sábado, 7 de setembro de 2019

Canela /RS

Aproveitamos um dia de nossa viagem em Gramado para conhecer a cidade vizinha, utilizando o BusTour conhecemos as diversas atrações na estrada que liga Gramado a Canela e percorremos a pé o pequeno centro da cidade.

O que fazer em Canela

Um dos lugares mais conhecidos de Canela está logo na divisa com a vizinha Gramado, na estrada. O Mundo a Vapor rende ótimas fotos diante da locomotiva caída na fachada que é uma réplica de um acidente ocorrido na França em 1895.

Mais que um museu, o Mundo a Vapor é um parque temático completo com máquinas em tamanho real e miniaturas completas que reproduzem processos industriais inteiros. Uma curiosidade em exposição é o relógio a vapor, um dos únicos 2 únicos do mundo.

Um dos 2 únicos Relógios a Vapor do mundo

Bem próximo dali estão o Museu da Moda e o Museu dos Beatles, mas não visitamos nenhum deles, apesar de eu ser fã da banda inglesa...

Essa questão do que visitar é importante no planejamento, pois existem diversas atrações na região, mas planeje o que mais interessa em relação ao tempo que tem livre.

São muitos parques temáticos na região entre Canela e Gramado

O centro de Canela é bem pequeno e conta com uma feirinha de artesanato montada em casinhas coloridas na praça e muitos restaurantes.

Casinhas coloridas vendem artesanato no centro

Passamos na antiga estação ferroviária da cidade onde repousa a histórica locomotiva La Meuse e um pequeno centro gastronômico, com bons restaurantes.

Restaurante montado em um antigo vagão de trem na Estação Central

Uma caminhada pelas ruas de Canela nos leva até a famosa Catedral de Pedra, a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade e principal cartão postal de Canela.

A famosa Catedral de Pedras vista de lado

Ao lado está a Casa Auxiliadora, um prédio histórico onde hoje funciona um hotel de luxo, uma cafeteria e outras lojas no térreo. Na praça ao redor da igreja estão restaurantes e lojas voltados a todo o tipo de turista.

Chocolateria montada na Casa Auxiliadora

Depois de conhecer o centro voltamos ao BusTour e seguimos para um dos maiores atrativos turísticos da cidade, o Parque do Caracol.

Utilizamos o ônibus turístico para conhecer Canela em 1 dia a partir de Gramado

Na estrada entre o centro de Canela e o parque estão algumas outras atrações como os Parques temáticos Terra Florybal e Vale dos Dinossauros, o primeiro um verdadeiro parque de diversões e o segundo um parque montado para fazer o visitante se sentir no filme Jurassic Park. Ambos exigem tempo e não entramos.

Parque temático Terra Mágica Florybal

Um verdadeiro Parque dos Dinossauros com todas as referências possíveis aos filmes

Parque Estadual do Caracol

O parque tem duas portarias, a mais embaixo na estrada é onde estão as trilhas e áreas de vivência enquanto a mais acima leva até o mirante de 360º e os bondinhos para uma vista diferente de toda a área.

Torre de observação na parte alta do parque

O teleférico do parque tem valor à parte

A principal atração do parque é a Cachoeira do Caracol, uma queda livre de 131 metros de altura em uma paisagem linda. O mirante fica bem perto da portaria e uma escadaria com 730 degraus leva até a base, mas quando estivemos lá no meio do ano de 2019 as escadas estavam fechadas para manutenção sem previsão de reabertura.

Caminhamos pela trilha até a Cascata do Moinho e subimos até o leito do rio junto ao paredão de pedras do alto do Caracol. É um bom lugar para caminhar em meio a natureza.

Uma trilha leve cruza pela Cascata do Moinho

Rio Caracol e o paredão acima do Moinho
A trilha é curta e bem tranquila margeando o rio e passando pela barragem

Antes da área ser declarada parque o lugar era a propriedade de um fazendeiro e a sua antiga casa é hoje o Centro Histórico Ambiental, com uma pequena exposição que mostra um pouco da região e visa a educação ambiental.

Se você é católico e curte caminhadas, uma curiosidade é que na estrada entre as duas portarias cruza também um circuito de peregrinação religiosa conhecido como Caminho das Graças, com apenas 7 Km de extensão, se tivéssemos um dia a mais na cidade teríamos feito o caminho.

Onde comer o Melhor Apfelstrudel

Na volta do parque paramos no Castelinho Caracol, uma das primeiras casas da região construída entre 1913 e 1915 e erguida com madeira de araucária em técnica de encaixe.

Castelinho Caracol: Um museu onde se pode comer o melhor Apfelstrudel da serra

A casa está aberta à visitação (entrada é paga) e tem exposição dos objetos e modo de vida dos imigrantes alemães, mas o que mais atrai os visitantes está na cozinha e sala de chá: O Apfelstrudel artesanal.

O cheirinho dessa cozinha já abre o apetite

Apfelstrudel é uma torta de maçã típica alemã e é servida na casa a gerações em sua receita original trazida pela família Franzen. Aline e eu provamos e não me lembro de um tão bom quanto este.

Na cozinha pudemos ver o preparo e sentir o cheiro maravilhoso. A torta é servida com sorvete de creme ou a mais tradicional, uma nata feita de creme de leite fresco, para acompanhar pedimos um bom vinho da serra gaúcha

A tradicional torta de maçã e uma taça de vinho branco da serra

Dicas e Informações:

- Um dia foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Canela, mas como existem muitas opções de museus e parques, vale verificar o que mais te agrada na hora de planejar, pois pode precisar de mais outro dia;

- Para visita ao Parque do Caracol a entrada em cada portaria tem um valor, sendo bem mais cara a do bondinho, mas da primeira e mais barata já se tem uma vista perfeita da cachoeira;

- Para poder entrar na delicatessen do castelinho Caracol e comprar o Apfelstrudel é necessário pagar a visitação do museu, mas confie que vale a pena;

- A região tem muitas chocolaterias e se você é fã do doce, como eu, não deixe de provar e conhecer os sabores de cada uma.

1. Oiee! Acharam que valeu a pena o Bustour? A sensação que eu tenho é que é muita coisa pra pouco tempo (1 dia) e você acaba não conhecendo nada direito..

1. Olá Livia, quanto ao Bustour, tínhamos pouco tempo então atendeu nossa necessidade. Mas o problema não é o bus e sim só ter um dia para conhecer mesmo rs...

2. silvia carvalho29/10/2019, 21:14

Eu simplesmente amo a serra gaúcha! Canela é um daqueles lugares que eu voltaria mil vezes se pudesse! A cidade é uma gracinha e reúne opções de lazer para todas as cidades! Ao lado da catedral tem a loja mãos do mundo que eu adoro!! Agora, eu nunca fiquei hospedada em Canela! Tem alguma recomendação?

1. Oi Silvia, também nunca me hospedei em Canela, ficamos em Gramado. Da próxima vez pretendo ficar em Canela ;-) A lojinha Mãos do Mundo é bem legal mesmo :-)

3. Eu já estive em Gramado, mas não deu tempo de conhecer Canela. Sou doida pra ficar alguns dias por lá. Cidade aconchegante e linda!! Em breve, quero visitar e vou usar suas dicas!

4. Liany A Garves30/10/2019, 05:26

Quanta coisa pra fazer em Canela hem! Eu nem sabia que tinha esse potencial todo. Ainda quero muito visitar principalmente pela Cachoeira do Caracol, que parece maravilhosa. Mas a cidade inteira é uma graça né! Adorei conhecer mais sobre Canela no Rio Grande do Sul.

5. Tamo aqui desesperadamente desejando ir ao Natal Luz em Gramado de novo. Quando fomos, foi nossa primeira viagem, mas quem disse que deu tempo de conhecer Canela direito? Região linda demais, não fizemos metade do post 😅 Valeu!

6. Carla Macedo30/10/2019, 17:03

Canela também é muito fofa, quando fui, acabei aproveitando pouco o que essa cidadela tem a oferecer e já quero voltar. Eu adorei experimentar o Apfelstrudel e mesmo tendo aqui em SP, o sabor é bem diferente do de Canela