terça-feira, 18 de abril de 2017

Viçosa do Ceará /CE

Fomos conhecer um pouco do interior do Ceará, normalmente um destino esquecido pelos viajantes que privilegiam o litoral. No nosso mochilão por lá deixamos Jericoacoara depois de uma viagem praiana desde Fortaleza e resolvemos voltar por dentro do Estado. A histórica Viçosa do Ceará é uma cidade serrana com clima bem diferente do que havíamos encontrado até então.


Para se chegar até lá é preciso subir a Serra da Ibiapaba e no caminho vimos as marcas da seca que atinge a região. Cenas tristes de gado morrendo de sede e queimadas no mato seco que chegam até a estrada.

Queimada nas encostas da serra

Resultado da seca no nordeste

Mas quando se sobe a serra o clima muda e aquele calor do sertão parece desaparecer em meio as montanhas e a viagem por si só já pelo visual da estrada.


Nossa viagem desde Jijoca de Jericoacoara até Viçosa do Ceará durou menos de duas horas e depois de metade do dia na Lagoa do Paraíso chegamos lá com fome, por isso paramos no Restaurante Mirante da Lagoa que fica bem no centro da cidade.

Mirante da Lagoa

A lagoa no centro de Viçosa estava com nível de água bem baixo por conta da seca, mas não tirou o charme da praça e da vista do restaurante. Achamos a comida lá ótima e indico para quem quiser almoçar em Viçosa.

Lagoa de Viçosa no centro da cidade

Ótimo restaurante diante da lagoa

Viçosa foi a primeira cidade fundada no Ceará e ainda conserva o casario colonial bem preservado. Passamos a tarde por lá caminhando pelas ruas e passeando pela cidade.

Casario colonial bem preservado

A cidade histórica é conhecida pela arquitetura e o Palácio Monsenhor Carneiro, onde funciona a Câmara Municipal é um exemplo.

Palácio Monsenhor Carneiro onde funciona a Câmara Municipal de Viçosa do Ceará

A arquitetura moderna da Praça Clóvis Beviláqua contrasta com as antigas construções no seu arredor. Casario antigo de um lado e uma moderna e ampla praça do outro dividem as ruas do entorno.



Praça Clóvis Beviláqua

Diante da praça está a Igreja de Nossa Senhora da Assunção que, dizem os moradores mais antigos, possui saídas subterrâneas para diversas casas da cidade.

Praça Clóvis Beviláqua com a Igreja ao fundo

Viçosa era inicialmente terra dos índios Tabajaras e contam as lendas que os jesuítas criaram saídas secretas da igreja para fugir dos ataques indígenas na época da colonização portuguesa.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Uma das construções importantes da cidade é o Teatro Pedro II que data de 1909 e é um dos mais antigos do Ceará e recebeu o nome do antigo imperador do Brasil mesmo tendo sido erguido pouco depois do início do período republicano.

Erguido em 1909 o Teatro Pedro II é um dos mais antigos do Ceará

Viçosa é famosa pelos festivais de música e outras festas na região, mas quando estivemos lá não havia nenhuma acontecendo.

Viçosa é conhecida pelo belo casario

Igreja de São Francisco de Assis
Arquitetura colonial da cidade

Mas a atração mais conhecida da cidade é a Igreja do Céu que está no ponto mais alto da cidade. Para se chegar nela pode-se subir pelas ladeiras nas ruas ou pela escadaria com os Passos da Paixão de Cristo.

Igreja do Céu no alto das escadarias

A subida cansa mais compensa

A capela de Nossa Senhora das Vitórias está a 900 metros acima do nível do mar e lá do alto se tem uma vista privilegiada da cidade e da paisagem do entorno.

Igreja de Nossa Senhora das Vitórias conhecida como Igreja do Céu no ponto mais alto da cidade
Paisagem vista do mirante diante da igreja com a cidade abaixo e a serra ao fundo

Inaugurada em 1938 a igreja ganhou um Cristo de braços abertos no ano seguinte, obra de um escultor italiano.

Igreja do Céu

Cristo Redentor no alto da igreja

A Igreja do Céu é o cartão postal de Viçosa do Ceará e quando estivemos por lá havia uma grande obra para construção de um complexo turístico no seu entorno. Creio que com tudo concluído (sabe-se lá quando) e um pouco de divulgação a cidade entrará de vez no mapa do turismo da região.
  
O centro da cidade com a lagoa vistos do alto


Dicas:

- Viçosa do Ceará possui uma rampa de voo livre para quem gosta;
- A cidade possui diversas cachoeiras no seu entorno, mas devido a forte seca na região fomos orientados que não valia ir até elas quando estivemos por lá;
- Ficamos apenas uma tarde curta por lá, almoçamos, passeamos e fomos embora, não há muito o que fazer fora dos festivais por lá. Vale verificar se tem alguma festa na época em que for. Festivais de músicas e festas gastronômicas são uma ótima desculpa para uma noite na serra cearense;

- O turismo gira basicamente em torno do mirante da Igreja do Céu, quando a obra estiver concluída será um atrativo permanente na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão