo, nem tava pensando em ficar, queria só passar o dia... mas nem lembro quando foi a última vez que fui para Lumiar, São pedro e boa esperança, nem conheço...
    já vou rever, e dar uma esticadinha...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber de um destino na Serra que tem atrações para o inverno, mas também cachoeiras e lagos para curtir no verão. Gostei do perfil de hospedagem de Lumiar, tanto por não ser tão pacata quanto por ficar no centro das atrações. Boa opção para uma esticada quando formos ao Rio!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que delicia esse post! Dá uma sensacao de lugares super tranquilos, para descansar msm e estar em contato com a natureza. Voce acha que fica muito longe para ir de SP, de carro?

    ResponderExcluir
  7. silvia carvalho26/09/2018, 17:21

    Ah! Sou suspeita para falar sobre Lumiar e São Pedro da Serra já que sou de Friburgo! Os dois distritos são muito lindos com suas cachoeiras e rios! O clima do lugar é ótimo e dá para curtir com toda a família! Sempre tem um lugar gostosinho para comer também! Parabéns pelo post! Está bem completo!

    ResponderExcluir
  8. Adoramos Lumiar, mas ainda não conhecemos todos essas maravilhas que você nos apresentou.. Uma amiga diz que em Lumiar podemos até nos conectar com as fadas e nereidas kkk. Concordo com você que de feio o poço feio não tem nada ;)

    ResponderExcluir
  9. Acredita que não conheço! Só fui até Nova Friburgo! Na minha adolescência, havia uma crença de que esses lugares eram frequentados por maconheiros. Sem saber se era verdade ou não, muitas famílias deixavam de ir. Hoje em dia, com o desenvolvimento do lugar com ofertas de pousadas, a imagem se mistura com a beleza das Cachoeiras. Quero muito visitar.

    ResponderExcluir
  10. Ai que saudade de Lumiar! Ia muito com as amigas antigamente, fiz cachoeirismo, rafting e comi a pizza de aipim exatamente onde você indicou. Percebi que cresceu e mudou bastante coisa, adorei pegar dicas atualizadas!

    ResponderExcluir
  11. Uma boa dica é a Casa Flôr Café em Lumiar, lugar super charmoso com cafés e tortas super gostosas e ainda tem opções veganas. Vale a visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, fui e gostei muuuuuito! Um ambiente muito leve e agradável

      Excluir
  12. Vou dia 15 festival de rock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, dia 15 de novembro agora? Vou olhar também rs

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão