terça-feira, 13 de junho de 2017

Conceição do Mato Dentro /MG

Mais conhecida pelo Distrito de Tabuleiro, onde está a terceira maior cachoeira do país, Conceição do Mato Dentro é um paraíso para o ecoturismo com trilhas, poços e cachoeiras diversas.

A impressionante Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro

A Cidade

Apesar dos atrativos naturais nos arredores serem os responsáveis por atrair os turistas, vale uma caminhada pelo centro da cidade que tem temperaturas amenas o ano todo.

Centro histórico de Conceição do Mato Dentro

O centro ainda guarda muitas construções históricas, apesar de a modesta cidade parecer crescer com jeito de cidade grande.

Casarão colonial bem preservado


Destaque para a Praça Dom Joaquim com um chafariz em pedra sabão datado de 1825 e que foi instalado no lugar onde ficava o antigo pelourinho da cidade.

No centro da praça um chafariz marca o local do antigo pelourinho da cidade

Junto à praça está o prédio onde funcionou o Colégio São Joaquim em 1910 que apesar de majestoso está totalmente degradado (ou estava quando estivemos por lá no início de 2017). A construção do século XVIII merecia melhores cuidados...

Casarão do Colégio São Joaquim

Encontramos o Mercado Municipal totalmente reformado e preservado, erguido em 1931 o prédio sempre serviu para o comércio que abastecia a cidade.

Mercado Municipal

Um pouco à frente do Mercado está a Igreja do Rosário, que apesar de ter sido erguida em 1730 também está bem preservada, tendo passado por várias restaurações.

Igreja do Rosário

Praça diante da Igreja do Rosário com seu coreto

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está no centro da cidade e norteou todas as construções do entorno, ou seja, a cidade cresceu em torno dela.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição no centro da cidade

Em uma colina alta está a imponente Igreja de Bom Jesus dos Matosinhos. O moderno templo foi erguido em 1934 após a demolição da igreja original de 1750.

Igreja de Bom Jesus dos Matosinhos

No ponto mais alto da área urbana da cidade está a Capela de Santana e o Cruzeiro da Forca. O curioso nome se dá porque no lugar onde hoje está a Cruz existia uma forca, para onde eram enviados os sentenciados à morte no passado.

Cruzeiro da Forca

Capela de Santana

Rios e Poços

São muitas cachoeiras, rios e poços nos arredores da cidade, mas apenas visitamos os dois mais próximos. O Poço das Ninfas dentro da área do parque Natural Municipal Salão de Pedras.

O lindo Poço das Ninfas com sua pequena cascata ao fundo

O ótimo poço tem uma pequena cachoeira e forma uma linda paisagem em meio a mata. Com pedras no fundo, o lago formado pela cascata é raso com trechos mais fundos perto da cachoeira.


O lugar é ótimo e pode-se facilmente nadar até a queda d’água e tomar um banho na cascata.

Fácil de atravessar o poço para uma ducha na cascata

Para chegar até o Poço das Ninfas siga pela Avenida JK entrando na direção da Igreja de São Judas, onde deve-se virar a esquerda. Depois da ponte são mais 5 Km até um trecho do caminho que termina diante da mata. Ali começa a pequena trilha que leva até o poço.

Uma trilha bem pequena leva até o poço

Outro poço escondido pela estrada de terra e muito frequentado pelos locais é o Poço Perdido.

Poço Perdido

Para se chegar até ele retorne para a estrada de terra e siga subindo, a entrada está na segunda esquerda depois da entrada do Poço das Ninfas. Pare o carro na área aberta e siga o curto trecho até o rio mais à frente.


Bem menor do que o anterior esse poço está em um trecho do rio que forma um remanso com areia e pedras no entorno, e ótimo para banho.

Um poço fundo formado entre as pedras com uma pequena praia de areia em uma das margens

Mais acima, caminhando pelas pedras escorregadias, o rio escavou um buraco nas rochas onde a água se acumula fazendo com que o poço pareça uma grande banheira.

O bonito poço formado entre as pedras

Tabuleiro

Apesar das diversas cachoeiras nos arredores de Conceição do Mato Dentro, é no pequeno Distrito de Tabuleiro que está o maior atrativo da região e da estrada de acesso à pequena vila já se pode admirar a impressionante Cachoeira do Tabuleiro.

Cachoeira do Tabuleiro vista de estrada próxima a entrada do pequeno distrito

Tabuleiro está a cerca de 20 Km de distância do centro de Conceição do Mato Dentro e todo o caminho é em estrada de terra, mas em bom estado.

Tabuleiro a 20 Km de Conceição do Mato Dentro

O vilarejo do Tabuleiro é um daqueles lugares perdidos no tempo com uma atmosfera bem “roots”. Depois que voltamos da cachoeira lanchamos no Bar Tabú, que retrata muito bem o lugar em seu ambiente...

Casas simples e paisagem interiorana


Bar Tabú

A famosa cachoeira está dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, na Serra do Espinhaço e é possível deixar o carro no estacionamento da sede do parque. Deve-se pagar uma taxa para entrar, mas o estacionamento não é cobrado.


O único atrativo do lugar é a cachoeira, mas existem 3 trilhas diferentes: Mirante, Poço e Alto da Cachoeira.


A trilha que leva ao mirante é bem curta e em 20 minutos subindo um morro baixo se chega a um patamar de onde se pode admirar a grandeza da queda d’água de frente.


A trilha que leva ao alto da cachoeira é a mais longa e difícil, mas também a que menos interessa aos visitantes, pois depois de se caminhar por mais de 3h você estará no alto da pedra de onde o rio despenca, não sendo possível ver a cachoeira e o poço abaixo, mas dizem que a vista da região é linda. Nós não fomos...

Os 273 metros de queda de água vistos do Mirante no início do caminho para o alto da cachoeira

A trilha que leva até o poço pode ser feita sem guia e dura em torno de 2h de caminhada e pode ser dividida em 3 partes.

Trilha para o poço

A primeira parte é uma caminhada em terreno aberto por uma trilha bem definida e bem sinalizada.

Início fácil e bem sinalizado

A primeira parte da caminhada é plana e fácil

A segunda parte é a descida da encosta da montanha e a trilha fica bem íngreme em alguns pontos, exigindo um maior esforço do caminhante. Deve-se descer com muito cuidado e atenção para não escorregar no longo trecho de barranco.

A segunda parte é um longo trecho de descida nas pedras

A terceira e última parte é uma caminhada pelas pedras do leito do rio. Apesar de se cruzar o curso d’água várias vezes de um lado ao outro a maior parte do caminho é por cima das pedras, não havendo muita necessidade de entrar na água.

O último trecho é uma longa caminhada pelas pedras seguindo o rio que vem da cachoeira

Alguns poços se formam pelo caminho e podem refrescar em um dia quente. Esse é o pior trecho, pois não é tão longo, mas demora-se mais de 40 minutos para cruza-lo devido a demora em se achar os melhores caminhos e a dificuldade de subir e descer das altas pedras.

O trecho é bem acidentado e deve-se cruzar o rio algumas vezes atrás do melhor caminho entre as pedras

Vários bons poços se formam nas águas do rio ao longo do trecho

Não é necessário guia, pois a cachoeira está à frente, é só seguir sempre em frente pelas pedras. Fique atento para na volta encontrar o caminho que retorna à trilha da encosta da montanha.

A cachoeira é vista de todo o caminho pelas pedras no leito do rio

A recompensa de toda a caminhada é a linda e impressionante cachoeira com 273 metros de queda de água.

A recompensa pela trilha está bem ao alcance dos olhos

O lugar é impressionantemente lindo

É impossível descrever a sensação de se estar lá e a grandiosidade de tudo ali. Ficamos horas por lá e nadei até as pedras em baixo da queda d’água para um banho de lavar a alma.


Foto tirada de dentro do poço

Depois de curtir bastante o lugar a volta é castigante, por conta do sol e da subida pela encosta da montanha. Ponto positivo para a pequena ducha improvisada em um cano na entrada do parque, pois depois de caminhar por 2h em um dia quente aquela água estava tão boa quanto uma cachoeira...

Última olhada na cachoeira durante a volta pela trilha

O caminho é todo exposto ao sol e no verão pode ser castigante

Ducha para refrescar na portaria do parque


Dicas e Informações:

- Procure se informar sobre o acesso ao Tabuleiro e Rabo de Galo, pois as cachoeiras ficam fechadas em uma época do ano para manutenção das trilhas, mas nunca estão fechadas ao mesmo tempo;

- Pegue um colete salva vidas na portaria do parque, mesmo que saiba nadar, o colete ajuda a atravessar o grande poço da cachoeira com a câmera ou celular para fotos;

- As trilhas no Tabuleiro são abertas e o sol castiga bastante, vá preparado;

- Para não se perder na volta, marque bem o lugar que liga a trilha descendo da montanha às pedras do leito do rio no caminho para a Cachoeira do Tabuleiro;

- Depois de meio-dia o sol bate nas pedras e no poço do Tabuleiro, antes disso o lugar fica nas sombras da parede de pedras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão