domingo, 6 de dezembro de 2015

Toledo


Passamos um dia na cidade medieval de Toledo nos arredores de Madrid. Partindo da Estação de Atocha, em Madrid, a viagem até a cidadela dura 33 minutos e é possível comprar os bilhetes de ida e volta na hora, apesar de eu indicar passar na estação (ou pela internet) e adquirir com antecedência, pois são bem concorridos e você pode não encontrar para o horário que deseja.




Chegando na Estação de Trem de Toledo você encontrará diversos ônibus e vans turísticos oferecendo transporte para o centro histórico, além de taxis, mas é possível ir de ônibus comum ou até mesmo caminhando (foi o que fizemos) apesar de a estação ser um tanto quanto afastada do centro.

 
A bonita estação de trens de Toledo

O que com certeza não compensa é pagar para um ônibus turístico para visita guiada (oferecidos diante da estação), pois veículos não circulam no interior da cidade e os ônibus apenas transitam por fora do centro e das muralhas seguindo até uma praça principal e voltando, ou seja, terá que andar se quiser conhecer Toledo! Pode-se chegar neste mesmo ponto de ônibus comum (no ponto ao lado da estação), pagando-se infinitamente menos.




A caminhada é um pouco longa, mas logo se chega a Ponte de Alcântara e o portal de mesmo nome que levam até as muralhas da cidade. Toledo ainda possui parte da muralha original e diversas portas de acesso.

 
Ponte de Alcântara e o portal de mesmo nome

Outra porta famosa é a Puerta Del Sol que tem um arco mourisco duplo e uma estátua de Cervantes. Deste ponto é possível subir seguindo pelo caminho que cruza a porta ou descer em direção a Porta de Bisagra, outra entrada da cidade.

 
Puerta Del Sol
 
Cervantes na Porta do Sol


A Puerta de Bisagra foi erguida pelos povos árabes durante o segundo período de dominação islâmica na região. Os mulçumanos reforçam as muralhas e transformam Toledo, que na época se chamava Al Àndaluz, em uma cidade fortaleza independente no califado.

 


Quando o Rei Afonso VI conquista a cidade derrotando os árabes, em 1085, ele entra em Toledo pela Puerta de Bisagra. Este é o único portão que manteve suas características militares originais, possuindo uma torre árabe entre as torres laterais.

Puerta de Bisagra

Próximo a Porta de Bisagra, do lado de fora da área histórica, encontra-se um dos centros de informações turísticas, onde é possível adquirir um mapa da cidadela e algumas dicas do que visitar com o tempo que se tem disponível.

 
Muralha no limite da área histórica

Margeando a muralha se entra na cidade pela única rua com tráfego de veículos, e por onde o ônibus turístico sobe, se chega na Plaza Zocodover que tem esse nome devido a um antigo mercado mouro que aqui existiu.

 
Praça Zocodover: único lugar com acesso de veículos

A praça é a principal de Toledo e nela estão diversos restaurantes e cafeterias. Para quem escolheu a opção de pegar o ônibus turístico, esse é o ponto de descida e início da caminhada para explorar a cidade.

 
Prédio e portal de pedestres na Zocodover

Junto a praça está o Alcázar, onde encontra-se o Museu Nacional do Exército, o prédio mais onipotente de toda a cidade e símbolo de Toledo, já que suas torres podem ser vistas de longe.

 
O Museu Nacional do Exército funciona no prédio do Alcázar
 
O Alcázar e suas torres marcam a paisagem de Toledo de qualquer ângulo que se olhe


Cruzando o portal na praça se chega a um antigo prédio do século XVI onde funcionou um hospital e hoje está montado o Museu de Santa Cruz. O museu possui um grande acervo de belas artes, estando entre elas obras de El Greco.

 
Museu de Santa Cruz

Uma dica que deixo é adquirir a pulseira que dá acesso a seis pontos turísticos da cidade (Iglesia de Los Jesuitas; Monasterio de San Juan de Los Reyes; Mezquita Del Cristo de La Luz; Iglesia de Santo Tome; Iglesia Del Salvador e Sinagoga de Santa Maria La Blanca). Para comprar o acesso aos seis monumentos, basta se dirigir a bilheteria de qualquer um deles e pedir a pulseira ao invés da entrada convencional. O passe custa oito euros e comprando os ingressos separados para cada um dos lugares o custo total é de quinze euros!!! Cada ingresso custa € 2,50, portanto se visitar quatro lugares a pulseira já valeu o investimento...

 
Convento Real de La Purisima Concepcion

Entre os pontos turísticos que se pode visitar com a pulseira estão as sinagogas da cidade. Na verdade são antigas mesquitas mouras a muito transformadas em templos católicos pelos romanos e que hoje estão abertas a visitação.




A Mesquita Cristo de La Luz com seus arcos esculpidos na fachada se transformou em Ermita Cristo de La Luz em 1187, mas manteve toda a estrutura do antigo templo mulçumano.

 
Interior da Mesquita Cristo de La Luz

A mesquita, construída no ano 999 fica próxima a porta de entrada da cidade que tem o mesmo nome do templo e era usada pelos mulçumanos que chegavam ou deixavam a cidade, sendo uma das mais antigas da Espanha e a mais bem conservada entre as dez que chegaram a existir em Toledo.

Detalhe das pinturas redescobertas no templo

Detalhes das colunas no interior

Do lado de fora belos jardins e um mirante sobre parte da cidade são um convite ao descanso e a apreciação da paisagem.

 
Jardins da Mesquita com a Cristo De La Luz ao fundo
 
Mirante com vista para fora das muralhas de Toledo nos jardins da mesquita


Outra sinagoga famosa e que vale a visita é a de Santa Maria La Blanca, considerada a mais antiga e maior das mesquitas de Toledo.





A fachada da mesquita é simples
Construída em 1180 e transformada em igreja no ano de 1405, a mesquita foi palco de um massacre de judeus no ano de 1391, com o aumento da intolerância religiosa que culminou com a expulsão dos judeus da cidade.

 
Detalhe da pintura e teto da sinagoga

Chamada inicialmente de Sinagoga Maior a mesquita mudou o nome para o atual com a conversão do templo, mas manteve seus belos arcos mudéjar.

 
Arcos Mudéjar no interior da Mesquita de Santa Maria La Blanca

Outra mesquita transformada em templo católico, e que se pode conhecer com a pulseira turística, é a Igreja de El Salvador que tem a torre mais antiga de Toledo.

 
Iglesia Del Salvador
 
Interior da igreja e antiga sinagoga

Arquitetura típica das igrejas que já foram sinagogas

A igreja foi erguida sobre uma antiga mesquita e guarda ainda em seu interior escavações arqueológicas que estudam suas fundações e segredos enterrados sob o templo. Uma curiosidade são as tumbas encontradas em seu interior.

 
Escavações arqueológicas no templo com uma tumba a esquerda

Outra curiosidade na igreja é a coluna visigoda que contém imagens da vida de Cristo gravadas na pedra. Toledo foi a capital do reino Visigodo, que surgiu após a queda do Império Romano e antes da invasão árabe na península. A coluna é um dos poucos vestígios dessa época.

 
Coluna Visigoda

Outros templos de Toledo foram construídos sobre antigas mesquitas. Na cidade destacam-se algumas igrejas como a de Santiago Mayor, com sua torre na rua de subida próxima a Porta de Bisagra, e a igreja de São Tomé onde está uma das grandes obras de arte de El Greco: El Entierro del Conde de Orgaz. A pintura impressiona pela beleza e não se pode fotografar, mas deixo aqui uma reprodução da internet para que se tenha uma ideia do que vi lá.

 
Iglesia de San Tiago Mayor
 
Igreja de São Tomé que abriga a famosa pintura de El Greco

Reprodução da Internet: El Entierro del Conde de Orgaz


Visitamos também a Igreja Jesuíta de São Ildefonso, construída entre os séculos XVII e XVIII e hoje diante da igreja uma pacata praça com bons restaurantes. O interior é simples e belo, mas o que mais atrai o turismo neste lugar é a possibilidade de subir a torre sineira.

 
Igreja Jesuíta de San Ildefonso em uma bela praça com restaurantes e cafeterias
 
Igreja de San Ildefonso


Do alto da torre da igreja se tem uma bela vista da cidade, com a torre da catedral e o Alcázar se destacando na paisagem. Com certeza vale a pena a subida da escadaria ;-)

 
Escadaria da torre sineira da igreja
 
Famosa paisagem de Toledo com o Alcázar e a torre da Catedral sobre a cidade


Além das igrejas e antigas mesquitas que se pode visitar com a pulseira turística, fomos ao Convento de San Domingo El Antiguo que possui uma interessante coleção de obras de arte, como um retábulo de El Greco. Mas o mais interessante no convento é que o próprio artista está sepultado em seu interior e é possível ver o lugar de descanso eterno de El Greco através de uma fenda, pois o convento é utilizado ainda hoje por religiosos reclusos e a visita se restringe a uma pequena parte entre a igreja e uma sala de exposição de arte. Fotos são proibidas.

 
Convento de santo Domingo: Túmulo de El Greco

Para finalizar os templos religiosos da cidade não deixe de conhecer a Catedral de Toledo que foi erguida sobre uma antiga igrejinha do século VII. A construção que se iniciou em 1226 durou quase três séculos e foi finalizada em 1493. Ainda hoje a Missa Moçárabe, que data do tempo dos visigodos, é realizada na Catedral.

 
Catedral de Toledo
 


Diante da Catedral está a Plaza del Ayuntamento com o prédio da Prefeitura e o Palácio do Arcebispo. Esta praça é um dos lugares mais movimentados da cidade junto a Plaza de Zocodover.

Prefeitura

Palácio do Arcebispo

Aliais, todo o caminho entre as duas praças é muito movimentado, com turistas indo e vindo todo o tempo. A Calle Del Comercio parte da Plaza Zocodover em direção a Plaza Ayuntamento e é repleta de lojas para turistas.

A movimentada Rua do Comércio de Toledo

Muitas lojas vendem armas e armaduras medievais em Toledo, isto se deve a cidade ter sido um grande centro de fabricação de armas no passado árabe, em uma tradição que perdura até hoje.

 
Lojas típicas para turistas enchem as ruas
 
Armas e armaduras medievais são vendidas em toda parte


Mais Toledo vai muito além das ruas principais e caminhar por entre as ruelas repletas de lojas de artesanato e todo tipo de badulaques para turistas é uma ótima experiência.




Comer na Espanha é uma experiência no mínimo interessante, já que cada refeição é composta por dois pratos diferentes (que para mim seriam o equivalente a duas refeições boas) e a sobremesa. Quase todos os restaurantes vão oferecer um preço para todo o conjunto e se prepare para comer muito! O problema é que isso encarece um pouco as coisas para meu padrão mochileiro, mas pesquisando se come bem e barato, por isso deixo aqui minha indicação de lugar simples e bom em Toledo. O restaurante “Almacem 51”, que fica na Plaza de El Salvador, serve ótimas refeições por bons preços.

 
Gostamos do Almacem 51
 
Entrada + prato principal + vinho + sobremesa + café


As charmosas ruas medievais nos revelam algumas surpresas pelo caminho, como a casa onde morou Santa Teresa de Jesus, que é marcada por uma placa de azulejos com esta informação.



Casa onde viveu Santa Teresa de Jesus


Toledo foi edificada sobre uma colina e de seus limites pode-se ter uma boa visão dos arredores. A cidade é margeada pelo mesmo Rio Tejo que corta Portugal, mas aqui ele é chamado de “Rio Tajo”. A vista da paisagem com o rio rende boas fotos e um bom momento contemplativo de descanso.

 
Mirante com o Rio Tajo ao fundo do vale

Construções romanas também marcam a cidade até os dias de hoje e um dos elementos mais representativos da cultura romana da época eram as termas, lugares que além da função básica de higiene também funcionavam como clubes sociais, onde eram fechados acordos políticos.

Escavações arqueológicas das antigas Termas Romanas

Escavações arqueológicas encontraram termas romanas em alguns lugares da cidade, sendo um dos mais famosos os existentes nas Cuevas de Hercules. O nome está associado a lenda de que o lugar seria usado pelo famoso herói mitológico, que teria vivido na cidade.

 
Cuevas de Hércules

Para finalizar os lugares que podem ser visitados com o valor único da pulseira turística indico conhecer o Claustro de San Juan de Los Reyes, encomendado após a vitória na Batalha de Toro, em 1476, para abrigar o sepulcro dos Reis Católicos Fernando e Isabel, o que nunca aconteceu.

 
Claustro de San Juan de Los Reyes
 
Entrada dos claustros


No interior destacam-se o retábulo maior no altar, que retrata desde Jesus a caminho do calvário até o descendimento da cruz, e a decoração que exalta o reinado político dos chamados Reis Católicos com o símbolo da águia de San Juan.

 
Retábulo do altar
 
Águia e escudo símbolos dos Reis Católicos


No interior da igreja está o sepulcro de trinta padres franciscanos considerados mártires após serem mortos em 1936 durante a Guerra Civil espanhola que levou a uma violenta perseguição de religiosos em todo país.

 
Quadro em homenagem aos mártires de 1936
 
Sepulcro de 30 franciscanos martirizados


Pode-se percorrer os claustros de dois andares que rodeiam um belo jardim interno, comum nos monastérios medievais. O teto mudéjar multicolorido em madeira dos corredores do claustro são uma das atrações do lugar.

 
Corredor do Claustro
 
Claustros de San Juan de Los Reyes

Impressionante arte no teto do segundo andar do corredor


Interessante saber que o monastério foi duramente bombardeado por tropas de Napoleão Bonaparte e teve sua biblioteca devastada, sendo restaurado posteriormente e se transformando em Monumento Nacional em 1926.





O dia já chegava ao fim quando paramos para lanchar em uma cafeteria na Praça Zocodover (bem caras aliais) e voltamos na direção da estação de trem, fora dos limites das muralhas antigas, descendo pela rua que margeia a Puerta Del Sol em uma grande caminhada de volta.



Voltamos caminhando e fomos surpreendidos por um magnífico pôr-do-sol com a cidade se iluminando enquanto a noite cobria a colina e um céu vermelho recebia os últimos raios de sol no horizonte.






Da Ponte de Alcântara vimos pela última vez a cidade do mesmo ângulo que a conhecemos, com o Alcázar marcando a paisagem com suas torres, mas com uma iluminação diferente com o cair da noite.

Voltando pelo mesmo caminho caminhando

Era hora de voltar para a capital espanhola, já que no dia seguinte iríamos partir de lá para Sevilha. Compramos as passagens da volta de Toledo com antecedência, em Madrid, e já tínhamos o horário da volta definido quando reservamos um dia na cidade o que foi bem cansativo, mas muito bom, pois em menos tempo não teríamos conhecido tão bem a cidade. Fica a dica ;-)

Estação de Trens de Toledo no fim do dia

Gastos para 2 pessoas em Março de 2015:

- Passagens entre Madrid e Toledo (ida e volta): € 41,90
- Pulseiras turísticas: € 16,00
- Convento de Santo Domingo: € 5,00
- Almoço: € 24,00
- Lanche mais chocolate quente com churros: € 13,68

7 comentários:

  1. Liany A Garves24/05/2019, 02:21

    Amo Toledo. Eu visitei lá em 2013 e vejo que várias coisas já foram mudando né! Eu fui de ônibus na época porque era mais barato mas me parece que o trem é mais rápido! Amei as dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Ouço falar tanto das histórias de Toledo que uma magia se criou em torno dessa cidade... Ver as fotos desses castelos e das outras construções só fez aumentar ainda mais a vontade de visitar.

    ResponderExcluir
  3. Que cidade mais gracinha! Estou montando um roteiro pela Espanha e vou incluí-la nele. Seu artigo vai me ajudar muito! Fotos lindas e muita dica bacana!

    ResponderExcluir
  4. Thiago Carvalho03/06/2019, 19:46

    Ah, Toledo... Visitei quando era criança há quase vinte anos e ler esse post foi extremamente nostálgico! Obrigado por compartilhar. Minha esposa não conhece e certamente retornaremos juntos com nosso filho. Já favoritei a página!

    ResponderExcluir
  5. Gente! Que charme essa cidade! Se tem uma coisa que sou apaixonada é por cidades medievais!! Eu encontrei algumas durante meu último mochilão pela Europa(Uma delas na Espanha também) Mas Toledo eu deixei passar! Já está na minha listinha!!

    ResponderExcluir
  6. E pensar que existe uma cidade medieval tão pertinho de Madrid, né? Toledo sempre está na minha lista de desejos de viagem. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Amo essas opções de bate e volta que a Europa oferece! Conhecer Toledo é uma oportunidade incrível pra quem está em Madrid. Espanha é um sonho pra mim e quando for, essa belezinha de cidade estará em meu roteiro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão