terça-feira, 5 de setembro de 2017

Roteiro: Colômbia

Em 2017 fomos conhecer a Colômbia, em uma viagem pelas principais cidades continentais e a famosa Ilha de San Andrés no caribe colombiano.


Já fazia tempo que pensávamos em visitar o país, mas sempre imaginamos um mochilão Equador-Colômbia-Venezuela, no entanto, a difícil situação nas fronteiras venezuelanas no início do ano de 2017 e os altos preços das passagens aéreas para o Equador nos fez planejar uma viagem apenas em terras colombianas (Ah! Uma promoçãozinha de passagens indo e voltando por Bogotá também ajudou rs).


Nosso planejamento inicial era de 15 dias no continente, mas de última hora incluímos mais 5 dias para conhecer o arquipélago de San Andrés.

San Andrés é um paraíso de águas claras e sol forte no mar do caribe

Compramos as passagens para San Andrés saindo de Bogotá (estava mais barato) ao invés de Cartagena, mas isso fez com que tivéssemos que enfrentar 24h de ônibus entre as duas cidades para pegar o voo. Na verdade não mudou o planejamento original que em 15 dias teríamos que voltar para Bogotá para pegar o voo para casa, apenas mudou o destino: ao invés do Brasil, fomos para o caribe (que maravilha!!!).

Nós mochilando no Caribe Colombiano

A ideia era passar 3 dias em San Andrés e 2 em na ilha vizinha, mas infelizmente esses 5 dias extras entraram em cima da hora e isso fez com que não nos planejássemos bem para a visita às ilhas caribenhas e no fim não conseguimos ir até a Isla Providência L


Nosso roteiro final com 20 dias na Colômbia ficou assim:

1° Dia: Voo RJ x Bogotá com meio dia livre na cidade
2° Dia: Bogotá
3° Dia: Zipaquirá (bate e volta da capital e a noite ônibus para Cali)
4° Dia: Cali (a noite ônibus para Medellin)
5° Dia: Medellin
6° Dia: Medellin
7° Dia: Guatapé (bate e volta a partir de Medellin e a noite ônibus para Santa Marta)
8° Dia: Santa Marta
9° Dia: Santa Marta
10° Dia: Palomino (bate e volta a partir de Santa Marta)
11° Dia: Cartagena
12° Dia: Cartagena
13° Dia: Cartagena (Isla Rosario e Playa Blanca)
14° Dia: Ônibus Cartagena x Bogotá (24h de viagem)
15° Dia: Voo Bogotá x San Andrés
16° Dia: San Andrés
17° Dia: San Andrés
18° Dia: San Andrés
19° Dia: San Andrés (fim do dia voo para Bogotá)
20° Dia: Bogotá e voo de volta para o Brasil

Ficamos 20 dias na Colômbia e conhecemos as principais cidades do continente e a ilha no Caribe

Ao planejar sua viagem considere a possibilidade de um dia em escala, pois apesar de existirem voos diretos entre Bogotá e o Brasil, esses são poucos e são grandes as chances de uma escala de 24h no Panamá ou no Peru (dependendo da empresa aérea).

Planeje seu roteiro depois de ver suas passagens aéreas

Uma dúvida frequente de qualquer mochileiro é o custo da viagem e neste aspecto consideramos que a Colômbia não é um destino muito caro, na verdade, é bem barato viajar pelas cidades continentais. Em Cartagena os preços são mais altos um pouco, mas é possível economizar da mesma forma. Quando se trata das ilhas caribenhas a coisa muda de figura, pois tudo no arquipélago de San Andrés é caro.

Gastos com alimentação são bem parecidos com os do Brasil

Por fim achamos a Colômbia um país super seguro e a sensação de segurança nas cidades é bem grande (muito maior do que no Brasil!). Apesar do passado violento relacionado aos cartéis de narcotraficantes de Cali e Medellin, o que se tem hoje são ruas policiadas e seguras, principalmente nas áreas mais turísticas. Inclusive, acredito que Medellin foi uma das cidades em que nos sentimos mais seguros e apesar de bairros menos indicados em Cali e na ilha de San Andrés, a sensação geral é de que se pode ir a qualquer lugar em qualquer hora do dia e da noite.

Policiamento com cães treinados em Bogotá

Segue um resumo com os números totais do nosso mochilão:

- 20 dias viajando;
- 11 cidades visitadas;
- 55 horas viajando em ônibus;
- 10 dias nas praias;
- 12 praias curtidas;
- 3320 fotos registradas;
- U$ 35,00 /dia de gastos por pessoa no continente;
- U$ 50,00 /dia de gastos por pessoa na ilha.


A partir de hoje vou colocar os relatos de cada cidade pela qual passamos, com os gastos em moeda local, para ajudar quem estiver interessado em planejar uma trip por lá.





Veja os relatos em cada cidade com as dicas e gastos por dia do roteiro todo:

- Cali

- San Andrés

Acompanhe nossas viagens e dicas seguindo o @trilharemochilar no insta ;-)

13 comentários:

  1. Gente, não tem como não amar Colômbia né?! Realmente é um páis e tanto.. Gostei muito do roteiro de vocês, adoro ver o resumão da viagem dia a dia!

    ResponderExcluir
  2. Que roteiro completo! Uma dádiva poder desbravar um país assim de fora a fora. Acabei de voltar da Colômbia, mas só tive a oportunidade de conhecer Bogotá e Cartagena. Espero voltar e seguir suas dicas nas outras cidades lindas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse roteiro gente! Parabéns. Ficou muito bom! Ainda não conheço nada da Colômbia.. Só fico babando nas fotos e dicas! Não vejo a hora de conseguir uma promo de passagem aerea para aproveitar. =)

    ResponderExcluir
  4. fui pra cartagena em agosto e ameeeeeei! fiquei 5 dias por lá! vocês super aproveitaram esses 20 dias, conheceram várias cidades! deve ter sido demais a viagem!

    ResponderExcluir
  5. Esse post caiu do ceu! To louca pra conhecer a Colombia! E tava atras de dicas, muito legal! Vou ler todos os posts!!

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para conhecer a Colombia e o seu roteiro super combinou com o que eu já tinha pensado em fazer!! Adorei essa dica e amei as fotinhas :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do seu roteiro mas terei apenas 15 dias de férias, qual lugar vc acha q eu poderia tirar do roteiro? Santa Marta e Medelin ou talvez menos dias em San Andrés? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. 20 dias viajando, que delícia. Deu pra conhecer e aproveitar muita coisa, hein! Show!
    Mas realmente, quando estamos no continente tudo é mais barato. Praia é mais turístico, portanto o custo é maior, mas vale a pena economizar antes pra poder gastar sem dó! Parabéns pelos roteiros, estão super completos e informativos.

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvidas, a viagem dos sonhos!!! Acho que a Colômbia deve ser fantástica, sou louca pra conhecer Cartagena, a parte que me desanima um pouco em San Andres é levar pouca bagagem rsrs. Ainda assim, quero muitoooo conhecer, deve ser uma experiência maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Caraca 20 dias curtindo essa maravilha, voltaram um pouquinho colombianos ne? rs.. que delícia! Gostei desse resumação, quero muito conhecer a Colômbia, em especial San Andres e Cartagena e você disse que é um pouco caro, preciso me planejar melhor. Não vejo hora de conhecer esse mar com 50 tons de azul. Muito boas dicas abraços

    ResponderExcluir
  11. Caroline Rivera26/11/2017, 23:32

    Eu ando doida pra conhecer a Colômbia, tanta gente indo e postando fotos lindas! Ai ai... cadê o din din infinito? hehehe

    San Andrés é demais, uau! Babando aqui nas fotos.
    Parabéns pelo post super detalhado, até com os gastos por dia, isso é bem legal para quem está planejando uma viagem.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Ficou muito legal seu roteiro, como sempre muito planejado e organizado! Pelo que você estudou, acha que vale a pena conhecer as três ilhas? Colômbia é linda e com certeza quando for vou te perturbar muito com dicas ;)

    ResponderExcluir
  13. Achei mt massa o roteiro, o post bem explicadinho já facilita a vida :D Colombia parece maravilhosaaa.. E em 20 dias deu pra curtir mto né!! Dicas anotadinhas =**

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão