segunda-feira, 30 de julho de 2018

Rio das Flores /RJ


Rio das Flores é uma pequena cidade na região serrana fluminense conhecida como Vale do Café, uma área rica em fazendas históricas no Rio de Janeiro.


Para quem curte um turismo histórico-cultural a região do Vale do Café guarda várias cidades que ainda preservam o casario colonial e as grandes fazendas da época da escravatura e da alta do plantio do café no Estado e Rio das Flores é a menor e menos conhecida delas todas.

Plantação de café: rara hoje em dia na região

O que fazer em Rio das Flores

A cidade possui um casario colonial, fazendas históricas, um mirante, pequenas cachoeiras, cachaçarias artesanais e a paz das cidades do interior. No meio do ano o calendário do Festival do Vale do Café traz algumas atrações culturais, além das festas religiosas e do Carnaval, que atrai muita gente para a região. Passamos um fim de semana por lá e esse tempo foi o suficiente para descansar e aproveitar o ar interiorano do lugar.


Não existem muitas opções de hospedagem, mas na pracinha de entrada da cidade existem 2 opções, a Pousada Lírios do Campo e a Pousada Vila Flor.

Recepção da Vila Flor

Nos hospedamos na Pousada Vila Flor e achamos bem aconchegante, um bom café da manhã. Na pracinha existe uma boa padaria e mais a frente um posto de combustíveis.

Nosso aconchegante quarto na Pousada Vila Flor

As opções de alimentação não são muitas, mas bem perto da Praça Coronel Sucena (onde ficam as 2 pousadas), passando o posto de combustível existe um bom restaurante junto a Loja e Padaria Estação das Flores, que de dia serve almoço e a noite serve pizzas e petiscos.

Aproveite para provar as cervejas artesanais da região

A cidade é bem pequena, mas conta com um bom Parque de Exposições, no centro, ao lado da Casa de Cultura e Fórum. Destaca-se também o prédio da prefeitura e o casario ainda preservado.

Casa de Cultura

Prefeitura de Rio das Flores

Os pequenos distritos espalhados pela área rural guardam as estações ferroviárias que foram erguidas na época do auge do Café, estando algumas delas servindo como centros de artesanato.

Antiga estação ferroviária de Rio das Flores

Estação de Três Rios: Venda de artesanato

Destaque para a Florart, uma central de artesanatos locais montadas na antiga estação de Ponte Alta.


Antiga Estação Ferroviária e atual loja de artesanatos

No centro da cidade a Igreja de Santa Tereza D’Ávila tem sua importância histórica já que foi nela que o famoso aviador Santos Dumont foi batizado em 1877.

Igreja onde foi batizado o aviador Santos Dumont no centro de Rio das Flores

Vale subir no morro que guarda o Cruzeiro e apreciar a vista da cidade do alto. Rio das Flores é tão pequena que de lá de cima se vê a cidade inteira. O acesso é por uma estrada de pedras e pode-se subir de carro ou caminhando.


Rio das Flores vista do alto do Cruzeiro

Estivemos por lá durante o Festival do Vale do Café, que possui uma intensa programação cultural na região, com apresentações musicais nas fazendas, praças e centros culturais que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. O festival acontece também em Piraí, Vassouras e Mendes.

Apresentação do Festival do Vale do Café 2018

Fazendas Históricas

Quem vai a Rio das Flores quer mesmo é visitar as fazendas da região e apesar do grande número existente, a grande maioria é ainda produtora e não está aberta a visitação. Existindo apenas 3 delas que que o turista pode conhecer: Fazendo do Paraízo, Fazenda União e Fazenda Santo Inácio.

Uma das muitas fazendas que não está aberta ao turismo

A Fazenda do Paraízo é a mais conhecida e apesar de ser utilizada como moradia pelos proprietários e de ser uma fazenda produtora em atividade, ela está aberta à visitação turística guiada.

Corredor de Palmeiras Imperiais diante da Fazenda do Paraízo

Casarão da Fazenda do Paraízo a mais famosa da região e aberta à visitação

A fazenda foi construída entre 1845 e 1853 pelo Barão do Rio Preto e chegou a ter 544 escravos nos tempos dos cafezais. A família dos atuais proprietários adquiriu o imóvel em 1912 e desde então vem preservando o casarão e seus móveis.

O terreiro onde o café era espalhado para secar

A fazenda não produz mais café, mas guarda certas relíquias daquele tempo, como toda a linha de produção do maquinário europeu que substituiu a mão de obra humana após a abolição da escravatura.


Galpão com linha de produção do período pós escravatura

Uma curiosidade é que a fazenda já serviu de locação para várias novelas e foi o cenário do filme “Através da Sombra”, lançado em 2016.

O lugar já serviu de locação para várias telenovelas brasileiras

A Fazenda União, datada de 1836, é hoje um hotel histórico de luxo (fora dos meus padrões mochileiros), mas que está totalmente aberta a seus hóspedes e pode estar aberta à visitação em dias e horários específicos durante a semana e durante o Festival do Vale do Café. A fazenda possui um museu com peças do século XIX que pertenceram a imperatriz Leopoldina e a Dom João VI.

Fazenda União: Hotel de luxo


A última fazenda que visitamos foi a Santo Inácio, que na verdade é a propriedade de um casal muito simpático que oferece um almoço no fogão à lenha aos domingos.

Fazenda Santo Inácio

Almoço com gosto de comida caseira do interior

Não existe uma visitação formal na propriedade, nem peças ou registros históricos específicos, o lugar é mesmo para um almoço delicioso e assim aproveitamos para admirar o casarão bem conservado.

Fogão à lenha da fazenda

Vale almoçar na Fazenda Santo Inácio aos domingos

Alambiques

Rio das Flores possui dois Alambiques que produzem Cachaças Artesanais de ótima qualidade: Cachaçaria Werneck e Cachaçaria Vieira e Castro.

Alambique Vieira e Castro

A Werneck fica próxima ao centro da cidade e é bem disputada pelos turistas, devendo-se fazer reserva com antecedência para visitação. Então fomos conhecer a Vieira e Castro, que fica ao lado da Fazenda União.

Uma aula de fabricação de cachaça


A visita gratuita é ótima e dura pouco mais de 1h onde pudemos conhecer todo o processo de fabricação da cachaça e entender bastante sobre o produto, desde a colheita da cana até o processo final de envase da cachaça, com direito a degustação ;-)

Visita muito didática e no fim uma degustação

Cachoeiras

Existem algumas poucas quedas d’água na região, mas a maioria está em propriedades particulares, em fazendas que não permitem a entrada. As cachoeiras não são muito grandes e nem a própria população local as conhece ou frequenta.

Pouca água no inverno

A Cachoeira do Amor fica dentro de uma fazenda, mas é difícil visitar fora do verão, quando a propriedade cobra uma taxa para uso do local.



São José das Três Ilhas/MG

Não deixe de ir conhecer a Vila de São José das Três Ilhas, a 35 Km de distância do centro de Rio das Flores que conserva as construções coloniais em ótimo estado.

A bonita e pacata São José das Três Ilhas em Minas gerais

O vilarejo está na margem mineira do Rio Preto (divisa RJ/MG) e para chegar siga pela RJ-145, passando pela Fazenda do Paraízo, assim que chegar no distrito de Três Ilhas (o último de Rio das Flores) dobre a esquerda cruzando a ponte sobre o rio, depois dobre a esquerda novamente e siga pela estrada de terra por 8 Km até ver a igreja.

A imponente Igreja de São José se destaca na paisagem da pequena vila


Dicas e Informações:

- Não existem muitas opções de alimentação e todas encerram os serviços cedo durante o dia, portanto não espere almoçar após as 13h30m em nenhum lugar por lá;

- Para conhecer a Fazenda do Paraízo é necessário agendamento prévio;

- A Fazenda União não tem uma sistemática definida de visitação, pois funciona como hotel, mas vale ligar e se informar;

- Para conhecer o Alambique Vieira e Castro entre no acesso à Fazenda União, percorrendo a estradinha de pedras até a porta da fazenda. Na bifurcação que leva para o casarão da fazenda a direita, dobre a esquerda e siga até a pequena porteira da cachaçaria;

- Apesar de uma grande propaganda da Cachoeira do Amor, o proprietário da área nem se preocupa em abrir à visitação com alguma periodicidade no inverno, época em que ninguém parece se interessar na cachoeira.


Um comentário:

  1. Adorei suas dicas... Quero muito ir visitar... mas sou trilheira e vi que tem poucas opções de trilhas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão