sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Trilha do Morro da Urca /RJ

Uma trilha fácil em um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, com uma bela vista e a possibilidade de um banho de mar para refrescar o caminhante no final da descida. Essas são as principais atrações da Trilha que leva ao topo do Morro da Urca.

Morro da Urca e Pão de Açúcar vistos da Praia Vermelha

O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade desde que foi inaugurado o teleférico no ano de 1912. O “bondinho”, como é carinhosamente chamado, liga o Morro da Urca, mais baixo, ao Pão de Açúcar, o mais alto, a partir de uma base na Praia Vermelha.

O famoso bondinho visto da Morro da Urca com a Praia Vermelha abaixo

A Praia Vermelha é uma pequena faixa de areia entre o Morro da Urca e o Morro da Babilônia e no passado abrigou um Forte, hoje ainda está cercada de prédios militares, mas totalmente aberta ao público.

Praia Vermelha com o Morro da Babilônia ao fundo

No canto esquerdo da Praia Vermelha (indo pelo calçamento e não pela areia) está a Pista Claudio Coutinho, onde encontra-se o início da trilha que leva ao Morro da Urca.


A pista erguida entre o mar e a encosta da montanha, tem 2,5 Km de extensão e é muito usada pela população para caminhadas, corridas e pedaladas em meio a mata atlântica.

Pista Claudio Coutinho

O início da trilha é bem demarcado e fica logo nos primeiros 300 metros do início da pista. Foi erguido um abrigo e placas de orientação apontam a entrada da trilha. Não tem como errar!

Início da Trilha que leva ao topo do Morro da Urca

A trilha de 900 metros é de nível de dificuldade fácil, sendo muito usada por famílias com criança. Mas não se engane, pois apesar de curta a caminhada é em terreno bem íngreme e na primeira parte do percurso as escadas cobrem quase toda a subida.

A maior parte é subindo escadas na terra

A segunda parte da caminhada, após subir quase tudo pelas escadas na mata, é bem mais fácil e plana. A trilha segue pela linha de cumeada em direção ao topo do morro.

Todo o caminho está muito bem sinalizado

A última parte é uma leve caminhada plana

Deixe para fazer um descanso no mirante que ergue-se sobre a paisagem da Praia da Urca e está a direita na trilha plana da segunda parte da subida. Depois é só ir em frente até os portões de entrada do Morro da Urca.

Mirante

Praia da Urca vista do mirante

Do alto do Morro da Urca se tem uma vista privilegiada da Baía da Guanabara com a Enseada de Botafogo e o Morro do Corcovado, onde está a estátua do Cristo Redentor.

A bela vista do alto Morro da Urca

O Corcovado diante da Baía da Guanabara

Ali está a primeira parada de quem sobe no bondinho e logo na saída do teleférico estão em exposição os dois modelos que já foram utilizados. O primeiro data de 1912 (terceiro no mundo a ser inaugurado) e operou no Pão de Açúcar até 1972. O segundo operou por mais 30 anos até que em 2008 foi inaugurado o sistema atual.

Os dois modelos anteriormente utilizados estão expostos para recordação

O primeiro modelo de teleférico datado de 1912 foi o terceiro no mundo desse tipo

Bondinho que funcionou desde 1972 até o ano de 2008

No local estão restaurantes e lojas (todos muito caros) e uma área de eventos para a realização de espetáculos.



Um pequeno museu interativo conta a história da criação do teleférico e expõe parte do maquinário original de 1912. A entrada é livre e vale ir conferir.

Maquinário antigo em exposição

Pequeno museu interativo conta a história do lugar

Vale uma caminhada pela Trilha Verde, que é composta por uma passarela em meio a mata atlântica e faz uma volta que começa e termina no Morro da Urca. Aprecie a paisagem e descanse antes de descer pelo mesmo caminho pelo qual subiu.

Pão de Açúcar visto do Morro da Urca

Depois de descer aproveite para descansar na Praia Vermelha, mas atenção, pois apesar de águas calmas e aparentemente tranquilas, esta praia é uma armadilha para quem não está acostumado ou não sabe nadar.


É uma praia de tombo com inclinação muito acentuada a partir da linha da arrebentação, em outras palavras, fica muito fundo em muitos poucos passos! Isso combinado com uma corrente forte e redemoinhos formados perto dos paredões das montanhas faz com que a praia seja muito perigosa.



Informações úteis:

- Os portões para quem faz a trilha ficam abertos de 8h as 18h, se estendendo até as 19h durante o verão;

- Antigamente era permitido a quem subiu caminhando descer no teleférico após as 19h, mas isso não é mais possível. Quem quiser acompanhar o pôr do sol deverá descer no bondinho (pois o portão já estará fechado pelo horário) pagando uma taxa de R$ 20,00;

- O nível de dificuldade é classificado como “FÁCIL” mas uma longa escadaria faz com que seja cansativo para quem não está acostumado. Suba devagar se for esse seu caso;

- O percurso tem 900 metros (ida e volta com 1,8 Km) e a duração total é de, aproximadamente, 45 min (tranquilamente), podendo variar conforme o ritmo de caminhada de cada um (da última vez subimos em meia hora);

- Todo o caminho está muito bem preservado, principalmente depois da revitalização realizada para o período dos Jogos Olímpicos RIO 2016;

- Nos fins de semana e feriados a trilha costuma ficar muito movimentada;

- É normal afogamentos na Praia Vermelha e eu mesmo tirei um homem que se afogava do mar no dia em que estive lá fazendo a trilha para escrever este post;

- A Pista Claudio Coutinho também conduz a Trilha do Costão, no segundo morro, mas neste caso não basta o trekking, pois o caminho até o Pão de Açúcar exige um pouco de escalada, com equipamentos para os menos experientes;

- O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca possui inúmeras vias de escalada para os praticantes do montanhismo, o que levou esta área a ser reconhecida como principal centro de escalada urbana do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão