terça-feira, 8 de novembro de 2016

Roteiro: Minas Gerais

Diversas pessoas nos perguntam sobre um roteiro para mochilar por Minas Gerais, então aqui está o nosso. Não fizemos todo ele de uma única vez, mas em partes, indo e voltando do Rio de Janeiro em muitos pontos. De qualquer forma deixo aqui o trajeto e as cidades para ajudar no planejamento de quem está querendo viajar por MG...

Roteiro:

São Thomé das Letras - Carrancas - São João Del Rei - Tiradentes - Congonhas - Brumadinho - Belo Horizonte - Sete Lagoas - Cordisburgo - Lagoa Santa - Sabará - Mariana - Ouro Preto


Belo Horizonte foi nossa base para conhecer os arredores, como as cavernas de Sete Lagoas, Lagoa Santa e Cordisburgo, além de Sabará. Por isso íamos e voltávamos da capital mineira entre estas cidades.

Fizemos toda a trip de carro, mas é possível fazer de ônibus, carona, ou qualquer outro meio de transporte... lembrando que a opção do trem entre São João Del Rei e Tiradentes e também entre Mariana e Ouro Preto é sempre interessante, mesmo que mais caro um pouco.

O tempo total do percurso depende do meio de transporte, mas de carro fizemos tudo em 17 dias (não fizemos de uma única vez... mas soma-se esse número total entre as cidades). Também depende do tempo que se fique em cada cidade. De qualquer forma, acredito que no máximo em 20 dias se curte todas estas cidades em um mochilão mineiro.

Deste roteiro apenas fica de fora a Serra do Cipó, que fica perto de BH, mas que não fomos (ainda...). Você pode incluir no seu roteiro e considerar uns dias para curtir o lugar.

Todos os relatos das cidades estão no blog ;-)














4 comentários:

  1. Eu e meu namorado estamos doidos pra fazer essa viagem,adorei o seu relato. Vc poderia me dizer quanto vcs gastaram mais ou menos com gasolina?😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os gastos com gasolina variam de carro para carro e no nosso caso voltamos ao RJ e recomeçamos em outra oportunidade, então os nossos custos podem ser diferentes do seu. Mas é fácil planejar isso: Veja quantos Km seu carro faz por litro, planeje seu roteiro vendo a quilometragem no Google Maps e considere uma taxa de 10% a mais pelo que se roda nas cidades e tal. Multiplique o número pelo preço do combustível (se for gasolina mesmo, aconselho a usar R$ 4,00 atualmente) e essa será uma aproximação bem real do valor que vai gastar ;-)

      Excluir
  2. Olá!!! Adorei o seu roteiro, pretendo seguir seu trajeto excluindo o trecho Cavernas de 7 Lagoas, Lagoa Santa e Cordisburgo.
    Li os seus relatos e achei super detalhados, parabéns por compartilhar com riqueza cada local que visitaste, realmente anotei várias dicas que li aqui no blog.
    Fiquei com uma dúvida, qual a média de dias que você recomendaria para conhecer cada cidade? Como as cidades são próximas, quais seriam as bases para não perder muito tempo indo e vindo? Pensei em 4 bases: São Thomé das Letras, Carrancas, Ouro Preto e Tiradentes.
    Você recomendaria diferente?
    Não conheço a região de Minas, estou tentando montar o roteiro e as paradas baseando em relatos como o seu e no mapa rodoviário do estado.
    Desde já, obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, que bom que gostou dos posts, fico feliz em poder ajudar... Essas bases que vc escolheu estão ótimas, podendo considerar usar BH também, de lá vc vai e volta de Sabará, Congonhas e Brumadinho tranquilamente. Recomendo uns 3 dias em cada um dessas bases, sendo que Tiradentes e Ouro Preto vc pode considerar 4 dias, pois vai a São João e Mariana também, ainda pode ir a Lavras Novas a partir de OP, mas para te ajudar melhor preciso entender qnts dias vc tem no total. Procure a nossa pag no face e entre em contato direto por lá no chat que te ajudo com roteiro e tiro suas dúvidas mais facilmente ;-)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão