terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Cabo Frio /RJ

Uma das principais cidades da chamada “Região dos Lagos” do Rio de Janeiro, Cabo Frio fica no meio do caminho entre Arraial do Cabo e Búzios e é uma boa base para se conhecer as demais.

Cabo Frio dividida pelo Canal de Itajuru

Onde Ficamos

A cidade tem uma boa infraestrutura e hospedagens para todos os gostos (e bolsos) e as mais procuradas estão no centro e no bairro da Passagem, inclusive o pessoal do blog Mala de Viagem se hospedou por lá e deixou ótimas dicas, mas encontramos uma ótima pousada do outro lado da ponte, às margens do Canal do Itajuru, no bairro da Gamboa.

Pousada Recanto do Canal

A pousada tem um ar familiar muito convidativo

Ficamos na Pousada Recanto do Canal e curtimos bastante, pois tem uma boa relação custo x benefício e uma piscina no deck, junto ao canal, que é relaxante depois de um dia na praia.

Piscina diante do canal na área externa da pousada

O que Fazer

A principal atração da cidade durante o dia são as diversas praias de Cabo Frio, enquanto a noite os bares e restaurantes junto do canal atraem os turistas e moradores.


Mas nem só de praia vive o turismo de Cabo Frio, pois o Canal do Itajuru, que divide a cidade ao meio e liga o sistema lagunar de Araruama ao mar, guarda em suas margens outros bons programas para quem está visitando a cidade.


Junto da ponte que cruza o canal está o antigo Convento de Santo Antônio, onde hoje funciona o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, e que representa um dos cartões postais da cidade.

Museu de Arte Religiosa e Tradicional no antigo Convento de Santo Antônio

Subindo a pequena estrada por trás do prédio do antigo convento se chega ao topo do Morro da Guia, de onde se tem uma vista privilegiada do centro de Cabo Frio.

Mirante do Morro da Guia

A subida é rápida e conduz até uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, no ponto mais alto da cidade.

Capela no ponto mais alto da cidade

Cruzando a ponte sobre o Canal do Itajuru o visitante encontra a famosa Rua dos Biquínis. No início da rua está o Shopping Gamboa onde aglomeram-se lojas de moda praia.

Shopping Gamboa

Rua dos Biquínis: Shopping a céu aberto

Outra região que vale uma visita é o Bairro da Passagem, onde a cidade nasceu, junto ao canal. É uma área residencial, mas que conserva boas opções de alimentação, principalmente no entorno da praça principal.

O tranquilo bairro da Passagem

Praia do Forte

A principal praia da cidade fica no centro de cabo Frio, junto ao Forte São Mateus, que no passado protegia o lugar.

Praia do Forte no centro da cidade

A Praia do Forte costuma ficar bem cheia nos fins de semana e é muito procurada pela população local.

A praia diante do Forte São Mateus fica lotada aos domingos e feriados

O nome da praia está acossado ao forte nas pedras no final da faixa de areia. Construído no início do século XVII a pequena fortificação chegou a funcionar como hospital de quarentena para doentes no início dos anos 1900 e passou por várias restaurações, estando bem conservado até os dias de hoje.

Forte São Mateus


O forte tem seu pátio aberto à visitação de terça a domingo e de suas muretas se pode ver a praia do forte de frente. Os canhões originais ainda estão lá expostos para os turistas.



No calçadão da orla da Praia do Forte estão diversos bares e restaurantes, sempre movimentados, e também a Praça das Águas, uma imensa praça pública que marca um projeto de restauração de toda a região.

A Praça das Águas marca o início do calçadão com a praia de um lado e restaurantes do outro

Praias das Dunas e do Foguete

Seguindo as areias da Praia do Forte estão as praias das Dunas e do Foguete em sequência.


A Praia das Dunas recebe esse nome por ficar na região da orla onde grandes dunas de areia se erguem entre o calçadão e o mar e grandes quiosques entre as dunas marcam a orla dessa praia.

Quiosques na orla da praia
Praia das Dunas

Além das dunas junto do mar, estão grandes dunas de areia que se estendem por toda uma área de preservação ambiental, cortada pela estrada que leva até Arraial do Cabo.

Região das Dunas de Cabo Frio na estrada para Arraial do Cabo

Após a região das dunas começa a Praia do Foguete, mas todas elas são a mesma faixa de areia, que fica menos movimentada a medida que o visitante se afasta do forte, no centro.

Praia do Foguete

Praias do Peró e das Conchas

As praias mais bonitas de Cabo Frio estão do outro lado do canal e ficam localizadas uma ao lado da outra.

É possível caminhar rapidamente entre as duas praias

A Praia do Peró é uma praia de larga faixa de areia branca com ondas baixas em uma área bem residencial da cidade. Quiosques à beira mar oferecem petiscos e almoços e a praia atrai famílias inteiras em um dia de sol.

Praia do Peró: Boa estrutura de quiosques no calçadão, cadeiras nas areias e ondas baixas no mar

No final da faixa de areia está o Morro do Vigia, que divide a Praia do Peró da Praia das Conchas. Vale subir trilha no morro e explorar a bela paisagem da região.

Uma trilha fácil leva ao alto do Morro do Vigia

De um lado o Peró e do outro a Praia das Conchas

Do alto do morro é possível ver a Praia das Conchas de frente e ainda caminhar nas trilhas que levam até pequenos pontos para banho entre as pedras.

Praia das Conchas vista de frente do alto do Morro do Vigia



A Praia das Conchas é com certeza a mais bonita de Cabo Frio, com um formato de ferradura a praia de águas calmas oferece paz e sossego aos visitantes.

Praia das Conchas: Um paraíso de águas claras e calmas


No canto direito, no fim da faixa de areia, estão cabanas onde funcionam bares que servem refeições nas areias. Esse é um lugar para passar boa parte do dia!!!

A praia é uma ótima opção para famílias e vale passar o dia descansando por lá

Boca da Barra e Ilha do Japonês

No final do canal que liga o sistema lagunar de toda a região com o mar está uma ilha que vem fazendo cada vez mais sucesso entre os visitantes: A Ilha do Japonês.

Ilha do Japonês

A Boca da Barra, como é conhecida a região que margeia o canal e onde as águas do mar se misturam com as das lagoas guarda uma área de preservação em uma das margens, enquanto na outra está o centro e o bairro da Passagem.

Área de preservação no entrono da ilha

Para se chegar é fácil pelo bairro da Ogiva, pois muitas placas conduzem até a área de estacionamento na entrada da Área de Preservação da Boca da Barra.

Estacionamento com vagas limitadas

Depois deve-se caminhar por uma estrada de terra que margeia o canal, no fim existem dois quiosques montados dentro dessa área de preservação onde o visitante pode passar o dia.

Depois do estacionamento é só caminhar um pouco...

Quiosques na Boca da Barra

Neste lugar as águas são mais quentes, pois é a zona de mistura do sistema lagunar com acúmulo de água que vem do mar entrando pelo canal.



Diante dos quiosques está a Ilha do Japonês, que tem esse nome por ter sido propriedade de um senhor vindo do Japão a muitos anos. A ilha é área de preservação e é completamente arborizada e não possui nenhuma estrutura, mas pequenos barcos cobram uma taxa para levar os visitantes até lá.

Na margem os quiosques e em meio as águas a Ilha do Japonês

É possível cruzar o canal a nado e com a maré mais baixa se pode atravessar andando (mas cuidado, pois existem trechos fundos). Mas o mais comum é usar os barcos, pois a maioria das pessoas leva para a ilha suas cestas de pique-nique para passar bastante tempo.

Um selfie com a ilha ao fundo ;-)

Mas se você não for cruzar até a ilha não há problemas, pois o lugar merece uma visita mesmo para ficar nos quiosques na margem do canal e é ideal para famílias com crianças pequenas.

Quem não vai até a ilha aproveita a estrutura na margem mesmo

Sobra e água fresca: Que vidinha mais ou menos... rs

Uma curiosidade são os vendedores ambulantes que passam oferecendo doces e salgados carrocinhas flutuantes

O barquinho do vendedor de doces

Onde Comer

Cabo Frio tem ótimas opções gastronômicas e vou sugerir aqui as que conhecemos, mas é claro que existem muitas outras.

Petiscos que acompanham bem as praias

De dia vale almoçar nos diversos quiosques e restaurantes que ficam nas praias, destaco o Restaurante Cabana dos Pescadores, que fica nas areias entre as praias do Peró e das Conchas, junto ao Morro do Vigia.

Cabana dos Pescadores entre o Peró e Conchas

O principal polo gastronômico da cidade está na Avenida Boulevard Canal, às margens do Canal do Itajuru, onde a noite os turistas se reúnem nos animados bares e restaurantes, além de uma boate.

O Canal do Itajuru é uma referência na noite cabofriense
Existem diversas opções de bons pratos pela cidade

A noite se quiser um bom petisco com ótimas bebidas vale uma visita ao Bistrô 283 na Avenida do Canal.

Bistrô 283

Aproveitando a dose dupla do happy hour

Outra ótima opção é o Restaurante Roda D’Água que fica na Rua dos Biquínis e oferece pratos a La Carte em um ambiente que lembra as antigas construções do interior.

 
Restaurante Roda D'Água

Jantar em grande estilo (para um mochileiro...)


Dicas e Informações:

- Cabo Frio não tem esse nome à toa, pois águas de suas praias são normalmente frias;

- A cidade costuma ficar lotada nos fins de semana e feriados. Se você puder vale visitar em dias de semana. Em feriados como carnaval e réveillon a cidade pode ficar caótica;

- São aproximadamente 160 Km entre a cidade do Rio de Janeiro e Cabo Frio, percorridos em 2h30min. Mas atenção, pois em feriados o transito pesado faz com que se perca até o triplo desse tempo nas estradas;

- É possível ir caminhando tranquilamente da praia do Peró até a das Conchas, se estiver de carro vale estacionar na primeira e andar até a sua vizinha;

- Se estiver de carro você pode usar o tíquete do estacionamento da Ilha do Japonês na Praia das Conchas e vice e versa;

- Se tiver tempo livre vale ir para Búzios e Arraial do Cabo, já que a cidade fica no meio do caminho entre as duas.


16 comentários:

  1. to doida pra ir pra cabo frio... tão pertinho e eu só fui a noite uma vez para o cabo folia! hahaha... adorei o post, já vou planejar uns dias por lá!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post de vocês! Eu adoro Cabo Frio e tem várias coisas que eu não conheci que vocês mostraram, quero voltar!

    ResponderExcluir
  3. Essa viagem é tão gostosa... Estive aí em 2016, mas era feriado de carnaval, então estava tudo muito lotado, não deu pra aproveitar muito bem. Pretendo voltar assim que possível. Fiquei hospedada no bairro da passagem, bem ali onde você tirou a sua foto, naquele hotel branco e azul. Uma delícia de lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem q voltar em outra época mesmo, no carnaval a cidade fica muito agitada e cheia ;-)

      Excluir
  4. Cabo Frio faz parte da minha infância e revisitá-la pelo seu post foi excepcional! Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Tô encantada com a foto do penhasco e com a Ilha do Japonês. Adorei as dicas. Cabo Frio que me aguarde!

    ResponderExcluir
  6. meu atual sonho de viagem no Brasil é justamente Cabo Frio, Arraial e Buzios...mas sempre fico pensando exatamente no que escreveram, os finais de semana e feriados por lá são lotados!!! Assim está um pouquinho dificil de conseguir marcar uma viagem por lá....vocês foram nas férias em qual época do ano? Não sei se no inverno lá fica muito frio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nós fomos esse ano em janeiro mesmo, mas apesar de ser época de férias durante a semana estava tranquila a cidade, mas no domingo a praia do Forte estava super lotada... vale ir sempre durante a semana pra lá

      Excluir
  7. olha vou te confessar uma coisa, meus pais tem casa em Cabo Frio e tem lugares ai no post que nem sabia que existia! hahahaha vc conseguiu desvendar tudoo, que post perfeito! vou até mostrar pra eles, quero comer no Roda dá agua da proxima vez q for la!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabo Frio tem muitos lugares legais Renata, o Roda D'água nos surpreendeu positivamente com certeza, uma delícia a comida lá ;-)

      Excluir
  8. Vou em Cabo Frio desde pequena. Na realidade, foi a primeira praia que eu conheci <3. Já fui várias vezes em Cabo Frio, mas depois que li esse post, percebi que ainda tenho muitos lugares para conhecer ainda, como o museu e a capelinha.

    ResponderExcluir
  9. Fui em Arraial do Cabo esse mês e não tive a oportunidade de conhecer melhor Cabo Frio. Lendo seu post vejo que a cidade tem muito a oferecer! Preciso retornar a região dos lagos no Rio e conhecer Cabo Frio.

    ResponderExcluir
  10. Estive em Cabo Frio a pouco tempo e adorei, só o tempo que não ajudou ventou absurdamente, quero retornar, não tive tempo de conhecer tantos lugares assim, vou seguir seu roteiro na prx ida...A praia do Peró queria muito ter ido, gostei das dicas e as fotos estão lindas. A Pousada bem pertinho do canal, achei ótima tb. abraços Obs: Bairro do passagagm: Lindo!!

    ResponderExcluir
  11. Genteee, que post TUDO! Estou planejando minha viagem e adorei as indicações, que pousada mara com aquela piscina, né? Nunca tinha ouvido falar em Praia da Concha também. Post salvo!!

    ResponderExcluir
  12. Ameeeeiii as dicas!!! Cabo Frio é uma delícia, a dica da pousada foi ótima. A única coisa que não gostei em Cabo Frio é a típica água gelada do Sudeste. Uma das melhores coisas é a água transparente, lindaaaa.

    ResponderExcluir
  13. que viagem deliciosa! adorei as dicas, e pretendo utiliza-las esse ano!! ja faz tempo que adio ir a Cabo Frio, mas eu vejo essas fotos da Ilha do Japones, e o coração até acelera hahahahah

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão