domingo, 8 de maio de 2016

Litoral a norte de Natal /RN

O litoral a norte da cidade de Natal possui lindas praias que podem ser exploradas a partir da capital potiguar.

A principal dica que deixo para quem quer conhecer o litoral norte é: Contrate um Buggy! Existem centenas de bugueiros em Natal, mas o custo não varia muito entre eles. O passeio percorre nove praias e tem duração de sete horas aproximadamente.

Recomendo o passeio de bugre pelas praias do litoral norte saindo de Natal

É possível conhecer as praias viajando de carro pelas estradas, mas fica extremamente mais complicado, pois apesar de ser um único litoral as praia não são interligadas por uma estrada costeira. O buggy por sua vez atravessa todas as praias pela faixa de areia tornando o passeio bem mais rápido e interessante.

As praias são lindas e de águas quentes

Saindo de Natal deve-se cruzar a bonita ponte Newton Navarro em direção ao litoral norte onde está a Praia da Redinha, a única a norte antes de sair da cidade e a primeira parada do Buggy.

Cruzando a ponte Newton Navarro

Aline na Praia da Redinha com a ponte e os prédios de Natal ao fundo

Seguindo pela faixa de areia percorremos a Praia de Santa Rita, a primeira fora dos limites de Natal, já no município de Extremoz. Uma bela praia de águas fortes e grande faixa de areia.

Início do passeio no buggy

Praia de Santa Rita

Finalmente entra-se no Parque Turístico e Ecológico das Dunas de Genipabu, que fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental. O buggy sobe e desce as dunas e neste ponto você pode escolher se o passeio vai ser com ou sem emoção. Caso goste de emoção se prepare! rs

Dunas de Genipabu

As dunas móveis mudam diariamente e deve-se ter muita experiência para percorrer o lugar que parece um verdadeiro deserto. Nas dunas foram gravadas algumas novelas famosas como “O Clone” e “Tieta do Agreste”.

Pode-se fazer um tour com emoção, mas se segure!

APA de Genipabu

Entre as dunas estão algumas lagoas e paramos para algumas fotos. O visual do alto das dunas é lindo, com a cidade de Natal ao fundo. Quando estivemos por lá (início de 2016) as lagoas estavam com nível de água muito abaixo da média, demonstrando os efeitos da seca na região.

Lagoas secando entre as dunas: Estiagem ameaça o lugar

A cidade de Natal vista do alto das dunas de Genipabu

Todos os bugres param neste ponto para fotos e o movimento é sempre grande, logo surgem pessoas com jegues oferecendo para fotos com os turistas. Não subimos no bichano, mas registrei uma foto do simpático jegue.

Mais umas voltas subindo e descendo as dunas com ou sem emoção (rs) e se chega na parada dos Dromedários. Um estrangeiro trouxe os bichos da Espanha e explora fotos com os turistas nas Dunas de Genipabu. Não curtimos esse tipo de exploração, então só olhamos os animais, que pareciam estar muito bem cuidados.

Dromedários espanhóis no deserto potiguar

Para quem curte é possível montar o dromedário e até se vestir com roupas típicas para fotos. Mas aviso que é tudo muito caro!

Cobra-se caro para uma foto montado

A Praia de Genipabu é linda e me apaixonei à primeira vista. O lugar entrou na minha lista das melhores praias do país (um dia posto MINHA lista). Vista do alto da duna o lugar já é encantador e quando descemos em direção ao mar pedi para o bugueiro dar uma parada não programada para um banho de mar neste paraíso.

Genipabu: Amor a primeira vista!

Podia ficar o dia todo ali naquela praia... Genipabu é realmente incrível, com águas quentes e mar de ondas calmas e constantes, a praia diante de uma duna é um cenário digno de filme. Vale muito uma parada na praia para relaxar.

Genipabu

Deixando Genipabu em direção a Praia de Pitangui é necessário se atravessar a Barra do Rio Ceará-Mirim em uma balsa. O valor está em torno de R$17,00 por veículo e a fila pode ser grande com bastante tempo de espera em alta temporada.

Fila de carros para travessia da Barra do Rio

Balsas atravessam os carros até a outra margem

Do outro lado está a Praia de Graçandú que se une a Praia de Pitangui. Mas a grande atração do lugar é a Lagoa de Pitangui, onde um bar foi montado e oferece uma ótima estrutura aos turistas.

Bar da Lagoa de Pitangui

Parada para descanso na lagoa

Lagoa de Pitangui

Depois de um banho nas águas doces da Lagoa de Pitangui é hora de subir as dunas novamente. Do alto um mirante permite admirar a orla mais abaixo.

Praia de Graçandú vista do alto das dunas

Seguimos pela Praia de Pitangui em direção a Jacumã. No caminho encontramos uma lagoa junto a faixa de areia da praia, onde foi montado um pequeno bar. Pedi para parar neste ponto e aproveitamos um pouco das águas salgadas e doces divididas pela faixa de areia da praia. Deu até para aproveitar e petiscar alguma coisa em um descanso relaxante.

Praia de Pitangui

Faixa de areia divide uma lagoa doce do mar

Banho de águas doces na beira do mar

As dunas em Jacumã guardam diversas atrações para os visitantes que chegam de buggy e uma das mais famosas é o “Esquibunda”, um tobogã natural em uma duna onde o visitante desce, sentado em uma prancha, deslizando até as águas de uma lagoa mais abaixo.

Duna por onde se desce sentado em uma prancha até as águas: Esquibunda!

Foi montado um verdadeiro parque de diversões nas dunas e depois de um pouco mais de emoção nas areias com o buggy, se chega ao complexo. Na estrutura montada está o famoso “Aerobunda”, uma tirolesa que leva o visitante a um “voo” direto para as águas abaixo com uma aterrissagem sentada nas águas.

Aerobunda: Uma tirolesa que faz o visitante chegar sentado na água

A atração é anunciada pelos operadores como um passeio de avião, barco e trem em um único ingresso, pois o visitante voa na tirolesa até a água onde é resgatado por uma jangada, e por fim, a volta ao alto da duna se dá em um carrinho que corre sobre um trilho puxado por uma corda e um motor.

O resgate é feito em uma jangada na lagoa

Para os mais corajosos é possível descer de frente em uma prancha deslizando sobre uma manta plástica duna abaixo até as águas quentes da lagoa. Todas as atrações são cobradas a parte.

Tem coragem? rs

Deixando as dunas seguimos para a última cidade do percurso: Muriú. Percorremos a Praia de Porto Mirim, já em Muriú e chegamos a praia de mesmo nome do lugar.

Praia do Porto Mirim

Praça de Muriú

Muriú

Existem diversas opções para almoçar, mas muitos bugres levam o visitante para um previamente contratado (e mais caro), como estávamos só nós no buggy pudemos escolher onde queríamos comer e paramos em um restaurante em Jacumã junto do mar onde pude aproveitar a praia enquanto aguardava o prato.

Restaurantes simples de Muriú

Várias opções de lugares para quem pode explorar

A vista da nossa mesa de almoço

Depois de almoçar é só voltar por mais de uma hora percorrendo as areias das praias. Os motoristas não entram mais nas dunas (afinal estão todos de barriga cheia!) e é ótimo aproveitar a viagem de volta com o vento no rosto e as belas vistas do mar.

Praia de Jacumã

Quando passamos por Genipabu pedi para mais uma parada, pois realmente me apaixonei pela praia. Foram só mais uns minutos para curtir o lugar e me despedir. Depois voltamos para Natal.

Meu último banho em Genipabu, já sentindo saudades

Depois de um dia de emoção com o buggy a volta tranquila pelas areias

Dicas:

Mesmo que você não curta fazer passeios turísticos pagos ou não se importe de não conhecer lugares marcantes de cada viagem, eu recomendo fazer o percurso de buggy;

Não compensa tentar fazer por conta própria, pois o passeio te leva a toda a orla em que não se chega de carro convencional e te possibilita brincar nas dunas;

Fizemos o tour fora de feriados ou temporadas de férias e mesmo assim estava bem movimentado. Fazer esse passeio em feriados ou férias escolares pode ser um pouco mais complicado, já que todos os lugares estarão super lotados de turistas, tirando um pouco da paz e da graça do percurso;

Pagamos R$330,00 pelos serviços do bugueiro (em março de 2016), mas você pode rachar com outros grupos, pois cada carro leva até 5 pessoas (neste caso vai ter briga para ver quem vai no banco do carona e quem vai em cima na parte de trás);

Os valores das atrações nas dunas são pagos a parte e cada brincadeira saiu por R$12,00 por pessoa;

Os valores em épocas de muita procura podem quase dobrar.

1. Ainda não conheço o litoral norte de Natal, mas com certeza não da pra ficar sem alugar um buggy... Eu AMO!! Além de conhecer os lugares, as aventuras com emoção são demais! :D Amei o post detalhado com valores, já quero ir na minha proxima viagem!

2. silvia carvalho25/03/2019, 14:24

Ai como eu adoro o Nordeste! Só visitei Natal quando eu era muito pequena e faz tempo que penso em voltar! Ler o seu post sobre as praias do litoral norte aumentou a vontade de voltar! O que foi a sua foto da cidade vista a partir das dunas de Genipabu?

3. Ola,
    Desde que eu cheguei no Brasil, faço questão de conhecer cada estado e o máximo do Nordeste. Natal é uma das cidades que ainda nao conhecemos. Quais praias recomenda la, fora aquela do artigo ? Alguns hotéis bacanas ?

4. Carla Macedo25/03/2019, 18:06

Natal é tudo de bom né? Também tive a oportunidade de conhecer esses locais e fiquei encantada. Os dromedários realmente se consagraram né? rs. Lindo post, repleto de dicas e fotos top, parabéns!

5. Nossa, fiz essa viagem há uns 13 anos e foi ótimo recorda-la através do seu post! Também me aventurei na tirolesa e tirei foto com o jegue, mas sem coragem de subir (acho um pouco de maldade).

6. Eu adorei Natal, fiz alguns passeios, mas esse do buggy ficamos com receio se era confortável ou não, pois o tempo era longo. Vendo os lugares visitados vejo que da próxima vez vou fazer o passeio com certeza, adorei!

7. Ai que delícia! Preciso voltar a Natal para relembrar bons momentos desse roteiro. Também não gosto desse tipo de turismo, onde se explora animais para ganhar dinheiro, inclusive as famosas charretes ou mergulho com golfinhos. Acho o fim!
    Com certeza, a melhor forma de conhecer a região é através dos passeios de buggy.

8. Nossa! Quando fui a Natal, eu ainda era criança e ainda por cima fiquei doente durante toda a viagem. Não aproveitei nadica de nada! E vendo essas fotos, só cresce a certeza: tenho de voltar. Praias belíssimas! Adoro as dunas. E acho que teria coragem, sim, de escorregar na manta plástica, haha! Muito bom! Ótimo o post!