quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Estrada Real: Caminho do Sabarabuçu

O Chamado do Sabarabuçu foi o último a ser criado na Estrada Real e surgiu quando viajantes avistaram brilhos reluzindo no alto da Serra da Piedade. Com o caminho aberto descobriu-se que nem tudo que reluz é ouro e encontraram minério de ferro no lugar do metal precioso.


O Caminho possui apenas 160 Km sendo quase todo ele percorrido em estradas de terra. O Instituto Estrada Real indica que de carro se conclui em 2 dias, mas fizemos em um único dia, pois não fomos até Cocais, deixando o segundo dia para conhecer a Serra da Piedade.

As estradas no Caminho do Sabarabuçu são de terra batida

Nosso roteiro pelo Caminho do Sabarabuçu:

Dia 1: (saindo de Ouro Preto) Glaura x Caeté
Dia 2: Caeté/Serra da Piedade (não seguimos até Cocais)

* Não fizemos o percurso entre Caeté e Cocais no segundo dia, pois a cidade também está no Caminho dos Diamantes, então deixamos para passar por lá no próximo caminho.

Nosso percurso pelo Caminho do Sabarabuçu: Não fizemos o trecho entre Caeté e Cocais

Dia 1: Glaura x Caeté

O Caminho do Sabarabuçu começa em Glaura, portanto cruzamos um pedaço do Caminho Velho desde Ouro Preto até lá. Abastecemos o carro de manhã cedo e seguimos por quase uma hora até o ponto inicial do caminho.


Glaura é um lugarejo bem tranquilo e o ponto inicial da planilha é na Igreja Matriz de Santo Antônio. Uma construção histórica que ameaçava desabar quando estivemos por lá no final de 2016. Rachaduras seguiam da porta até o teto e escoras de madeira sustentavam a estrutura no adro de entrada.

Igreja Matriz de Santo Antônio precisando de reformas

A Estrada Real nos arredores de Glaura cruza por lindas paisagens, passando pelo Distrito de Soares e seguindo para Acuruí.

Estrada Real no Distrito de Soares seguindo para Acuruí

No caminho até Rio Acima eu entendi bem o nome do lugar já que se sobe por longos trechos de encosta de colinas.

Paisagem na estrada para Rio Acima: Subidas intermináveis

O terreno é bem montanhoso e exige bastante do carro nas subidas. São mais de 30 Km de sobe e desce (sobe muito mais do que desce) até a chegada em Rio Acima em um percurso total de 43 Km que fizemos em quase 2h!!!

Estrada no meio do nada em direção a Rio Acima

Carimbamos os passaportes e seguimos em direção a Honório Bicalho, passando pela ponte de pedra da antiga ferrovia.

Ponte de Pedra na Estrada Real

Antiga Estação Ferroviária de Rio Acima

Paramos na Praça da Estação de Honório Bicalho onde lanchamos um ótimo pastel em uma vendinha e tomamos sorvete. A estação já não existe mais e o prédio foi totalmente modificado e creio que foi a única cidade de todo o percurso em que não vimos a igreja ou a estação de trem...

Praça de Honório Bicalho

Um sorvete de sobremesa em um dia quente de verão na ER

O trecho da Estrada Real entre Honório Bicalho e Raposos é todo de trilha para caminhantes, cavaleiros e ciclistas. Quem está de carro segue pela MG-030 por 13,5 Km (mesma quilometragem do trecho de trilha) por fora do caminho do ouro.

Chegando em Raposos

Marco da ER na Igreja Matriz

O caminho original entre Raposos e Sabará também não é percorrido de carro e a planilha oficial aponta um trecho alternativo, mas sem os totens que marcam a Estrada Real.


Sabará é a menor das cidades históricas mineiras, mas guarda verdadeiros tesouros como a Igreja do Ó e o Teatro Municipal, eleito uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

A bonita Capela do Ó vale uma visita em Sabará

Reza a lenda que quem beber da água do Chafariz do Kakende voltará na cidade e creio que isso é verdade, pois estivemos em Sabará quando fomos a BH (veja aqui) e bebi da água e um ano depois lá estávamos nós cruzando a cidade pela Estrada Real.

Chafariz do Kakende

Depois de descansar um pouco na cidade e carimbar os passaportes seguimos as estradas de terra que ligam Sabará a Caeté, subindo em direção a Serra da Piedade.

Seguindo na direção da Serra da Piedade


De Glaura à Caeté são aproximadamente 115 Km, somando os 30 Km do percurso a partir de Ouro Preto, totalizamos 145 Km neste dia e chegamos em Caeté depois das 18h aproveitando o dia claro do horário de verão.

Igreja Matriz de Caeté

Nos hospedamos no Hotel GT no centro da cidade e o lugar agradou muito, com funcionários atenciosos, um bom preço, um quarto confortável e um bom café da manhã mineiro.


Tomamos um banho e saímos a noite para comer alguma coisa no Bar do Tunico, que nos indicaram no hotel. Um típico boteco com cadeiras na rua e um grande salão interno, que serve refeições com gosto de comida caseira. Ótimos petiscos bem mineiros!!!

Bar do Tunico

Petiscos mineiros nessa noite

Dia 2: Caeté/Serra da Piedade

No nosso segundo dia no Caminho do Sabarabuçu fomos conhecer o topo da Serra da Piedade a 16 Km de distância do centro de Caeté.

Igreja no topo da Serra da Piedade

A serra se eleva-se a 1746 metros acima do nível do mar e do alto se tem uma vista de 360º da região, podendo ser avistadas as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.


Entrada do Santuário
Do alto da Serra da Piedade se avista nove cidades mineiras

No século XVIII é construída a Ermita de Nossa Senhora da Piedade no topo da serra e em 1958, mesmo ano em que Nossa Senhora da Piedade é proclamada padroeira de Minas Gerais, a igreja recebe a imagem esculpida por Aleijadinho e que até hoje encontra-se no altar.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade no alto da Serra

Altar com a imagem esculpida por Aleijadinho

Tudo por lá está voltado à espiritualidade e oração e além da igreja original foi erguida um novo templo, mais moderno, voltado a receber as grandes romarias.

Mirante no alto da serra

A Estrada Real segue em direção a Cocais, mas quem subir a serra poderá pegar o carimbo especial do trecho no passaporte, basta ir até a secretaria do santuário.

Pegue o carimbo especial no passaporte da ER na igreja

Entre Serras: da Piedade ao Caraça

Foi em Caeté que descobrimos o mapa do roteiro das cidades entre a Serra da Piedade e a Serra do Caraça, do projeto Circuito do Ouro. O viajante recebe um mapa com espaços para colar selos adesivos em cada uma das regiões que se visita e quando uma região está completa se ganha descontos em lugares associados, como hospedagens e restaurantes.


Como não seguimos até Cocais, depois de conhecer a Serra da Piedade seguimos para Diamantina pelas estradas asfaltadas.

Tomamos a estrada para Diamantina

Não deixe de acompanhar o próximo post com nossa viagem pelo Caminho dos Diamantes ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão