sexta-feira, 24 de março de 2017

Morro Branco e Canoa Quebrada /CE

Os litorais a leste e oeste de Fortaleza guardam praias incríveis e são visitas obrigatórias para quem está na capital cearense. De um lado Canoa Quebrada e do outro Jericoacoara. Reservamos um dia para conhecer o Litoral leste indo até Canoa, passando pela Praia de Morro Branco.


Nossa intenção era alugar um carro para ir até Canoa Quebrada e dormir por lá, no entanto, de sábado para domingo não conseguimos encontrar nenhuma locadora. Resolvemos então fazer um passeio com operadora, indo e voltando no mesmo dia e passando mais uma noite em Fortaleza.


Pegamos a CE-040 que passa por Aquiraz e Beberibe, seguindo em direção a Aracati. Em Aquiraz uma parada em um centro de artesanato para turistas, com rendeiras fazendo na hora as roupas que são vendidas. Parada típica de passeio de agência...

Centro de artesanato de Aquiraz
Rendeira trabalhando

Praia e Falésias de Morro Branco

Em Beberibe existe a opção de um passeio de bugre que te leva até Morro Branco. A vantagem desse passeio é conhecer a Lagoa de Uruaú, passando pela Praia das Fontes e Gruta Mãe D’água. Vale a pena pela lagoa, nem tanto pela gruta e praia, já que em Morro Branco pode-se chegar de carro. Para contratar o passeio pare na casa a esquerda logo depois da entrada de Beberibe (onde tem a estátua da Sagrada Família, passando pelo posto de gasolina, logo a frente).

Entrada de Beberibe

O lugar fica lotado de turistas, mas existem muitos bugres e todos vão enchendo e saindo rapidamente.

Ponto de saída dos bugres em Beberibe

Cruzamos o centro de Beberibe, passando pela igrejinha em direção a praia de Morro Branco. Se você está de carro pode ir por conta própria, seguindo até ver a praia do alto da rua.

Igreja de Morro Branco

Pelo caminho mais feiras de artesanato, sendo a mais conhecida uma que funciona dentro de uma casa onde em 1982 foi gravada a novela da Rede Globo “Final Feliz” (nunca tinha ouvido falar, mas é famosa por lá).

Casa onde foi gravada a novela global: Centro de compras

Siga pela rua até o final (com a bonita vista da praia abaixo) e encontrará a entrada para as Falésias de Beberibe em meio as dunas de areia.

Morro Branco vista de cima das Falésias

Portal de entrada da área das Falésias

Não é preciso pagar para atravessar pelas falésias em meio as dunas, em direção a Praia de Morro Branco.

Falésias de Morro Branco

Paisagem desértica

A caminhada dura cerca de 20 minutos em meio as falésias cujas areias possuem tonalidades diferentes e eram usadas para confeccionar artesanatos.

Uma caminhada leva do alto da cidade até as areias da praia em meio as areias quentes

Uma das marcas de Beberibe é o artesanato de garrafinhas com areias coloridas extraídas das praias da região. Na verdade hoje é proibido se retirar areia da área das falésias, devido ao impacto ambiental provocado, mas um artesão na praia nos explica que existem áreas autorizadas para a extração.

Artesanato com as areias coloridas da região

O caminho por dentro do Labirinto das Falésias termina em uma passarela de madeira que leva até a Praia de Morro Branco.

Passarela com escada liga as Falésias às areias da praia

A praia é ótima com o mar e os morros coloridos divididos pela faixa de areia branca. Se você veio de carro deve voltar pelo mesmo caminho, se estiver de bugre o motorista desce e espera no final da praia.

Areias coloridas nos paredões das Falésias e as areias da Praia de Morro Branco

Praia das Fontes

O passeio de bugre te leva até a Praia das Fontes em que a água desce por entre as falésias e brota de nascentes próximas da areia. Pequenas caixas e canos foram instalados para fazer com que as fontes sirvam de chuveiro para os banhistas.

Pequena nascente canalizada na Praia das Fontes

No fim da extensa faixa de areia da praia está Gruta Mãe D’água, uma caverna invadida pelo mar que pode ser acessada na maré vazante.

Gruta Mãe D'água: Uma pequena cavidade na pedra escavada pelas ondas

Dentro da gruta uma pequena cavidade com água do mar que é acessível na maré baixa

Lagoa de Uruaú

O fim do passeio de bugre é na Lagoa de Uruaú, um ótimo lugar para relaxar, com o mar do outro lado da faixa de areia.

Lagoa de Uruaú

A única maneira de se chegar na lagoa é com um carro 4X4 e é a única vantagem de se fazer o passeio de buggy...

Descansando nas águas quentes da lagoa junto ao mar

Canoa Quebrada

Voltamos à estrada e no final da CE-040 entramos na BR-304, passando por Aracati e seguindo em direção a Canoa Quebrada, totalizando pouco mais de 160 Km de Fortaleza.

A famosa Canoa Quebrada a 160 Km de distância de Fortaleza

A pacata vila de pescadores que na década de 1970 foi descoberta pelos hippies, hoje é um polo de turismo no Ceará com estrada asfaltada, restaurantes, hotéis e pousadas de luxo.

Praia de Canoa Quebrada

Mas apesar do forte turismo a vila continua com seu ar de energia alternativa e com opções para quem quer descansar no estilo “paz e amor”.

Não podia faltar a foto clássica ao lado do símbolo hippie da vila de Canoa Quebrada

Na praia, em meio as falésias, ainda se encontram as jangadas simples de madeira dos pescadores da região.

A bonita Praia de Canoa Quebrada

Nas areias de Canoa Quebrada
Jangadas marcam a paisagem praiana

Passamos a tarde na praia e almoçamos  por ali mesmo, voltando no final do dia para Fortaleza. Com isso deixamos de conhecer o maior atrativo da vila que é sua vida noturna.

Restaurante na Broadway

A rua principal é a Avenida Dragão do Mar, mas que é conhecida pelo apelido de Broadway, devido aos diversos bares e restaurantes com temas internacionais que enchem o lugar. De dia apenas alguns restaurantes estavam abertos, mas a noite é o ponto de encontro de todos.

A praça que liga a descida para a praia à Rua da Broadway

Na volta o passeio da agência para no Complexo Tradição, onde se vende rapaduras de todos os sabores que se possa imaginar (lugarzinho para turistas). Interessante é a maior rapadura do mundo em exposição com 3,85 metros de comprimento e mais de 5 Kg de peso.

Complexo Tradição: Mais uma parada para compras no tour

A maior rapadura do mundo em exposição
Dicas:

- Não curto muito esses passeios pagos, valeria mais a pena alugar o carro, seria mais barato até, portanto considere essa possibilidade;
- É possível conhecer Morro Branco e a Praia das Fontes de carro próprio, apenas a Lagoa de Uruaú é de difícil acesso. A estrada para Canoa Quebrada está em bom estado e é bem sinalizada;
- Não dormimos em Canoa Quebrada mas ficamos com vontade. A vila é conhecida pela agitação noturna e pelos bares da Broadway. Se você puder fique pelo menos uma noite por lá;
- Próximo a Fortaleza e antes de Morro Branco está a praia do Beach Park, com o famoso parque aquático. Não fomos lá, pois um amigo foi e disse que era bem caro e não compensava tanto. Existem diversos parques aquáticos nas redondezas de Fortaleza, se você curte esse tipo de lugar vale pesquisar outras opções também.


2 comentários:

  1. Adorei as dicas e já estou anotando tudo. Domingo partiremos e depois contamos tudo para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Uma ótima viagem pra vcs e voltem para contar mesmo ;-)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão