segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ouro Preto /MG

Ouro Preto é a mais famosa das cidades históricas mineiras e abriga o maior conjunto de obras barrocas do país, sendo considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO desde 1980.
  


Quem chega ou sai da cidade de trem, indo ou vindo de Mariana, desembarca na pequena e simples estação ferroviária de Ouro Preto que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1889.

Estação Ferroviária de Ouro Preto

Coluna Saldanha na praça diante da estação

Ouro Preto foi fundada em 1711 com o nome de “Vila Rica” devido as minas de ouro que existiam na região e atraía muitos exploradores que buscavam riquezas. Hoje a cidade atrai turistas de todas as partes que buscam suas atrações históricas e vida noturna.
 
Paisagem típica com igrejas em pontos altos de Ouro Preto
Antes de falar sobre as construções históricas cabe ressaltar que Ouro Preto abriga uma imensa quantidade de estudantes em repúblicas espalhadas pela cidade, graças a Universidade Federal de Ouro Preto. As repúblicas são boas opções de hospedagem também e ficam lotadas em épocas como o Carnaval e da Festa do Doze (em outubro).


República Casa Nova nos recebeu por indicação de uma amiga

Os estudantes são responsáveis pela vida boêmia da cidade e festas são organizadas nas repúblicas e bares da cidade. A noite é bem agitada e não falta opções para quem quer curtir uma balada.

Ladeiras da cidade

Atrações de Ouro Preto

As ruas de pedras e casario colonial são uma atração da cidade e percorrer suas ladeiras e pontes de pedras já é um bom programa por si só. Repare na arquitetura e nos belos chafarizes que abasteciam a cidade no período colonial.

Ponte do Pilar

Chafariz da Glória

Chafariz dos Contos

É interessante lembrar que o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morou na cidade e que depois de sua morte a casa foi demolida e o terreno salgado para que nada mais crescesse no local, no entanto, com o fim do império foi erguido um casarão, no terreno de sua antiga casa, que virou um marco histórico na cidade.

Casa no terreno em que morou Tiradentes

Praça Tiradentes

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a praça abriga um ponto de informações turísticas onde você pode conseguir um mapa da cidade (ajuda muito!). Nos arredores desta praça estão diversas construções imponentes, como o antigo Palácio dos Governadores, onde hoje funciona o Museu da Mineralogia. Completam a paisagem o casario colonial onde funcionam lojas de artesanatos, joalherias e outras.

Praça Tiradentes

A principal construção na praça é o prédio do Museu da Inconfidência que foi erguido em 1785 para ser a Casa da Câmara e Cadeia da cidade e hoje abriga uma vasta coleção de objetos relacionados ao movimento da Inconfidência Mineira, com destaque para o Panteão, onde estão os restos mortais dos principais nomes do movimento.

Museu da Inconfidência

A praça é um dos pontos mais importantes da cidade e guarda uma importante memória histórica do país, pois foi no centro desta praça que a cabeça de Tiradentes ficou exposta após sua execução e esquartejamento pela Coroa Portuguesa. Um monumento marca o lugar e uma placa de bronze lembra do fato.


Local onde foi exposta a cabeça de Tiradentes

Igreja das Mercês de Cima

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia data de 1771, mas a torre sineira central é do século XIX. A Igreja possui a fachada atribuída a Aleijadinho com um medalhão esculpido em pedra sabão que mostra uma cena da Virgem Maria estendendo seu manto aos cristãos.

Igreja das Mercês e Misericórdia

Igreja do Carmo

Ao lado do Museu da Inconfidência está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que foi erguida entre os anos de 1766 e 1772 e projetada pelo do pai de Aleijadinho. O interior possui obras de Aleijadinho e do Mestre Atayde, além de ser a única igreja mineira com painéis de azulejos portugueses na capela-mor.

Igreja de Nossa senhora do Carmo

Museu do Oratório

Ao lado da Igreja do Carmo está a casa onde morou Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, onde hoje funciona o Museu do Oratório. Com mais de 400 peças de artes sacras o museu expõe diversos tipos de oratórios que demonstram a religiosidade do povo mineiro, desde os tempo coloniais.

Museu do Oratório

Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco é considerada uma obra prima de Antonio Francisco Lisboa e integra o circuito do Museu Aleijadinho. Junto com a Igreja do Rosário é uma das principais atrações da cidade e minha preferida...

A bonita Igreja de São Francisco de Assis

Altar da Igreja de São Francisco


Feira de Artesanato

Diante da Igreja de São Francisco funciona uma feirinha de artesanato local onde se pode comprar, entre muitas outras coisas, itens esculpidos em pedra sabão.

Artesanato em pedra sabão

Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Museu Aleijadinho

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição guarda os restos mortais de Aleijadinho e de seu pai. O ingresso da visita inclui o ótimo Museu Aleijadinho que funciona na antiga sacristia e porão com dezenas de peças de arte do famoso escultor (fotos são proibidas no interior da igreja e do museu).

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Túmulo de Aleijadinho

Museu funciona na antiga sacristia e porão

Mina do Chico Rei

Toda história relacionada a cidade gira em torno de seu ouro, portanto não podemos deixar de falar da principal mina da antiga Vila Rica (lembrando que a Mina da Passagem fica, na verdade, em Mariana e se quiser saber sobre ela é só dar uma olhada no post anterior...). A Mina está localizada a 100 metros da Igreja Matriz da Conceição.


Reza a lenda que o escravo era rei no Congo e foi capturado com sua tribo pelos portugueses, sendo batizado com o nome Cristão de Francisco já no Brasil. Durante anos ele guardou escondido parte do ouro que tirava da mina e depois de muito trabalho duro ficou tão rico que comprou sua liberdade e de seus companheiros de trabalho, bem como adquiriu a própria mina!!!

Interior da Mina do Chico Rei

Igreja do Pilar

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é uma das principais atrações de Ouro Preto, pois é considerada uma das igrejas barrocas mais ricas do Brasil, nela estão 400 Kg de ouro e outros 400 Kg de prata espalhados nos entalhes e acessórios.

Igreja do Pilar

Lindo altar em ouro

Além das diversas obras de artes no interior da própria igreja, não deixe de visitar o Museu de Artes Sacras que funciona na sacristia.

Arte Sacra

Igreja de São Francisco de Paula

Situada em uma das partes mais altas da cidade a Igreja de São Francisco de Paula é a mais nova de Ouro Preto, já que foi concluída apenas em 1898.

A Igreja de São Francisco de Paula fica em uma das partes altas de Ouro Preto

Apesar do interior simples vale uma visita, pois o visual diante da igreja é bem bonito, com a cidade abaixo e o Parque Estadual do Itacolomi ao fundo.

Paisagem diante da igreja

Igreja de São José vista da Igreja de São Francisco de Paula

Museu Casa dos Contos

Casarão colonial datado de 1787 usado na época do Brasil colonial para recolhimento de impostos pela Coroa Portuguesa, mas teve diversos outros fins, tendo inclusive funcionado como cárcere para muitos inconfidentes presos.

Casarão do Museu dos Contos

No casarão funciona hoje o Museu da Moeda e é um dos mais completos centros de estudos do ciclo do ouro. A visita leva ainda a antiga senzala da casa.


Casa dos Contos

Igreja do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário tem uma peculiar fachada circular e teve sua construção iniciada em 1785. Possui um interior simples, como é comum nas igrejas que eram usadas pelos negros e são dedicadas ao Rosário.

A bela Igreja de Nossa Senhora do Rosário e sua fachada circular

Capelas

Além das igrejas, Ouro Preto possui diversas capelas e também pequenos Passos da Paixão, com destaque para a Capela de Nossa Senhora do Bonfim. Destaco essa capela simples não pela beleza e sim pela história, pois era nesse lugar que os condenados à morte assistiam a última missa, pela sua alma, antes de serem enforcados.

Onde os condenados assistiam a sua última missa antes da forca

Além das capelas podem ser encontrados ainda intactos cinco Passos da Paixão de Cristo, pequeninas capelas que são abertas apenas durante as cerimônias e procissões da Semana Santa.

Um dos cinco últimos Passos da Paixão

Parque Estadual do Itacolomi

Nos arredores de Ouro Preto está o Parque Estadual que guarda uma das paisagens famosas da cidade: O Pico do Itacolomi. O parque possui trilhas e atrativos próprios como a caminhada de 7 Km (ida, além da mesma distância de volta) até o pico. Não fomos até lá nesta viagem, mas como um bom trilheiro vou voltar lá para conhecer o lugar e depois deixo aqui o registro e relato. Se você já foi conte-nos sua experiência ;-)

Pico do Itacolomi

Dicas:

- Ouro Preto é uma cidade com inúmeras ladeiras e você irá subir e descer todo o tempo, se estiver calor não esqueça de chapéu e água;
- Use calçados confortáveis, pois todas as ruas são de pedras e caminhar com sandálias de dedos ou saltos (para as meninas) não vai ser fácil;
- Divirta-se procurando restaurantes nas ladeiras históricas nos arredores do centro da cidade, Ouro Preto oferece opções para todos os gostos;
- As festas como Carnaval são muito agitadas na cidade, portanto programe-se com muita antecedência para estes casos;
- Se você é um mochileiro pesquise as repúblicas como opção de hospedagem em Ouro Preto e entre em contato com elas para garantir sua vaga;
- Por fim, indico ir a Mariana de trem. Planeje pelo menos um dia na cidade vizinha e se quiser conhecê-la um pouco melhor antes de ir é só olhar nosso post anterior aqui ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão