sexta-feira, 8 de abril de 2016

Natal /RN


A cidade de Natal é o ponto de partida para se conhecer o estado do Rio Grande do Norte. Com sol predominante a maior parte dos dias (estima-se 300 dias de sol no ano) e chuvas passageiras, a cidade é uma ótima opção para qualquer época e estação do ano.

Pórtico da cidade de Natal: Foto de reprodução da Internet

A cidade foi fundada as margens do Rio Potengi em 25 de dezembro de 1599 e por isso recebeu o nome de “Natal”. Inicialmente a cidade se limitava a uma área no alto de uma colina (Cidade Alta) e no século XVIII se expandiu com o surgimento do bairro da Ribeira, com seus pescadores junto ao rio e à beira mar.

 
Natal vista da Cidade Alta

A cidade possui duas pontes de saída para o litoral. A ponte Newton Navarro, que liga Natal ao litoral norte do estado, é a mais nova e imponente. Construída com um vão central de 50 metros, para permitir a passagem de navios para o porto, a ponte é visível de muitas partes da cidade e dá um charme a paisagem.

 
A nova Ponte Newton Navarro liga Natal ao litoral norte cruzando o Potengi

Mas antes de falar um pouco sobre o que fazer por lá, um aviso: O sistema de transporte público de Natal não é um dos melhores (talvez um dos piores...), por isso a melhor dica que dou é alugar um carro. Não é o tipo de dica mochileira, mas acredite que é bem melhor que tentar andar de ônibus pela cidade. Até tentamos taxi, mas descobrimos que eles não rodam pelas ruas como em qualquer outra cidade, para se pegar um taxi por lá a melhor maneira é nos pontos próprios juntos a mercados, restaurantes e hotéis (!?).


O transtorno com o transporte começa logo no aeroporto, pois o antigo que se situava bem próximo dos limites da cidade não mais é utilizado. Desde a Copa do Mundo de 2014 utiliza-se o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves que fica na cidade de São Gonçalo do Amarante e não possui nenhuma estrutura de transporte para a capital (os preços de taxis são absurdamente altos e não existem outras opções).

 
Aeroporto Internacional em São Gonçalo do Amarante: Transporte muito difícil

O que fazer em Natal:

Natal é uma cidade de praias e ponto de partida para todo o litoral do estado, que possui belas praias a Norte e a Sul da capital. Se você não gosta de praia e seu tipo de viagem é longe das areias e água salgada, uma dica: Escolha outro destino!

 
O mar cor de esmeralda de Natal visto da Ponta do Morcego

Quem gosta de futebol pode visitar a Arena das Dunas, o estádio que foi erguido para a Copa do Mundo de 2014. Não fiz a visita guiada, mas para quem se interessar é só comprar o ingresso para uma visita de 45 minutos de quarta a domingo. Natal também possui sua apaixonada torcida dividida entre o ABC e o América e uma visita aos estádios destes times pode ser um programa diferente para os amantes do futebol.

 
Estádio Arena das Dunas

Estádio do ABC de Natal


A gastronomia é outro ponto forte da cidade, que possui muitos restaurantes típicos para quem curte a comida nordestina e frutos do mar (esta segunda opção não é meu caso, mas deixo aqui o registro já que todos por lá nos recomendaram esse tipo de prato). Os mais famosos lugares indicados são a Barraca do Caranguejo e o famoso Restaurante Camarões, ambos na região turística de Ponta Negra.



Restaurantes junto a praia de Ponta Negra


Nas noites de quinta-feira o Centro de Turismo se transforma em um point animado com o “Forró com Turista” onde os trios pé-de-serra agitam os visitantes. Fugindo um pouco do tradicional, o Medieval é um bar estilo pub caracterizado na forma de castelo que atrai muitos turistas nas noites da cidade.

 
Medieval: Um pub muito frequentado pelos turistas




Praias

As principais atrações da cidade são as praias que são diferentes nas características de cada uma. Na extremidade norte da cidade está a Praia da Redinha, do outro lado da Ponte Newton Navarro, que é uma praia simples e cercada de gente humilde, é a única praia do litoral norte do rio Potengi dentro dos limites de Natal.

 
Praia da Redinha

Junto a ponte e ao rio está a Praia do Forte que possui uma barreira de arrecifes formando piscinas naturais na maré baixa.

 
Praia do Forte junto a Fortaleza dos Reis Magos

Seguindo a orla encontramos a Praia do Meio que se estende até a famosa Praia dos Artistas, duas praias parecidas em características.


Calçadão da Praia do Meio
 
Praia do Meio

A Praia do Meio possui uma boa estrutura na orla e é mais usada pela população que reside na região central da cidade, enquanto a Praia dos Artistas é um destino mais turístico.

 
Praia dos Artistas



A praia mais famosa, e cartão postal da cidade, é a de Ponta Negra. A última praia no extremo sul de Natal apresenta o famoso Morro do Careca, uma duna com a vegetação que expõe uma faixa de areia central que virou marca da cidade.

O famoso Morro do Careca que é cartão postal da cidade de Natal

Ponta Negra é a área mais turística da cidade e onde está a maioria das opções de hospedagem. É uma região totalmente voltada ao turismo com lojas, restaurantes e pousadas. Junto a faixa de areia restaurantes montam suas barracas e oferecem o espaço aos turistas.

Praia de Ponta Negra
 
Ponta Negra

Aquário de Natal

Na Praia da Redinha está o maior aquário do nordeste brasileiro. Com visitação diária (de 8h as 17h) é possível conhecer um pouco do fundo dos mares em um ambiente voltado a educação ambiental. A entrada custa R$20,00 (crianças, idosos e estudantes pagam meia entrada).

 
Aquário de Natal

Parques

Existem dois grandes parques em Natal, o primeiro é o Parque Dom Nivaldo Monte, conhecido como Parque da Cidade, onde está uma obra do arquiteto Oscar Niemayer que funciona como mirante e restaurante.

 
Obra de Niemayer no Parque da Cidade

O segundo é o Parque das Dunas que pode ser acessado pelo Bosque dos Namorados e possui uma grande área de lazer e trilhas para os visitantes. Este parque margeia grande parte da costa de Natal e guarda as areias de uma grande faixa que liga a região central até Ponta Negra.

 
Parque das Dunas

Forte dos Reis Magos

O forte construído em 1598 (um ano antes da fundação da cidade) foi erguido para proteger a costa na foz do Rio Potengi e é um dos símbolos mais conhecidos da cidade.

 
Forte dos Reis Magos com a maré baixa

Não existe transporte público que leve até o forte, então fomos caminhando desde a Praia do Meio e depois tivemos que voltar andando também e afirmo que é bem cansativo...

 
Interior do Forte

Capela dos Reis Magos no centro do Forte

Capela dos Reis Magos


Indico conhecer o Forte dos Reis Magos, pois é um ponto histórico importante da cidade, mas infelizmente não espere muita coisa do lugar. Por se tratar de um importante ponto turístico de Natal eu esperava encontrar uma estrutura bem preservada e com muita informação histórica, mas me deparei com uma construção vazia e com jeito de abandonada o que foi bem decepcionante.


Forte dos Reis Magos

Circuito de Compras

Natal possui alguns mercados de artesanatos para quem gosta de comprar lembranças típicas. Em Ponta Negra estão alguns desses lugares, como o Shopping do Artesanato Potiguar.

 
Shopping do Artesanato Potiguar

Outro ponto é o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, que pratica melhores preços do que os encontrados na região mais famosa de Ponta Negra.

 
Centro de Artesanato da Praia dos Artistas

Artesanato potiguar


Próximo ao centro da cidade está o prédio da antiga cadeia que agora abriga o Centro de Turismo de Natal, com suas celas transformadas em com lojas de produtos regionais como roupas, redes, rendas e objetos de artes.

 
Aline e eu no Centro de Turismo

Celas transformadas em lojas


Uma curiosidade é o fato de que as lojas e o Restaurante Marenosso (boa comida por sinal) ainda apresentam as grades originais das antigas celas do presídio.

 
Porta do Restaurante Marenosso

Salão do Restaurante Marenosso no Centro de Turismo

Para quem busca compras simples do dia a dia e não quer nada turístico, pretendendo comprar itens de mercado, indico a região do Alecrim. O bairro é bem comercial e possui o Mercado Público, além de feiras onde se pode adquirir produtos regionais a bons preços.

 
Mercado Público do Alecrim

Centro Histórico

O centro histórico da cidade tem alguns lugares que com certeza valem uma visita entre um dia na praia e outro para conhecer um pouco da cultura potiguar, como a casa de Luis da Câmara Cascudo, o Palácio Felipe Camarão (sede da prefeitura) e o Teatro Alberto Maranhão.

O bonito prédio do Hospital Maternidade da UFRN
 
Teatro Alberto Maranhão



Sede de Jornal "A República"

Arte no muro ao lado da Casa de Câmara Cascudo


Detalhe do prédio da prefeitura



A Catedral Metropolitana é conhecida como Catedral Nova, enquanto a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação é a Catedral Antiga. Outra igreja importante na cidade é a de Santo Antônio, conhecida entre a população como Igreja do Galo.

 
Catedral Metropolitana

O pôr do sol visto das margens do Rio Potengi, na antiga Rua de Comércio, é um belo espetáculo para o fim do dia de quem está próximo ao centro da cidade.

 
Pôr do sol no Rio Potengi
Arredores de Natal

A cidade em si é apenas a porta de entrada para se conhecer um pouco mais do Rio Grande do Norte e muitas das principais atrações estão na verdade fora de Natal. Veja aqui os destinos litorâneos que você pode incluir no seu roteiro:

- Parnamirim, Pirangi e as praias com acesso pela Rodovia do Sol;

- Baía Formosa, Barra do Cunhaú e Pipa;

- Litoral Norte: Tour das Nove Praias;

- Touros e São Miguel do Gostoso;

- Galinhos.


Dicas:

1- A primeira dica da cidade eu já deixei no texto: Alugue um carro! O sistema de transportes não funciona bem;
2- Natal é uma cidade relativamente pequena, portanto se planeje para rodar pelo litoral do Rio Grande do Norte;
3- São vendidos diversos pacotes de passeios turísticos na cidade, mas recomendo fortemente o tour de buggy pelo litoral norte (não deixe de fazer esse);
4- O maior cajueiro do mundo não está nos limites da cidade e sim em Parnamirim, que fica tão ao lado que quase se mistura com Natal.


10 comentários:

  1. Eu que amo o verão e o calor, não sei como ainda não fui pro Nordeste! Rs Depois de ler esse post já deu até vontade de começar a organizar a trip, sem mesmo saber quando ela vai acontecer!

    ResponderExcluir
  2. Sou super suspeita quando se fala de Natal (a festa e a cidade rsrs), pois é muito amor envolvido. Os passeios de buggy pelas dunas são com muita emoção, amo me hospedar em Ponta Negra, as opções de hotéis são excelentes e a praia é maravilhosa. Amei saber um pouco mais dessa cidade que tanto amo, por meio do olhar de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Natal é um daqueles destinos que já repeti e voltaria! Além de toda a beleza da capital, os vilarejos nos arredores são um encanto! Muito legal você ter listado os lugares que podem ser visitados a partir de Natal. Acho que a combinação da cidade grande com as vilas nas praias é que fazem a beleza desse roteiro!

    ResponderExcluir
  4. Carla Macedo16/01/2019, 16:16

    Post super completo!!! Confesso que é impossível não se apaixonar por Natal, localzinho feito por Deus com muito carinho. Quado fui, nem imaginei que existia o Pub Medieval, achei sensacional, quero super conhecer. E as praias hein? é tudo tão lindo.

    ResponderExcluir
  5. O artesanato em Ponta Negra é ponto de encontro para quem ama comprinhas..kkkk.. sempre tem alguma coisa diferente para ser apreciada :-) Eu não senti tanto a falta de transporte no lugar, pois aluguei o carro. Na verdade, fiquei bem pouco em Natal! Esse post me mostrou que da próxima vez, posso ficar mais noites na capital.

    ResponderExcluir
  6. Natal é uma delicinha de cidade! Faz muuuito tempo que fui e realmente precisava de um refresh de informações.. adorei o post, vou esse ano de novo!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente teve muito sol quando fui! Me queimei demais! Mas amei muito a cidade. Muito linda mesmo. Não conheci esse pub medieval, adorei a dica e se voltar para Natal com certeza irei lá conhecer.

    ResponderExcluir
  8. Estive em Natal quando criança, e foi ótimo. Só que não. Fiquei doente no primeiro dia, e permaneci doente até o fim, haha! Isso significa que tenho que voltar. Adorei esse pub medieval, e quero conhecer o Forte, adoro lugares recheados de história. Excelente o post!

    ResponderExcluir
  9. Liany A Garves21/01/2019, 10:41

    Adorei o seu post cheio de dicas boas para uma viagem à Natal. Fui pra lá há muitos anos e morro de vontade de voltar. Não sabia que o aeroporto antigo tinha sido desativado. Realmente o carro me parece uma melhor opção para se ter mais liberdade né! E gostei que você também colocou algumas coisas histórias e passeios fora da praia pra darmos uma mesclada!! Muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada por Natal. Acho a energia da cidade incrível e a praia de Ponta Negra uma delícia. Fui em todos os locais que você citou e bateu uma nostalgia deliciosa.
    Parabéns pelo post, ele está super completo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão