sábado, 12 de julho de 2014

Travessia Petrópolis x Teresópolis

Há alguns anos eu estava querendo fazer a travessia entre Petrópolis e Teresópolis pela Serra dos Órgãos aqui no Rio de Janeiro. O trajeto tem aproximadamente 30 Km de extensão e é percorrido em 3 dias, podendo ser feito em menos dependendo do ritmo de caminhada e da disposição física de cada um.

Mapa da travessia

PREPARATIVOS

Antes de qualquer coisa é necessário entrar no site do PARNASO e comprar suas entradas para travessia e abrigos (www.parnaso.tur.br). Deve-se comprar as entradas para o parque e as atividades de Trilha de Montanha para os dias da travessia. Nos abrigos se tem a opção de camping (R$ 10,00), Bivaque no chão do abrigo (R$ 25,00) ou Cama (R$ 40,00), conforme a disponibilidade para o dia. Caso fique no camping também há a opção de aluguel da barraca (R$ 20,00). O valor nos abrigos inclui o uso da cozinha (fogão, panelas e talheres). Em nenhum dos casos está incluso o valor do banho. Para tomar um banho quente de 5 min é necessário pagar uma taxa de R$ 15,00 (valores de 2017 atualizados!!!).

Fiz a travessia entre os dias 13/06 e 15/06 de 2014 com a NÔMADE TRILHAS do Geovane Rento (cel vivo / whatsapp: 99854-3742). O cara é um ótimo guia, com muita experiência e muito atencioso fazendo com que o percurso seja vencido de forma muito tranquila.

Preparei a mochila com saco de dormir, isolante térmico (para o camping), kit básico de primeiros socorros (sempre levo, mesmo o guia tendo um já montado), caixa de lenços, necessaire contendo itens de higiene básica, 2 calças para trilha (uma para caminhar e uma para dormir), 3 camisas (sendo uma para dormir), Casaco pesado, gorro, luvas e 3 pares de meias. Levei alimento para os 3 dias: Macarrão instantâneo, leite com achocolatado em caixinha, biscoitos, barras de cereais, pão tipo Bisnaguinha e queijo Polenguinho, entre outros, além de uma garrafa de 1L de água e uma bolsa de hidratação (camelbak) de 2L (não se preocupe muito com isso, pois existem diversos pontos de abastecimento de água no caminho durante os 3 dias de caminhada). O peso total da cargueira ficou em 10 Kg.

Saindo da cidade do Rio de Janeiro existe ônibus a cada hora na rodoviária Novo Rio com destino a Petrópolis. Tomei o ônibus as 6h20min, chegando na rodoviária da cidade serrana as 7h40min, de lá tomei um táxi (R$ 80,00) até a entrada do Parque Nacional na Estrada do Bonfim s/ nº no bairro de Corrêas, em um trajeto que dura aproximadamente 40 min.

1º Dia – Bonfim x Castelos do Açu (8 Km em 7 h de caminhada)

O grupo que iria subir se juntou na entrada do Parque Nacional em Petrópolis por volta das 8h30min da manhã. Éramos apenas 3: Eu, Wallace (colega de trilha) e Geovane (guia).

Início da travessia em Petrópolis/RJ

Começamos a caminhada por volta das 9h da manhã no bairro Bonfim. O trecho todo até os Castelos do Morro do Açu é todo ascendente com um desnível total de 1.100 mts, sendo o primeiro trecho da subida uma trilha bem definida em meio a mata atlântica. Fizemos a primeira parada com 1h30min de subida na bifurcação da trilha do Açu com a trilha da cachoeira Véu da Noiva e Gruta do Presidente. Parada rápida para tirar um pouco a mochila das costas e comer alguma coisa. Deste ponto até a Cachoeira são 20 min de caminhada e 5 min até a gruta, mas não fomos ver nenhuma das duas atrações.

Primeira parada na trilha para o Açu

Mais alguns minutos subindo e já podemos avistar em meio a mata atlântica a Cachoeira das Andorinhas na trilha para o Pico do Alicate.

Cachoeira das Andorinhas

A subida segue em meio a trilha fechada até a Pedra do Queijo, um importante ponto no meio do caminho. Paramos para “almoçar” junto a pedra por volta das 11h30min. Biscoito, sanduíche e achocolatado em caixinha. De quebra uma bela vista do Vale do Bonfim em Petrópolis.

Pedra do Queijo

Vale do Bonfim

A partir deste ponto a vegetação muda um pouco e não temos mais mata fechada em torno da trilha. O tempo estava bem nublado e com nuvens pesadas em cima de nós seguimos por mais 2h de subida até nossa próxima parada na nascente do Ajax, um dos pontos de água na trilha. Neste ponto também pode-se usar o telefone e internet móvel. O sinal de telefonia na pedra do Ajax é muito bom! rs

Subindo para o Ajax

Eu e Wallace

Parada no Ajax em meio a neblina

Após o descanso no Ajax inicia-se o trecho de subida mais íngreme do primeiro dia. Conhecido como Isabeloca, em homenagem a uma suposta passagem pelo local da princesa Isabel em lombo de mulas. A subida é muito cansativa e os 12 Kg da mochila faziam com que o cansaço fosse maior que o normal.

O caminho neste trecho não é mais óbvio e algumas pequenas setas presas ao chão apontam o caminho a seguir (setas amarelas para o trecho sentido Teresópolis e setas brancas para o sentido Petrópolis). Totens também ajudam aos que estiverem sem guias. A caminhada passa a ser sobre pedras nuas e vegetação de altitude.

Setas no chão apontam o caminho

Totens de pedra deixados pelos montanhistas

Ao fim da Isabeloca chega-se ao Chapadão. É o fim da subida e o ponto onde inicia-se o trecho mais plano é conhecido pelos montanhistas como “Graças a Deus” de onde já se avista a Pedra do Açu entre as nuvens.

"Graças a Deus" o fim da subida

Eram 15h30min quando alcançamos o Morro do Açu, ponto mais alto de Petrópolis (2.245 mts de altitude), e os Castelos do Açu, uma formação rochosa cheia de reentrâncias originária de uma única rocha que se partiu.

Castelos do Açu

Geovane, eu e Wallace nos Castelos do Açu

Próximo aos Castelos do Açu existe um dos dois Abrigos de Montanha ao longo da Travessia (o outro sendo na Pedra do Sino). Este é o local do primeiro pernoite.

Abrigo do Açu

Nesta primeira noite eu garanti uma vaga na cama dentro do abrigo. Deixei a mochila na beira da cama e entrei na fila do banho quente. Enquanto esperava o banho fui para cozinha preparar minha refeição. O abrigo do Açu é bem simples e organizado, não estava muito cheio, pois só quem utiliza ele são os que estão fazendo a travessia. O banho não demorou muito e é bem quente e cronometrado (exatos 5 min).

Quarto com cama para a primeira noite

Depois de mais de 6h de caminhada montanha acima eu sentia um pouco de dor nas pernas e tudo que eu queria era comida, banho e cama, mas ainda faltava o espetáculo do fim do dia. Por volta das 17h subimos para ver o pôr do sol no topo da montanha. No alto do Açu encontra-se um cruzeiro em homenagem a um grupo de montanhistas que perdeu a vida em uma tempestade elétrica no ano de 1992 e é deste ponto que admiramos o fim do primeiro dia de travessia. Infelizmente neste dia as nuvens eram muitas e encobriram o sol antes da hora, mas mesmo assim foi uma cena única.

Cruzeiro no Açu

Homenagem no cruzeiro

Pôr do sol no Açu

Fim do primeiro dia de travessia

Voltando ao abrigo uma surpresa agradável. As nuvens baixaram e a lua cheia surgiu iluminando toda a montanha e junto com o céu extremamente estrelado fizeram da noite um espetáculo à parte.

Noite de lua cheia no Açu

2º Dia – Morro do Açu x Pedra do Sino (11 Km em 8h de caminhada)

Acordei as 7h com o dia já claro. O corpo doía um pouco, mas a noite na cama ajudou bastante a recuperar o cansaço do primeiro dia. Tomei o desjejum e as 8h o sol estava forte e já estávamos prontos para o segundo dia da travessia.

Abrigo do Açu - início do 2º dia

O grupo aumentou bastante para o restante da travessia. Mais 2 guias e um total de 13 pessoas (sendo 10 guiados e 3 guias). O trecho todo entre os Castelos do Açu e a Pedra do Sino é percorrido no estilo tobogã (sobe e desce o tempo todo) em campos de altitude.

Para mim este segundo dia me foi bem mais cansativo, pois o sobe desce dos 7 morros que separam o Açu e o Sino possuem trechos muito íngremes que exigem muito das pernas. Este trecho da travessia é o mais difícil para navegação e não aconselho ir sem um guia, pois existem diversas falsas trilhas sobre pedras nos topos de morro e vales e é frequente a ocorrência de montanhistas errando caminhos.

Começando mais um dia na travessia

Começamos a caminhar as 8h30min e depois de 50 min estávamos no Morro do Marco, local de nossa primeira parada do dia. A vista é sensacional, podendo-se contemplar toda a Baía de Guanabara, além das cidades de Niterói e do Rio de Janeiro com suas cadeias de montanhas ao fundo. Do outro lado vê-se o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e o Escalavrado.

Morro do Marco com a Baía de Guanabara ao fundo

Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Escalavrado

Seguimos descendo em direção ao Vale da Luva por uns 30 min e depois mais uns 30 min subindo novamente o Morro da Luva, uma das piores subidas do dia. Mais uma parada para descanso e para comer alguma coisa. A vista é impressionantemente bela, com a Pedra do Sino e o Pico do Garrafão a frente.

O grupo chegando no Morro da Luva

Morro da Luva com Garrafão e Sino ao fundo

Grupo todo reunido

Mais um sobe e desce, cruzando o fundo do Vale das Antas com áreas úmidas, encharcadas e um riacho para reabastecer a água nos cantis e subimos o Morro do Elevador. Neste ponto existe a passagem que sobe pelo paredão da encosta em uma escadaria composta por 74 degraus de vergalhão metálico cravados na rocha. Os degraus são bem distantes exigindo uma força nos braços e um bom jogo de pernas, mas nada impossível. Sentia algumas dores da travessia e minhas pernas e ombro doíam bastante.

Ponto de reabastecimento de água

Paisagens da travessia

Elevador visto de frente

Subindo o elevador

Após vencer a subida do Elevador subimos pelo Morro do Dinossauro até o Vale dos 7 Ecos (dê um grito aqui e descubra por que tem esse nome). Deste ponto seguimos até uma passagem de descida sobre pedras que é conhecida como Mergulho. Nosso guia prende a corda para auxiliar na passagem deste ponto, que deve ser bem complicada e arriscada sem o equipamento, mas fica super simples com a corda.

Morro do Dinossauro

Vale dos 7 Ecos

Passagem do Mergulho
Esta é a última descida do dia e estamos na base da Pedra do Sino no fundo do vale, deste ponto em diante é só subir, subir e subir. Esta subida final contornando a Pedra do Sino exige muito do corpo. Usando as pedras como degraus deve-se subir quase na vertical apoiando as mãos o tempo todo nas pedras. No meio deste caminho existe a passagem do Cavalinho, uma pedra quase vertical na qual para subir deve-se montar igual a um cavalo, usando os braços para puxar o corpo como apoio para esquerda e o pé para “trepar” na pedra a direita. Neste ponto a corda é de grande ajuda, pois subimos as mochilas por ela e a usamos como ponto de apoio para o braço direito enquanto a mão esquerda puxa o corpo e o pé é colocado para cima na direção do “cavalo”. A atuação do Geovane como guia foi fundamental para transpor a passagem com certa tranquilidade.

Subida da Pedra do Cavalinho

Depois da subida difícil do cavalinho é só caminhar um tempo até o Abrigo Quatro, cravado no meio da mata. O abrigo no Sino tem esse nome, pois era o quarto abrigo e último de uma sequência que existiu na trilha desde a entrada do Parque Nacional em Teresópolis até o Morro do Sino. No passado estes abrigos eram utilizados para pernoite de autoridades políticas, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital federal. Com a mudança da sede do poder para Brasília os abrigos caíram em desuso e foram sendo demolidos com o tempo, restando apenas o número 4 que foi restaurado e reaberto para uso de pesquisadores e hoje abriga também os turistas que sobem o Sino para pernoite ou que cruzam o parque na travessia.

Trilha do Sino

Abrigo Quatro cravado na mata

Se no abrigo do Açu tudo parecia calmo, no Sino não é bem assim. A quantidade de pessoas no abrigo é muito superior ao primeiro, principalmente por conta do número de visitantes que sobem para o pernoite no Sino querendo ver o pôr do sol e amanhecer do alto da montanha, sem fazer a travessia. Nesta noite eu ficaria no camping diante do abrigo. Almocei e deixei a mochila na barraca que eu havia alugado previamente pelo site (os monitores montam e desmontam a barraca neste caso).

Camping para a segunda noite de travessia
Hora de subir ao topo do Sino (2263 mtrs de altitude) para ver o pôr do sol que é lindo por cima das nuvens.

Topo da Pedra do Sino

Pôr do sol na Pedra do Sino

Depois foi descer e entrar na fila do banho. Neste abrigo a fila é bem grande e não tão bem organizada, com isso fiquei 2h esperando pelo sonhado banho quente de 5 min. A galera ia aproveitando a espera pelo banho para fazer amizade, e as horas passam enquanto a conversa rola na mesa da sala do abrigo.

Galera gente boa na fila do banho no abrigo

3º Dia – Pedra do Sino X Barragem (11 Km em 3h de caminhada)

A noite foi tranquila no camping, apesar do frio do inverno na montanha. Antes das 5h já havia movimento de gente indo em direção ao topo do Sino para ver o amanhecer. Acordei de vez um pouco antes das 6h. O céu já estava clareando, mas ao invés de subir até o topo do Sino (20 min de caminhada montanha acima) fomos ver o raiar do dia no dorso da Baleia, uma pedra a uns 5 min de caminhada plana do abrigo (fica a dica... rs). O visual é o mesmo do topo do Sino, apenas alguns metros abaixo. O nascer do dia é realmente magnífico e vale muito aprecia-lo com calma. A nossa frente um mar de nuvens com ilhas de terra (topos de morros) por todos os lados, estando ao fundo a Baía de Guanabara com as cidades de Niterói e Rio de Janeiro ainda dormindo.

Raiar do dia no Sino

O sol entre as montanhas e um mar de nuvens abaixo

Início do último dia de travessia

Grupo reunido no Dorso da Baleia

Depois era só encarar a descida em uma trilha bem definida e com pouco desnível. Quase todos no abrigo descem na parte da manhã, então a trilha estava super cheia e por várias vezes encontramos nossos novos amigos que fizemos na noite anterior no abrigo pelo caminho. Na descida passamos por duas cachoeiras, sendo a Véu da Noiva a mais bonita com sua queda d’água de 16 metros.

Trilha quase plana na descida do Sino

Trilha bem cheia de gente para o último trecho

Cachoeira do Papel

Cachoeira Véu da Noiva

O fim da travessia se dá na Praça da Barragem, ponto de captação de água para a cidade de Teresópolis, mas deste ponto até a portaria do Parque Nacional deve-se fazer uma caminhada de mais 3 Km. Depois peguei um taxi até a rodoviária para tomar o ônibus de volta ao Rio de Janeiro. As pernas doíam e o corpo todo queria uma cama e descanso, mas estava feliz por finalmente conseguir realizar a travessia.

Fim da travessia em Teresópolis/RJ

Por fim deixo aqui 10 dicas úteis para quem está planejando fazer a travessia:

1- A melhor época do ano para o percurso é de Maio a Agosto, por conta do baixo índice pluviométrico. No verão as chuvas podem estragar a brincadeira;

2- Contrate um guia. Apesar de grande parte da trilha ser um pouco sinalizada (pequenas setas e totens) e até óbvia na subida e descida, existem diversos caminhos secundários que enganam o caminhante, principalmente no trecho entre Açu e Sino;

3- Leve uma corda. Ou conforme a dica nº 2 o guia levará uma. Você pode precisar na passagem pelo Mergulho e pelo Cavalinho (não é obrigatório, mas ajudará bastante);

4- As noites de lua cheia são mais disputadas pelo belo visual nos abrigos;

5- Faça em 3 dias, apesar de poder ser feita em menos tempo, ficará muito mais pesada e você perderá os pontos altos que são o pôr do sol no Açu e o raiar do dia no Sino (PS: A trilha já é bem pesada em 3 dias!!!);

6- Leve um bastão de caminhada, apesar de não ser item obrigatório ajuda muito nas íngremes subidas e na interminável descida do último dia;

7- Alugue a barraca de camping e use os utensílios dos abrigos, pois diminui o peso que vai precisar carregar na mochila;

8- Saco de dormir é indispensável. Mesmo na cama do abrigo (cama sem lençol nem manta) você precisará para o frio da noite;

9- Deixe para comprar o banho na hora, não faça a reserva de banho no site, pois pode haver algum problema com o gás e não estar disponível banho quente no dia. É só deixar p/ comprar na hora do banho nos abrigos (coloque o nome na lista assim que chegar ao abrigo, pois a fila é grande e pode demorar até 2h para tomar um banho);

10- Faça a travessia no sentido Petrópolis x Teresópolis, pois o sentido contrário é extremamente mais difícil e arriscado.