terça-feira, 4 de abril de 2017

Litoral Oeste de Fortaleza /CE

O litoral a oeste de Fortaleza é famoso pela vila de Jericoacoara, mas guarda outras praias incríveis que podem ser visitadas por quem está na capital cearense. Reservamos um dia para conhecer o litoral oeste, desde Cumbuco indo até Mundaú, antes de chegar a Jericoacoara.


Cumbuco

A Praia de Cumbuco é a mais próxima de Fortaleza e existem diversas operadoras turísticas que oferecem um dia por lá. Foi nossa primeira parada com o carro alugado no litoral oeste da capital cearense.


A praia tem águas agitadas e ventos fortes e é usada para pratica de esportes como kite e windsurf.

Ventos fortes e mar agitado dominam Cumbuco

A praia em si não é tão boa para banho devido a correnteza e ondas incessantes, mas nem por isso o lugar deixa de atrair turistas. Logo que se chega você será cercado por bugueiros oferecendo passeios, pois Cumbuco é o ponto de partida para diversos passeios pelas dunas e lagoas, com algumas atrações.


Além de passeios de bugre (que optamos por não fazer) a praia conta ainda com outra atração que é o Restaurante Velas de Cumbuco. O lugar possui piscina e uma grande estrutura para quem quiser passar o dia descansando.

Restaurante Velas de Cumbuco

O restaurante é o ponto de parada de muitos passeios turísticos dos pacotes vendidos em Fortaleza e ficamos por lá um tempinho antes de seguir viagem.

O restaurante possui mega estrutura para passar o dia

Outra atração de Cumbuco é a Lagoa do Banana com suas águas calmas e cristalinas. Os bugres levam até ela, mas é possível ir de carro também.

Lagoa do Banana

A Lagoa do Banana tem uma infraestrutura com bares quase na linha da água. Paramos para um banho antes de seguir viagem pelo litoral.

Parada na Lagoa do Banana que tem pequena infraestrutura

Taíba

Paramos para conhecer Taíba que é uma vila bem pacata um pouco distante da estrada principal que ganhou fama com o festival de frutos do mar que acontece no final do mês de agosto.

Praia de Taibinha no centro de Taíba: Distante da estrada

Mas nossa passagem por lá foi rápida, a praia central é a Taibinha que possui ondas fortes e ventos constantes. O ponto alto é um trecho de praia recuada ao lado da estrada de acesso ao centro da cidade onde as águas são mais calmas e as sombras das árvores formam um pequeno paraíso.

Antes de chegar ao centro de Taíba está esse paraíso junto à estrada e é a melhor opção para banho

Lagoinha

Nossa próxima parada foi na Praia de Lagoinha, uma das mais famosas do litoral e que também pode ser acessada a partir de passeios turísticos de Fortaleza.

Praia da Lagoinha

Lagoinha encanta por sua beleza natural que pode ser admirada do alto da cidade. Um mirante permite a linda vista da praia, fora isso é uma cidadezinha bem comum com uma grande praça e nada de mais importante para ver.

Praça no centro da cidadezinha

Na praia existem diversos restaurantes com boa estrutura. Paramos para almoçar no Restaurante e Pousada Viva Mar e achamos ótimo. Inclusive seria uma boa opção para dormir e descansar por ali mesmo...

Nas areias de Lagoinha

O restaurante nos permitiu utilizar a estrutura da piscina dos hóspedes que fica nos andares superiores com uma vista da praia à frente.

Restaurante e Pousada Viva Mar

Mirante no restaurante

Para quem está hospedado, ou passando um dia todo por lá, existe a opção do passeio de bugre que leva até a Lagoa do Almécegas, responsável pelo nome do lugar. Mas nós só curtimos a praia, almoçamos e seguimos nossa viagem de um dia pelo litoral.

A Praia de Lagoinha é ótima para um descanso

Flecheiras

A Praia de Flecheiras é um daqueles lugares pouco conhecidos que estão sendo descobertos atualmente. Para chegar atravessamos o centro de Trairi, cruzando a Lagoa do Carrapicho e seguindo em direção ao mar, onde a estrada corta as areias junto ao mar.

Lagoa do Capricho em Trairi
Chegando em Flecheiras

Me apaixonei pela praia assim que chegamos e passei o resto do dia ali nas areias de Flecheiras. O mar é ótimo!


Depois de um dia dirigindo com paradas mais ou menos rápidas pelas praias do caminho o nosso merecido descanso foi relaxante e ali ficamos até o sol se pôr.



O fim do dia foi um espetáculo a parte nas areias. Nossa intenção era chegar em Mundaú, mas gostei tanto de Flecheiras que pensamos em dormir ali, daí descobrimos que o lugar, aparentemente voltado para o turista interno no Ceará, é um dos mais caros em se tratando de hospedagem.

Igreja no centrinho de Flecheiras

A estrutura hoteleira é ótima para quem está disposto a gastar um dinheirinho em troca de paz e tranquilidade. Pousadas de frente para o mar cobram bem pela noite. Buscamos pela cidade as opções mais baratas e todas estavam acima do que pretendíamos pagar.

Pôr do sol na Praia de Flecheiras com os geradores de energia eólica ao fundo

Com o anoitecer o centro de Flecheiras ganha vida com lojinhas e bares que agitam o lugar e me fazem ter certeza que esta praia está no nível de Canoa Quebrada e Jericoacoara, apesar de pouco conhecida.

Lojas e restaurantes no centro da cidade a noite

Mundaú

Com os preços altos das hospedagens em Flecheiras seguimos nosso roteiro original indo dormir em Mundaú. Fizemos o percurso a noite, mas mesmo assim deu para ver que o caminho que liga as duas vilas é especialmente bonito, com a estrada asfaltada cruzando as areias com o mar bem ao lado por 10 Km.

No caminho procuramos no Booking uma hospedagem e achamos uma com um bom desconto. Foi assim que chegamos Pousada Estrela de Mundaú, que eu super recomendo! Além de boa localização por preços adequados ainda jantamos por lá e curtimos uma piscina para relaxar ainda mais e tirar o sal do corpo depois de um dia de praia.

Piscina da Pousada Estrela de Mundaú

No dia seguinte levantamos cedo, aproveitamos o ótimo café da manhã da pousada e partimos para conhecer a praia.

Pousada Estrela de Mundaú


Recomendamos o lugar ;-)

Mundaú mantém um ar bucólico de cidadezinha do interior e parece ser pouco frequentada.


No encontro do rio com o mar a praça do mirante oferece uma bela paisagem e o visitante pode escolher um banho de água salgada ou doce (salobra na verdade, mas...). Um paraíso com certeza!!!

O encontro do rio com o mar nas areias de Mundaú

Existem passeios de barco pelo Rio Mundaú com paradas para banho e caminhadas por dunas, mas não fizemos.

Passeios de barco levam rio acima

Curtimos um pouco a praia e depois voltamos para pousada. Era hora de seguir viagem em direção a Jericoacoara. Nos indicaram uma estrada de terra que cortaria um bom caminho sem que voltássemos a Flecheiras para ir embora. No próximo post falo sobre a famosa Jeri ;-)

Estrada de terra na saída de Mundaú: Próximo destino Jeri


Dicas:

- A Praia de Cumbuco, bem como a Lagoa do Banana, ficam bem cheias nos fins de semana, principalmente no dia de domingo. Vale sair dos arredores de Fortaleza no domingo se você tiver outros dias para esses lugares;
- Se você, como nós, está de passagem pelo litoral e quer conhecer as praias não compensa ir a Taíba, pois é distante da estrada e toma bastante tempo. A praia é bem comum e com fortes correntezas e ventos... A dica é: passe direto e vá para Lagoinha;
- Flecheiras e Mundaú são lindas e estão no nível de canoa Quebrada e Jericoacoara, apesar de não possuir a mesma estrutura, mas para conhecer as duas é melhor estar de carro;
- Flecheiras é onde a noite é agitada, enquanto Mundaú tem opções mais baratas para se hospedar e nada para fazer a noite. Uma dica é ficar em Mundaú e curtir Flecheiras.


2 comentários:

  1. Muito boa as dicas do Ceará, aguardando o próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Acompanhe o blog no face e no insta tb ;-)
      Em breve posto um pouco de Jericoacoara

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão