segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Arraial do Cabo /RJ

Conhecida como “Caribe Brasileiro” a cidade de Arraial do Cabo vem cada vez mais aparecendo no mapa do turismo nacional.


Arraial tem as praias mais bonitas da região dos lagos do Rio de Janeiro (na minha modesta opinião) e mais da metade delas são cartões postais da cidade.


Sempre que fui à cidade eu fiquei hospedado em Cabo Frio (cidade vizinha, veja aqui) e fui passar o dia em Arraial, por isso não tenho como indicar lugares onde se hospedar, mas a cidade está cheia de opções e com certeza isso não é um problema.

Entrada de Arraial do Cabo: O caribe brasileiro

O que Fazer

A principal atração da cidade são suas praias e a cidade é um dos pontos principais para a prática do mergulho no Estado do Rio de Janeiro, portanto se você vai à Arraial é para cair no mar...

Na avenida principal no centro da cidade, junto à orla, estão os restaurantes e lojinhas turísticas, mas não espere muita coisa. O calçadão oferece também uma ciclovia e um mirante sobre as areias da Praia Grande, a principal de Arraial do Cabo.

A avenida na orla no centro da cidade

Praia Grande

É a paia central da cidade, junto ao centro comercial e sempre bem movimentada. A praia não tem esse nome a toa, pois sua faixa de areia é imensa e segue margeando uma área de proteção ambiental depois que se afasta do centro.


A Praia Grande é muito procurada pelos surfistas e por quem gosta de ondas, pois o mar ali é normalmente agitado. Dá última vez que estive por lá o mar estava de ressaca (só nessa praia) e ondas gigantes afastavam todos os banhistas.

Praia Grande próxima ao centro

É o melhor ponto para curtir o pôr do sol na cidade e em épocas de festas como carnaval e réveillon esse é o lugar onde a agitação acontece de dia e a noite.

Uma grande faixa de areia

Prainha

A primeira praia de Arraial do Cabo é também um de seus cartões postais. É impossível não parar rapidinho na estrada para tirar uma foto dessa praia que fica junto da estrada na entrada da área urbana da cidade.

A Prainha vista da estrada na entrada da cidade

Essa praia de águas calmas e faixa de areia estreita, com uma orla simples, não apresenta grandes estruturas para turismo. A praia fica em uma área residencial e não conta com quiosques ou restaurantes, apenas carrocinhas e ambulantes atendendo os visitantes.

A Prainha é um dos cartões postais de Arraial do Cabo e não costuma ficar lotada

A Prainha é a menos visitada das praias e costuma ficar cheia com os moradores locais, mas vale a visita, principalmente para quem quer fugir dos aglomerados de turistas.

Praia muito frequentada por moradores

Prainhas do Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia é uma grande área de preservação ambiental que abriga pequenas praias em meio a sua costa rochosa.


O pontal em si não apresenta muita coisa para o visitante (um mirante além das praias) e a alguns anos atrás suas ruas de terra percorriam alguns quilômetros até uma ribanceira onde se descia uma trilha íngreme até as areias das prainhas, mas hoje o cenário mudou com o calçamento da maior parte da estrada e a instalação de uma escadaria que leva até a areia.

A famosa escadaria que virou cartão postal da cidade

Se no passado as praias eram quase desertas e muito utilizadas por quem vinha nos passeios de barco, agora a situação é bem diferente, pois a escadaria aumentou a facilidade de acesso (ainda deve-se percorrer os 4 Km até ela) e virou o mais novo cartão postal da cidade.

Um paraíso de águas geladas

São duas prainhas lado a lado, que se unem quando a maré está baixa, pois o mar recua e une a faixa de areia. Na primeira está a famosa escadaria e na segunda uma pequena duna de areia encostada no paredão de rochas que permite o visitante descer sentado em uma prancha.

São duas praias lado a lado

Ilha do Farol

Diante do Pontal do Atalaia está a Ilha do Farol que tem a praia mais bonita de Arraial do Cabo (e um das mais bonitas do Brasil, na minha opinião).

Praia da Ilha do Farol vista do Atalaia

A ilha é propriedade da marinha e é possível fazer a trilha até o farol no topo do morro, mas ainda não fizemos (deve-se inscrever no site do IEAPM e ir acompanhado pelos militares). A única maneira de se chegar na Praia do Farol é nos passeios de barco (e nem todos vão até lá), mas vale muito a pena. As águas transparentes e a areia fina e branca são impressionantemente bonitas.

Uma figueira marca a praia mais bonita de Arraial

No centro da praia está uma figueira centenária que completa a paisagem incrível desta praia e que é citada na carta de Américo Vespúcio de quando o navegador chegou aqui.

Uma foto antiga na praia (hoje existe uma cerca protegendo a figueira)

Praia dos Anjos

Praia de fácil acesso no centro da cidade abriga um porto e a marina de Arraial do Cabo e é de onde partem os passeios de barco.

Praia dos Anjos na altura da marina

Foi nesta praia que Américo Vespúcio aportou em 1503 e um marco foi erguido em homenagem a este fato histórico.

Marco em homenagem a Américo Vespúcio

Uma praça lembra a chegada do navegador nesta praia

A cacimba de água que o navegador mandou fazer para abastecer o lugar ainda está lá, na pequena praça, onde está o marco histórico de sua chegada.

Cacimba de água que abasteceu os primeiros habitantes

Mas a Praia dos Anjos tem mais a oferecer do que a marina ou a praça dedicada a Américo Vespúcio, pois na outra parte da praia quiosques oferecem cadeiras e refeições, fazendo com que essa praia de águas paradas seja um excelente lugar para famílias com crianças pequenas.

Na outra ponta da praia, longe do píer, o visitante encontra um pequeno paraíso de águas calmas

Na rua diante do acesso à praia está a bonita Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e mais a frente na rua o acesso da trilha que leva até a Praia do Forno.

A simples e marcante igrejinha

Praia do Forno

Mais um dos cartões postais de Arraial do Cabo essa praia de águas calmas em meio ao verde do Parque Natural Municipal no seu entorno é uma das preferidas dos turistas.

Mais um cartão postal em Arraial do Cabo: Praia do Forno

Com uma boa estrutura com alguns bares em um dos cantos da faixa de areia, a Praia do Forno é um ótimo lugar para se passar boa parte do dia.

Mais um paraíso de águas calmas, claras e geladas

O acesso até a praia se dá pela trilha (30 min) que começa diante do porto da Praia dos Anjos ou de barco, a partir da marina.

A trilha inicia com calçamento e termina em chão de terra

Praia dos Anjos vista da subida da trilha

Quem vai pela trilha tem o privilégio de tirar uma foto no mirante de onde é possível ver toda a praia com suas águas em vários tons de verdes.

Um mirante que marcou um dos principais cartões postais da cidade no meio da trilha

Fenda de Nossa Senhora e Gruta Azul

Não deixe de fazer o passeio de barco de Arraial do Cabo. Vale muito a pena! Além de conhecer a Praia do Farol e as Prainhas do Pontal, o barco vai levar você em dois interessantes pontos da Ilha do Farol: A Fenda de Nossa Senhora e a Gruta Azul.

Fenda de Nossa Senhora

Gruta Azul

Por dentro da Gruta Azul


Dicas e Informações:

- Apesar do apelido de “caribe” as águas em Arraial são bem diferentes das caribenhas, pois são geladas. A corrente marítima vem da Antártica a altas profundidades e surgem na superfície aqui, banhando diretamente as praias da região, por isso não é brincadeira quando falo que as águas são GELADAS;

- A cidade costuma ficar lotada nos fins de semana e feriados. Se você puder vale visitar em dias de semana. Em feriados como carnaval e réveillon a cidade pode ficar caótica;

- São aproximadamente 180 Km entre a cidade do Rio de Janeiro e Arraial do Cabo e percorridos em 2h30min. Mas atenção, pois em feriados o transito pesado faz com que se perca até 3 vezes esse tempo nas estradas;

- Para estacionar na Praia do Pontal do Atalaia deve-se chegar cedo, pois o número de vagas é limitado;

- Não há estacionamento no Pontal do Atalaia e os carros vão parando na estrada mesmo, o que faz com que o transito fique bem complicado para quem chega ou sai.



10 comentários:

  1. aaai arraial é lindo demais ne!? apesar de ser pertinho, eu só fui 1 vez e aproveitei bem pouco, não consegui fazer o passeio de barco, queria muito.

    ResponderExcluir
  2. Não é por nada não, mas eu acredito que as praias de Arraial, principalmente do Pontal do Atalaia, estão entre as mais bonitas do mundo!!! Já conheci algumas praias por ai, e ainda não encontrei um lugar mais lindo que Arraial. Adorei as dicas de vocês :)

    ResponderExcluir
  3. Tiago, excelente post! Vou a Arraial do Cabo desde que tenho 3 anos de idade e a cidade não cansa de me surpreender em termos de beleza. Uma dúvida: tem alguma sugestão de empresa que faça passeios de barco até a Ilha do Farol? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Quintal de casa, nosso paraíso!
    Não cansamos de nos surpreender e de contemplar esse lugar a cada ida nossa.
    É um dos nossos lugares preferidos no mundo.

    ResponderExcluir
  5. Arraial do Cabo é um destino que está em alta no Rio de Janeiro! O lugar é incrível, lindo, de águas azuis deslumbrantes. As lojinhas são uma atração à parte para fazer compras.

    ResponderExcluir
  6. A minha grande questão de ir para Arraial é justamente essa lotação, eu não consigo nem lembrar quando e como de repente Arraial virou um destino tão procurado dos brasileiros!!! Vc mencionou que sempre fica hospedado em Cabo Frio, é pq vc acha mais vantajoso e mais barato? Eu que sou de SP, vc indicaria alugar um carro no Rio e ir até a região ou tem algum transporte público entre as cidades?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Meus pais tem casa em Cabo Frio, bem perto dai e nunca fui! Q vergonha!! Rs agora q tenho seu post posso visitar, amei cada dica!!!!

    ResponderExcluir
  8. Que lugar! Sinceramente? É um dos lugares mais bonitos do MUNDO! Arraial do Cabo me ganhou de primeira. hahah! Já fui 3x e não vejo a hora de voltar. Parabéns pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. O mar de Arraial é indescritível, lugar paradisíaco adorei conhecer. Mas quero retornar em breve, quando fui os ventos estava demais o mar ficou muito mexido e agitado, infelizmente não conheci a praia do Farol,os barcos não estavam fazendo os passeios. Vendo suas fotos com o mar calminho da vontade de ir agora. Ótimo post e dicas. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Arraial também, mas ultimamente tá dificil, né? Depois que o povo conheceu nosso Caribe, lotou. Normal, afinal, quem não quer? Qual sua praia preferida no paraíso?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão