segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Santiago de Cali

1 dia em Cali

Passamos um único dia em Cali, chegando de manhã cedo de Bogotá e partindo no fim do dia para Medellin. Foi um dia inteiro caminhando com as mochilas para conhecer um pouco da cidade que é famosa pelo ritmo da salsa.

Arte de rua nas colunas diante de um bar em Cali: A cidade respira o ritmo da Salsa

A noite no ônibus foi um pouco tensa, pois Bogotá está a mais de 2600 metros acima do nível do mar e é cercada por montanhas andinas, fazendo com que para se chegar ou sair dela deva-se encarar estradas em uma serra bem complicada.

Embarque Bogotá x Cali para 1 noite no ônibus

Pense em uma estrada inclinada, sinuosa e estreita em meio a montanhas. Foram mais de 3h só de subida!!!! Agora imagine um motorista fazendo ultrapassagens bem perigosas na contra mão e subindo! Assim foi nossa viagem e eu pensava em qualquer outra coisa para não me preocupar e dormia para o tempo passar.

A estrada de mão dupla com curvas acentuadas fez com que Aline passasse um pouco mal. Juntou altitude e o balanço do ônibus, mas tirando isso foi tudo bem, afinal chegamos vivos em Cali... UFA!

Pegamos um mapa no Centro de Informações Turísticas da rodoviária e o policial que trabalhava lá marcou no mapa duas grandes áreas que não deveríamos ir, disse que de resto era tranquilo... Achei interessante por que no próprio mapa havia indicação com cores para o turista ficar atento a algumas áreas (bolinha verde indicava para andar tranquilo, bolinha amarela para ter atenção redobrada e bolinha vermelha nos pontos que deveriam ser evitados). Cada lugar apontado e ponto turístico ou região no mapa tinha uma das três cores.

Mirante das Três Cruzes visto da rodoviária (não fomos lá)

Pegamos um carro que fazia transporte de locais para o centro ao invés de um taxi para economizar. Era uma caminhonete velha com um sistema tipo “pau de arara” atrás que já estava cheio. Aline e eu nos esprememos no banco do carona na frente e eu fui segurando a porta que não fechava direito... o povo nos vê viajando mas não sabe de cada transporte que pegamos nesses mochilões... hahaha

A foto ficou tremida dentro do "pau-de-arara" que pegamos

Os arredores do centro, na área que não é tão turística, não são muito bonitos, ou talvez estivéssemos impressionados pelas informações de segurança do policial ou as cores do mapa, mas a verdade é que não nos sentimos bem quando descemos com as mochilas na rua em meio a mendigos e pessoas que nos olhavam um tanto quanto curiosas de mais na Carrera 10, próximo a Igreja de Santa Rosa de Lima.

Igreja de Santa Rosa de Lima

Mas logo percebemos que para um lado estava a área “amarela” e para o outro a “verde” e caminhando rapidamente por ruas mais tranquilas até chegarmos na bonita Plaza Cayzedo, com suas imensas palmeiras e onde está o Imponente prédio do Banco Nacional da Colômbia.

Plaza Cayzedo

Banco Nacional da Colômbia

Na praça está a Catedral Metropolitana de São Pedro Apóstolo, considerada Patrimônio Histórico Nacional e que já resistiu a alguns terremotos ao longo do tempo.

Catedral Metropolitana de São Pedro Apóstolo no centro histórico de Cali

Cruzando a praça e seguindo mais uma quadra para o norte, em direção ao Rio Cali, encontramos o Parque dos Poetas que abriga construções históricas como o prédio do Hotel Nacional e o Teatro Isaacs. Impossível não parar e admirar os dois...

Prédio do Hotel Nacional

Teatro Isaacs

Mas o que nos chamou a atenção no Parque de Los Poetas foi uma área com diversas cadeiras com sombrinhas que abrigavam pessoas em uma mesa com máquinas de escrever, daquelas bem antigas (se bem que toda máquina de escrever é antiga hoje em dia). Ficamos prestando atenção e percebemos que eram escritores de cartas ajudando analfabetos. Ficamos encantados, primeiro porque ainda existem pessoas que fazem esse tipo de trabalho, ajudando os que não sabem escrever e depois por perceber que mesmo na época da tecnologia digital e da globalização da informação, ainda se pode sentar e escrever uma carta numa máquina de datilografia... Acho que nos perdemos um pouco no tempo ali.

Uma verdadeira volta no tempo com essa cena em que cartas são escritas em máquinas antigas

De tudo na praça o que mais chama a atenção de qualquer um é, com certeza, a linda Igreja da Ermita. Apesar de ter sido erguida entre 1930 e 1948 a igreja gótica abriga obras com mais de 3 séculos e é um dos cartões postais da cidade.

Igreja da Ermita

Interior da igreja

Diante da bonita igreja gótica que está de costas para o Parque de Los Poetas

Diante de nós o Rio Cali, que corta a cidade, e a Ponte Ortiz que conduz até o Parque Bolívar, uma grande área verde convidativa a um descanso.

Ponte Ortiz sobre o Rio Cali

Mochilando por Cali: Parque Bolívar

Compramos uma água e um pacote de biscoitos com um senhor simpático e caminhamos pela margem do rio no parque.

Lanche rápido movimentando a economia local... rs

Ponte Ortiz

Depois seguimos de volta para as ruas caminhando poucas quadras até a Plazoleta de San Francisco com complexo de quatro construções que dominam a paisagem: Igreja de São Francisco, Mosteiro de São Joaquim, Igreja da Virgem Imaculada e Torre Mudéjar.

Plazoleta de San Francisco com o Mosteiro de São Joaquim e a Igreja de São Francisco

A pequena Capela da Virgem Imaculada com a Torre Mudéjar

São apenas duas quadras até o Teatro Municipal da cidade e o Centro Cultural de Cali. Diante dele está o Museo Del Oro Calima.

Teatro Municipal

Centro Cultural da cidade
Museu do Ouro de Cali

Visitamos o museu que é bastante interessante e faz parte do mesmo projeto do que vimos em Bogotá, mas admito que o da capital é bem mais impressionante e atraente.

Exposição no Museu do Ouro

Fomos conhecer então uma das construções mais antigas da cidade, a Iglesja de La Merced. O templo é tão antigo que a missa onde se celebrou a fundação de Cali, em 1536, foi realizada neste lugar.

Iglesia de La Merced onde foi fundada a cidade de Cali

A igreja pertence a um complexo onde funciona o Museu Colonial e Religioso de La Merced e recomendo a visita.

Jardim interno do antigo mosteiro e atual museu colonial

O museu guarda objetos de quase todos os povos da região na época pré-colombiana e apesar de a exposição não ser muito grande, vale também por conhecer a construção antiga que compõe o complexo onde a cidade foi fundada.

Descobri como os pré-colombianos faziam tatuagens ;-)

Arte indígena encontrada na região

Ao lado da igreja está a Casa Arcebispal, que foi construída por dois heróis da independência colombiana no final do século XVIII e é o único casarão colonial de dois andares da cidade. Uma curiosidade é que este local serviu de hospedagem a Simón Bolívar em 1822.

A Casa Arcebispal é a única colonial com dois andares

Voltamos para as margens do Rio Cali e seguimos em um ritmo bem tranquilo admirando a paisagem e as paredes com artes de rua do outro lado da via.

Essa é uma área bem tranquila da cidade e muito usada pela população para caminhadas em família. Achei interessante ter bebedouro público com água potável junto ao passeio. Sentamos para descansar um pouco e curtimos um início de tarde bem típico na cidade.

Área verde e passeio público

Nesta área está um símbolo cultural e turístico dos mais interessantes de Cali, a escultura El Gato Del Rio e suas gatas.

Aline posando junto ao famoso Gato do Rio de Cali

O Gato do Rio é uma escultura com mais de 3 metros de altura do artista Hernando Tejada e que lançou um desafio com uma ótima proposta: que artistas diversos confeccionassem esculturas de gatas com atrativos e temas diversos, com intuito de conquistar o grande gato nas margens do Rio Cali.

Esculturas de gatas que tentam conquistar o Gato do Rio

O resultado são diversas esculturas felinas bem divertidas que atraem o olhar dos moradores e visitantes que por ali passam. Impossível não perder algumas horas vendo as gatas e lendo o que cada artista tentou trazer com seu trabalho.

O resultado da brincadeira artística é bem interessante

Mais a frente está o Museo La Tertullia, que é o Museu de Arte Moderna de Cali e em entrada gratuita aos domingos. Vale visitar.

Museu La Tertulia: Entrada gratuita aos domingos

Do museu seguimos na direção do Parque Santo Antônio, nossa última parada na cidade e passamos por várias casas de dança que ensinam salsa, ritmo dançante que faz a fama de Cali.

Existem diversas casas que oferecem experiências com a Salsa

Esta área da cidade é bem turística e existem muitos restaurantes e bares onde se pode comer. Aproveitamos e paramos para almoçar, já que não iríamos jantar (a noite seria rodoviária e viagem para Medellín).

Casas coloridas abrigam bares e restaurantes

Nosso dia finalizou no Parque de Santo Antônio, uma grande área verde em uma colina muito usado para lazer pela população.

Parque Santo Antônio

Era fim de semana e o parque estava bem movimentado, com jovens casais namorando na grama, famílias fazendo pic-nics, crianças brincando com bolas e muitas carrocinhas vendendo lanches. Aproveitamos para saborear as maravilhosas obleas, que havíamos conhecido em Bogotá e serviram bem como sobremesa ali no parque.

Na colina está a Capela de Santo Antônio de Pádua erguida ali no século XVIII e que mantém suas características originais até hoje.

Diante da igrejinha está um belo mirante natural do qual se pode admirar a cidade. No parque existe ainda o Mirante de Belalcázar, mais acima e que também permite uma linda vista da cidade.

O parque está em uma colina e permite belas vistas da cidade de seus mirantes

Aproveitamos o dia agradável no parque para descansar e depois de passar mais da metade do dia caminhando com as mochilas nas costas até tiramos um cochilo na grama, sob a sombra de uma árvore.

O mirante vai enchendo conforme o dia vai terminando, pois muitas pessoas vêm até aqui para apreciar o pôr do sol. Entramos para assistir a missa e quando saímos da igreja a noite já tinha caído. A cidade estava iluminada e o movimento tinha aumentado muito no parque.

Igreja de Santo Antônio de Pádua já iluminada a noite

O parque fica cheio mesmo a noite no domingo com a cidade iluminada abaixo

Casal namorando, famílias passeando e amigos lanchando na grama do Parque Santo Antônio

Os bares e restaurantes da rua ao lado estavam lotados de jovens e nesse ambiente fomos nos despedindo de Cali. Pegamos um taxi para a rodoviária de onde tomaríamos um ônibus noturno para Medellin.

Noite animada e muitos turistas nas ruas de Cali

Dicas e Informações:

- Cali não passa uma sensação de segurança como as outras cidades colombianas, mas tomamos todas os cuidados que normalmente devem ser tomados em qualquer lugar e não tivemos problemas (somos cariocas, precaução está no sangue rs);
- A distância entre o terminal rodoviário e o centro não é tão grande (mas também não é tão curta), pegue um taxi que é mais seguro;
- Cali tem um centro histórico que vale conhecer, mas não tem muito mais que isso. Ficamos um único dia e foi mais do que o suficiente;
- Existem dois mirantes no alto de morros na cidade, mas são de difícil acesso e aparentemente não são considerados muito seguros.

Gastos para duas pessoas em março de 2017:

- Jantar (lanche na rodoviária): $ 4.850,00
- Banheiro na rodoviária: $ 2.000,00
- Ônibus para Medellin: $ 80.000,00

1. Que perrengue pra chegar em Cali, hein?! Acho que eu não me daria bem em 3 horas de subida numa estada sinuosa....
    Qual foi o balanço de vocês? Acharam que, mesmo com o difícil acesso e insegurança, vale a visita?

1. Cale é um bom destino para quem quer curtir a salsa e gosta de dançar, fora isso eu sempre acho que vale conhecer novos lugares, mas não voltaria lá... 1 dia foi o suficiente

2. Adoro essas paradas pra se conhecer um destino novo no caminho. Apesar dos perrengues, conseguiram fazer bastante coisa e trazer dicas valiosas, hein?!

3. Não imaginava que Cali tinhas tantas atrações bacanas para visitar. Adorei o Parque de Los Poetas, realmente pareceu ser um charme. Concordo com você: tomando as precauções necessárias, as coisas tendem a dar certo, ainda mais no nosso caso, que estamos acostumados com os problemas de segurança no nosso país.

4. silvia carvalho14/06/2018, 20:22

Nossa! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade e muito menos imaginei que tivessem tantos lugares para conhecer! Ainda não tive a oportunidade de conhecer a Colômbia mas Santiago de Cali já está na minha lista para quando meu destino for lá! Parabéns pelo post!

5. Que linda cidade! Não fazia ideia da existência dela e fiquei apaixonada pela igreja em estilo gótico! Muito linda essa arquitetura!! Colômbia me encanta muito!

6. Carla Macedo15/06/2018, 11:39

Confesso que lendo o post, fiquei "tensa" pensando no perrengue que vocês passaram para chegar em Cali, eu que já enjoo por natureza, iria ter um "treco" rs. Eu fiquei super sensibilizada com o nativo digitando na máquina de escrever cartas para o pessoal não letrado, que lindo genteeee! Cali parece ser um misto de cidade moderna com antiga, vocês não chegaram a ir num baile de salsa né? O post veio super a calhar, muito bem detalhado, tô pensando sinceramente em ir a Cali, na minha passagem por Bogotá

1. Oi Carla, como só passamos um dia por lá para conhecer acabamos não tendo a oportunidade de ter mais contato com a salsa, mas se vc curte dançar tem que ir lá sim rs

7. Imagino a quantidade de curvas que vocês pegaram em Bogotá. E o frioooooo?! Cruz credo! Eu estava indo para as praias e fiz conexão em Bogotá. Quase morri de frio!
    Gostaria de explorar o país como vocês fizeram via terrestre. Os posts estão completos e com várias dicas de cidades pouco visitadas pelo turismo em geral. Show! Espero voltar em breve!

8. tava lendooo tudo e pensando: sera que é seguro? tem assalto? e ai vcs me responderam no ultimo paragrafo.. hahahaha sou carioca tb, entao to vacinada! mas que cidade fofaa, amei os senhores com maquinas de escrever, meio Central do Brasil ne? muito bacana!!!

9. Fiquei encantada pela história das cartas!! Tão lindo as pessoas dedicarem um tempinho para isso. Nunca imaginei, juro! Estamos muito acostumados a essa tecnologia toda que nos cerca. Uma das vantagens de viajar é ver o quão diferente pode ser o mundo!

10. Achei super interessante sua postagem. Primeiro porque comecei a ler e tive medo pra vcs..rsrsrs.. depois fiquei mega curiosa pra saber se valeu a pena ter viajado para Cali.. e à medida que fui conhecendo o local pelas fotos e descrição, gostei do que vi e li, embora (a meu ver) não dá pra ficar tão relaxado nas ruas neh?! Agradeço a sinceridade de vcs no post. Vou refletir se vale a pena colocar Cali no meu roteiro colombiano! Abraço.