terça-feira, 10 de outubro de 2017

Santa Marta

1° dia em Santa Marta

Depois de mais de 12 horas dentro do ônibus finalmente chegamos em Santa Marta, vindos de Medellín. A rodoviária é longe de tudo e pegamos um taxi para o hotel.

Praia Branca em Santa Marta: Caribe colombiano no continente

Onde Ficar

Existem três opções principais que todos olham quando vão à Santa Marta: Centro, El Rodadero e Taganga.

Hotel Porto Caribe em El Rodadero

Nos hospedamos em El Rodadero, no Hotel Belo Caribe que achamos super confortável e bem equipado, mas aconselho fortemente ficar no centro e evitar hospedagens em Taganga, a não ser que você esteja indo para uma viagem específica de mergulho ou atividades deste tipo.

Quarto duplo bem espaçoso e confortável com ótimo preço

Mini cozinha montada no quarto

Centro Histórico

Depois de fazer o check-in tomamos um ônibus em direção ao centro da cidade e já passava do meio dia quando chegamos na Plaza de La Catedral, onde se destaca a Basílica de Santa Marta.

A bonita Basílica de Santa Marta na Plaza de La Catedral, no centro da cidade

A bonita Catedral em estilo colonial foi erguida entre 1766 e 1794 e totalmente reformada em 1860, depois de ter sido parcialmente destruída nas guerras civis ao longo do século XIX.

Interior da Basílica

Alguns detalhes históricos tornam este lugar mais interessante, pois foi nesta igreja que o libertador Simón Bolívar foi sepultado e aqui ficou entre os anos de 1830 a 1842, quando seus restos mortais foram transferidos para sua cidade natal, Caracas, na Venezuela. Em um desfile fúnebre no ano de 1953 chegam aqui as cinzas de Rodrigo de Bastidas, fundador da cidade, que estavam na República Dominicana.

Panteão do fundador da cidade

Túmulo onde esteve Simón Bolívar

Os imponentes prédios do Palácio Episcopal e do Conselho Distrital completam a paisagem na praça.

Prédio do Conselho Distrital na Praça da Catedral

Estávamos com fome e paramos para um lanche no Bendito Café, uma ótima cafeteria onde fomos super bem atendidos. Tudo estava muito bom e indico o lugar.


Charmosa e aconchegante cafeteria

Depois de lanchar encontramos vendedores com carrinhos de sorvete que vendiam um tal de Triangulito, um tipo de mistura entre pudim e sorvete nos sabores chocolate e doce de leite (arequipe por lá), experimentamos e nos apaixonamos (por que não vendem isto no Brasil?).

Os deliciosos Triangulitos de chocolate e doce de leite

Depois fomos até uma oficina turística que oferece pacotes logo ali perto, nossa intenção era visitar o famoso Parque Tayrona, mas descobrimos que ele estava fechado para manutenção a quase 1 mês... o parque só reabriria quando já estivéssemos em Cartagena L

Magic Tour na praça

Frustrados por não poder conhecer o famoso Tayrona seguimos pela cidade e encontramos a Praça e Igreja de São Francisco. Em 1962 esta igreja foi totalmente destruída por um incêndio e uma imagem de Cristo foi a única coisa que se salvou do fogo, hoje a escultura está exposta no templo ao lado de uma placa que conta sobre o fato.

Igreja de São Francisco de Assis

Mas a frente está o Parque Simón Bolívar, uma imensa praça pública que homenageia o grande herói e libertador da Colômbia, Bolívia e Venezuela.

Estátua equestre de Simón Bolívar na praça que homenageia o libertador

Nesta praça está o Museo Del Oro de Santa Marta, no mesmo modelo dos que vimos em Cali e Bogotá (lembrando que o da capital é imperdível!).

Museu do Ouro na antiga Casa da Aduana de Santa Marta

Mas, diferente dos outros, este museu é mais focado na história cultural da região e a própria casa onde estão montadas as exposições tem uma importância histórica e cultural, já que foi a primeira Aduana colombiana.

Exposições interessantes sobre a natureza e cultura da região

Também foi neste casarão que o corpo de Bolívar foi velado por 3 dias e preparado para o sepultamento na Catedral e uma seção especial conta sua história desde o nascimento até a morte de forma cronológica. Com certeza aprendo mais história viajando do que tudo que vi em sala de aula durante toda minha vida...

Foi neste casarão que Simón Bolívar foi velado antes de ser sepultado na Catedral da cidade

Outros prédios históricos são a antiga Alcadía e Carcel da cidade e a casa de Los Alzamora, uma construção do século XVII que pertenceu a diversas figuras históricas.


O parque Bolívar termina diante do mar onde está o marco de fundação da cidade, que é a mais antiga da América do Sul, tendo sido fundada em 1525.

Estátua do fundador de Santa Marta marcando o local de fundação da cidade mais antiga das Américas

Apesar de a cidade ser considerada uma pérola do caribe a praia do centro de Santa Marta não é muito boa, na verdade, pouca faixa de areia e uma região rochosa com um mar calmo, mas de águas escuras.

Centro de Santa Marta

Praia feia e pequena no centro da cidade

Caminhamos pela orla e descansamos um pouco, depois seguimos algumas quadras para dentro até o Parque de Los Novios, uma simpática praça onde está o Palácio de Justiça e a Capela de São João.

Parque dos Namorados: Uma praça romântica

Foi apenas uma tarde caminhando pelo centro da cidade, mas deu para conhecer bem o lugar e no fim do dia vimos um espetacular pôr do sol na orla.

O imponente Palácio de Justiça de Santa Marta

A noite o centro fica tão movimentado quanto de dia, com muitos mochileiros e turistas caminhando pela orla em busca dos bares e centros de artesanatos que vendem roupas e itens típicos da Colômbia.

Pôr do Sol no centro da cidade

Tomamos um ônibus de volta a El Rodadero e passamos no mercado para comprar alguma coisa para preparar no quarto e jantar antes de dormir.

Lojas de artesanato colombiano no centro

2° dia em Santa Marta

El Rodadero

A vantagem de El Rodadero é a praia, que apesar de não ser a maravilha caribenha que procurávamos é bem melhor do que a do centro da cidade.

Praia de El Rodadero

Dali partem barcos para o aquário municipal e para a Playa Blanca, essa sim a maravilha caribenha que procurávamos. Esse era nosso dia na praia!

Praias boas para banho no bairro

Resolvemos conhecer o Acuario El Rodadero, que tem acesso somente por barco e onde funciona um Museu do Mar.


O lugar é formado por piscinas naturais construídas no mar com alguma variedade de espécies e uma sala com aquários menores com diversos tipos de peixes e crustáceos.

Tanques no próprio mar delimitam aquários

Aquários abrigam diversas espécies

Senti falta de uma conscientização ambiental no lugar, já que o museu apresenta apenas itens como dentições de tubarões, pedaços de barcos e itens marinhos diversos.


Museu do aquário: Não é voltado a conscientização ambiental

A atração principal é o show dos golfinhos treinados e as filas para tirar fotos com os animais e nadar com eles podem ser grandes.



Finalmente conhecemos a paisagem caribenha que sonhávamos quando chegamos em Playa Blanca: Águas claras, esverdeadas, quentes e tranquilas.

Playa Blanca: Águas claras e areias brancas em uma praia linda

A praia é um convite ao relaxamento e ainda possui uma tirolesa que atravessa de uma ponta a outra, mas não fomos lá, mas vimos que muitas pessoas param no meio do caminho e ficam um tempo ali penduradas sobre o mar aguardando um resgate... rs

É possível realizar uma tirolesa sobre as águas caribenhas

Turista parado na tirolesa aguardando "resgate"

Nas areias existem barracas para aluguel e bares que servem petiscos para quem vai passar o dia por lá, além da deliciosa limonada de coco, que vale experimentar ;-)


Almoço com Limonada de Coco

A praia é um reduto em meio ao relevo montanhoso da península rochosa que separa El Rodadero do centro e existem outras praias na região, mas essa é a única que conta com serviço de barco para se chegar e sair.


Uma caminhada leva até o mirante no alto da rochosa paisagem para uma vista da região. Infelizmente a trilha e toda a encosta da colina estavam repletas de lixo plástico, em uma demonstração clara de falta de conscientização ambiental...

Playa Blanca vista do alto do mirante e com muito lixo nas encostas

Passamos uma tarde bem agradável de sol forte nas areias brancas e águas quentes da praia e depois tomamos um barco de volta a praia de El Rodadero, mas como ainda estava sol decidimos terminar o dia em Taganga. Tomamos um ônibus para o centro e de lá outro para a praia vizinha.

No barco de volta a El Rodadero

Taganga

Essa antiga vila de pescadores a apenas 5 Km do centro de Santa Marta cresceu de forma descontrolada com a voracidade do turismo na região e perdeu um pouco seu encanto.

Praia de Taganga: Pequena faixa de areia com águas quentes

Assim que descemos do ônibus somos cercados por pessoas oferecendo barcos para Praia Grande que fica bem ao lado, no mesmo estilo de Playa Blanca. Não queríamos ir para outra praia e paramos na pequena faixa de areia de Taganga.

Demos sorte e chegamos com as areias vazias

Depois descobrimos que fizemos bem, pois a tal Playa Grande é um mafuá de gente com toda uma estrutura turística. Taganga é o ponto de partida para mergulhos e diversas agências oferecem pacotes diante do mar. A praia é pequena e a maior parte da orla é diante de uma marina lotada de barcos.

Marina de Taganga no Pôr do Sol

Ficamos por ali até o sol se pôr e mais uma vez o fim do dia foi um espetáculo, mas logo que anoiteceu policiais passaram avisando a cada um que a praia estava fechada (oi?!). Todos foram convidados a se retirar da faixa de areia que foi ocupada pela polícia em uma cena no mínimo esquisita.


Se Taganga foi tranquila e relaxante isso foi a muito tempo, pois apesar de termos chegado no fim do dia e não precisar disputar espaço na pequena faixa de areia com uma multidão, a noite o calçadão fica bem cheio e o clima é bem mais pesado do que todos os outros lugares em que passamos, com meliantes oferecendo drogas no pé do ouvido dos turistas e mochileiros.

Muito movimento com o anoitecer

As ruas de dentro a noite são bem menos convidativas e caminhamos rapidamente por elas sem nos sentir muito a vontade... Era hora de esperar o ônibus e voltar para o centro, de onde pegamos outro ônibus para o hotel em El Rodadero.

Praia vazia após o anoitecer: Policiais retiraram todos da areia

Tínhamos mais um dia em santa Marta que originalmente seria para conhecer as praias do Parque Tayrona, mas com o parque fechado resolvemos ir até Palomino, pois já havíamos conhecido e aproveitado tudo por aqui nos dois dias em que ficamos. No próximo post falo um pouco sobre este lugar maravilhoso ;-)

Igreja na praça principal: não sentimos muita segurança a noite

Dicas e Informações:

- Procure hospedagens no centro que é super bem movimentado e com muitas opções de restaurantes e bares para a noite;

- El Rodadero é um bom bairro para se hospedar, mas terá que gastar dinheiro e tempo para se deslocar ao centro de onde se parte para conhecer a região;

- A maior atração da região é com certeza o Parque Tayrona, mas infelizmente ele estava fechado para manutenção e não pudemos visitar;

- É possível fazer trilhas até a Cidade Perdida (4 a 6 dias de trekking) nas montanhas da Serra Nevada;

- A Quinta de San Pedro Alejandrino foi o local onde morreu Simón Bolívar, mas não fomos visitar. Se você for deixe aqui seu comentário nos contando o que achou do lugar depois que voltar;

- Esqueça a imagem de vila simples, hippie e paradisíaca de Taganga. O lugar cresceu de forma desordenada por conta do turismo e não me pareceu muito seguro. A pequena faixa de areia deve ficar lotada durante os dias quentes e principalmente nos fins de semana.

Gastos para duas pessoas em março de 2017:

- Táxi (rodoviária x El Rodadero): $ 10.000,00
- Hotel (3 noites): $ 182.000,00
- Ônibus El Rodadero x Centro (ida e volta – 1º dia): $ 5.200,00
- Almoço (1° dia): $ 13.800,00
- Sorvete: $ 2.600,00
- Água: $ 4.500,00
- Jantar (1° dia): $ 16.000,00
- Barco para Playa Blanca: $ 20.000,00
- Entrada no Aquário: $ 60.000,00
- Atividade com golfinhos: $ 100.000,00
- Almoço (2° dia): $ 28.000,00
- Ônibus El Rodadero x Centro (ida e volta – 2º dia): $ 5.200,00
- Ônibus Centro x Taganga (ida e volta – 2º dia): $ 5.200,00

- Jantar (2° dia): $ 15.250,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão