sexta-feira, 6 de outubro de 2017

El Peñol de Guatapé

Tour de 1 dia

Fizemos o famoso tour de um dia até a cidade de Guatapé, a partir de Medellin, e conhecemos a Piedra Del Peñol com uma parada rápida pelo centro de Marinilla no retorno.

Pedra El Peñol e sua escadaria que leva até o topo

Saímos cedo de Medellín com destino a cidade de El Peñol onde está uma das maiores atrações turísticas do roteiro conhecida como La Piedra.


A cidade tem uma história interessante ligada a represa de Guatapé, pois na década de 1970 uma grande região foi inundada pela barragem, afundando a cidade original de EL Peñol. Foram alguns anos de brigas entre a comunidade e a empresa da barragem até que no fim a cidade foi totalmente transferida para a atual localização, antes da inundação.

Devido essa história a mitológica Fênix virou o símbolo da cidade que renascia de sua destruição e na praça principal está um monumento para marcar esta história.

Fênix na praça de El Peñol

El Peñol não é uma cidade bonita e nem tem outros atrativos além da pedra, mas vale uma visita à Igreja de Nossa Senhora de Chiquinquirá que na antiga cidade afundada era um templo colonial, mas a pedido dos moradores foi erguida aqui na forma da famosa pedra.

Igreja de Nossa Senhora de Chiquinquirá com a torre do relógio em forma da famosa pedra

Depois de uma parada rápida para ver a igreja e comer alguma coisa e usar os sanitários de um tipo de padaria próxima, seguimos para La Piedra.

Detalhe da torre da igreja em homenagem a pedra

É possível ir por conta própria pegando um ônibus no Terminal Norte de Medellín, descendo em um posto na estrada (não vai até a pedra) e pegando um Tuk-tuk que te leva até o ponto turístico. Depois os Tuk-tuk te levam para Guatapé de onde você pode tomar um ônibus de volta a Medellín.

Tuc-tuc que leva da estrada até a pedra

La Piedra Del Peñol é uma formação rochosa do mesmo tipo que nosso Pão de Açúcar e tal como a irmã carioca ficou famosa pela forma em que se chega ao topo. Enquanto no Rio de Janeiro a fama veio pelo bondinho do tipo teleférico, a equivalente colombiana ganhou fama quando o antigo proprietário da área construiu escadas que levam da base ao topo.

Irmã gêmea do Pão de Açúcar carioca

Para quem não quer encarar a subida um mirante permite ter uma vista da área diante da pedra de onde se pode ver parte das terras alagadas pela barragem de Guatapé.

Mirante para quem não vai subir os degraus até o topo da pedra

Na base estão lojas de artesanatos e produtos para turistas dividindo espaço com restaurantes de comidas típicas.

Lojas para turistas na base do munumento

Mas não viemos até aqui para ficar olhando para cima e depois de passar pela bilheteria era hora de encarar os 740 degraus montanha acima :-o


As escadas de 1 metro de largura sobem em zigue-zague sempre com a vista da paisagem de frente. No meio do trajeto um mirante dedicado a Nossa Senhora de Fátima que serve para uma parada para recuperar o fôlego (É claro que paramos muitas vezes antes e muitas depois disso também rs)

Subindo...

Marcação de 400 degraus vencidos

Mirante de Nossa Senhora no meio do caminho

Depois de 660 degraus chegamos ao topo da pedra, onde existe uma área aberta com mirantes e um bar, mas ainda não é o fim da subida.

O topo da montanha, mas ainda não é o fim da subida...

Paisagem linda com as águas da represa de Guatapé ao fundo

Uma torre com mirante de 360º se eleva do topo e conduz ao ponto mais alto que se pode subir

No topo da pedra foi erguida uma torre com lojas de lembrancinhas em cada andar. O percurso passa por dentro das lojinhas e segue subindo escadas...

Subida final para o topo da torre

Mais escadas...

Lojas de artesanatos dentro da torre

No alto da torre mais alguns degraus até um platô de onde se tem uma vista de 360º de toda a região. No piso a marca de contagem doas degraus aponta o número 740! É o fim oficial da subida...

Ponto mais alto depois de 740 degraus montanha acima

Fim da subida... UFA!!!

A paisagem compensa

A vista é deslumbrante e se pode ver todo o relevo acidentado tomado pelas águas da represa de Guatapé.



O platô no topo da montanha mais abaixo do que a torre de observação e mirante

Depois de um descanso é hora de descer todas as escadarias. Os caminhos são diferentes e a volta é por debaixo das escadas de subida, portanto sem a vista da paisagem.



Descida estreita e por baixo das escadas de subida

Era hora de seguir na direção da simpática cidade de Guatapé onde paramos para almoçar, de frente para as águas do lago da barragem conhecida como Embalse Del Peñol, que é uma das hidroelétricas mais importantes da Colômbia.

Guatapé está junto as águas da barragem da hidroelétrica

Fizemos o tour com agência e estava incluso um passeio de barco pelas águas do lago, admito que não faria o passeio se tivesse ido por conta própria, até porque não há nada de mais no passeio, mas até que foi agradável.

Agências oferecem diversas atividades nas águas da represa

Existem diversas opções de atividades junto as águas da barragem como tirolesas, aluguel de moto náutica (jetski) e outros...


Mas o melhor a fazer em Guatapé é caminhar tranquilamente pelas ruas coloridas da pacata cidade que é conhecida pelos Zócalos, figuras pintadas nas paredes das casas e que representam um pouco da cultura e vivência de cada habitação e construção.


As figuras pintadas nas paredes são os Zócalos

Zócalos religiosos nas paredes do convento

Ficamos umas duas horas livres pelas ruas de Guatapé e passamos nas cafeterias e lojinhas antes de chegar na Plaza de Los Zocalos, a mais turística e disputada da cidade, que é uma explosão de cores vivas.



Zócalo de um mochileiro???

Plaza de Los Zócalos e suas cores fortes

Para terminar o passeio chegamos no Parque Central, a praça principal da cidade onde está o Palácio Municipal, sede da prefeitura e a bonita Iglesia Del Carmen.

Tuc-Tucs na praça central

Prefeitura de Guatapé

Praça principal com a igreja e um chafariz

Na volta para casa ainda paramos para um lanche rápido em Marinilla, onde existem boas cafeterias nos arredores da praça principal. Lanchamos no Rockola Café e Bar e comemos uma sobremesa no Delícias de La Casa, todos muito bons...

Parada para lanchar em Marinilla

Nossa passagem por Marinilla foi rápida e destaco a bonita Igreja de Nossa Senhora da Assunção na Praça Central.

Praça de Marinilla com a igreja ao fundo

No fim do tour desembarcamos no Parque El Poblado, em Medellín, pegamos as mochilas na recepção do hostel e descemos caminhando até o metro de onde seguimos para a rodoviária. A noite embarcamos no ônibus com destino a Santa Marta, no litoral (mas isso é assunto para o próximo post).

De volta a Medellin: Ônibus para Santa Marta

Dicas e Informações:

- Fizemos o passeio com a Turibus, a mesma empresa que administra o tour em ônibus por Medellín e valeu a pena, já que fechamos um desconto na compra do ônibus turístico junto com o pacote de Guatapé. O pacote inclui transporte, café da manhã, almoço e passeio de barco;
- Independente de como você vá, vale reservar um dia em que estiver em Medellín para conhecer Guatapé e seus arredores, mas não precisa mais tempo do que isso.


Gastos para duas pessoas em março de 2017:

- Tour de 1 dia: $ 150.000,00
- Pedra El Peñol: $ 36.000,00
- Alimentação: $ 15.900,00


13 comentários:

  1. Oi, Tiago! Também fiz um bate-volta a El Penõl e Guatapé, saindo de Medellin. Achei a cidadezinha uma graça, com as paredes das casas coloridas e decoradas com os zocalos. Não me atrevi a tentar escalar a pedra pelas escadas. Fiquei só na base e me contentei com a vista dali mesmo. Mesmo vendo suas fotos devo admitir que a visão do topo é magnífica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy, a vista lá de baixo já é linda mesmo, a vantagem de subir é ver 360º, mas muitos ficam por lá mesmo na base só aproveitando as lojinhas, a cidadezinha com certeza compensa, pois é bem bonita mesmo

      Excluir
  2. Com direito até a Tuk Tuk, mas que coisa legal! E, olha, a visão lá de cima compensa, hein? Esses lagos, tudo muito bonito.

    Gostei das ruas coloridas de Guatapé!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a primeira foto com aquela escadaria toda, já me deu uma leve palpitação.. Quando li que são 740 degraus, quase senti os músculos da minha perna se contraírem! Kkkkkk É uma bela subida, mas sem dúvidas vale o esforço. A vista é linda!

    ResponderExcluir
  4. Quando vi a foto da pedra, pensei logo no Pão de Açúcar! Mas subir na pedra brasileira é bem mais fácil! Rsrsrs! 740 degraus não é para qualquer um! A vista do alto é bem bonita. Incrível pensar que foi fruto de uma inundação enque levou à destruição de uma cidade. Ainda bem que ela renasceu das cinzas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho q o brasileiro é mais preguiçoso daí pensaram em uma alternativa mais tranquila pra subir hahahaha. Brincadeiras a parte a vista é incrível mesmo

      Excluir
  5. E essas escadinhas básicas? Caraca!!! Ja quero hein?! Deve cansar muito, mas o visual faz compensar todo esforço. Show de post amigos, já quero ir kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Nossa que passeio lindo! Fiquei com mt vontade de fazer.. Esses lugares que misturam natureza pra mim são os melhores...Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Que bizarroooooooo... choquei!! Nunca vi uma construção assim na pedra. Será que tiveram que dinamitar um pouco para construir a escada no meio do veio?
    A minha passagem pela Colômbia foi bem rapidinha e nem tinha ideia que esse lugar existia no mapa. O bom de uma escada construída é que a subida é mais leve. Ja subi umas trilhas na pedra ao natural que foram punks.. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não sei como construíram a escada, mas com certeza não teve detonação... A vantagem da escada de concreto é que os degraus são tds do mesmo tamanho, fora isso nada rs. Escadas na trilha são punk mas misturam umas rampas tb, nesse caso é só degrau e mais degrau hehehe

      Excluir
  8. Menina quanta escada!!! Só de ver cansei kkk Mas quem está na chuva é para se molhar né? E realmente esse povo ressurgiu mesmo e que nunca mais sofram com isso.

    ResponderExcluir
  9. A primeiro impressão ao verde as escadaria da pedra, já imaginei que ia ser para os fortes rs... fui lendo e vi 740 degraus nossa morri rs.. Mas vale a pena a subida a vista é maravilhosa. Gostei da cidadezinha, tão coloridas. Dica anotada, quero ir, achei curiosa essa pedra.

    ResponderExcluir
  10. Geeeeeeeente, quanto degrau!!! Que coragem!!!
    Arrasaram muito. Acho que eu não tenho mais fôlego hehehe.
    Gostei da ideia das marcações da quantidade de degraus, pelo menos vai dando um ânimo.

    Foto no degrau 740 merecida e que vista linda!
    E que gracinha as ruas coloridas. Um amor.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão