terça-feira, 14 de março de 2017

Roteiro: Uma Semana no Ceará

Tínhamos uma semana inteira de folga e uma grande vontade de conhecer um estado do nordeste brasileiro, abrimos o mapa e escolhemos o Ceará, já que os muitos dias permitiriam conhecer Jericoacoara e Canoa Quebrada, além de Fortaleza e seus arredores...

Nosso Roteiro

Aproveitamos para conhecer um pouco do interior do Ceará, e não apenas as praias, e montamos o roteiro da seguinte forma:

1º Dia: Fortaleza
4º Dia: Jericoacoara
5º Dia: Jericoacoara x Viçosa do Ceará
7º Dia: Canindé (e retorno à Fortaleza)

Passamos apenas um dia inteiro em Fortaleza e no segundo dia fizemos o Tour das Três Praias, que leva até canoa Quebrada, retornando para a capital do estado a noite. No terceiro dia alugamos um carro para facilitar os deslocamentos e partimos em direção a Jeri, conhecendo as praias no caminho e dormindo em Mundaú.

No quarto dia chegamos em Jericoacoara depois de meio dia (mesmo a partir de Mundaú é longe...), passando a tarde e noite por lá, além da manhã seguinte. Depois seguimos em direção à região serrana e fomos conhecer a cidade histórica de Viçosa do Ceará.

Passamos um dia em Ubajara, onde está o menor Parque Nacional do Brasil e fizemos a trilha até a gruta, dormindo na cidade e partindo na manhã seguinte em direção a Canindé. No final do dia seguimos para Fortaleza onde, na madrugada, tomamos nosso voo de volta ao Rio de Janeiro.

Foi uma semana bem corrida e cansativa, principalmente pelo grande tempo de estrada no último dia, mas valeu cada quilômetro rodado.

Nos próximos posts estão nossas dicas e lugares visitados em cada dia do roteiro, para ajudar a montar o seu. Mas se você não tem uma semana inteira aproveite 3 ou 4 dias nos arredores de Fortaleza, indo até canoa Quebrada ou faça uma viagem direta para Jericoacoara, guardando um dia para a capital cearense.