quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fátima


Deixamos Albergaria-a-Velha em direção a Fátima. Normalmente se pode conhecer a cidade a partir de Lisboa em tours que oferecem Fátima junto a Óbidos e Cascais, mas nós visitamos as outras duas por nossa conta (como eu já contei aqui antes) e fizemos nossa visita a cidade, hoje sagrada, de carro (carona nata 10 da minha tia que hoje mora em Portugal).

 
Santuário de Fátima

O grande Santuário de Fátima recebe milhares de peregrinos todo ano e por isso a Basílica e sua torre com 65 metros de altura, rodeada por um corredor com imagens de santos, fica em uma colossal praça que é duas vezes maior do que a Praça de São Pedro, em Roma.

 
O Santuário rodeado por um corredor com imagens de santos

Detalhe das pinturas do corredor


No dia 13 de maio de 1917 a pastorinha Lúcia Santos, então com 10 anos de idade, e seus dois primos mais novos, Jacinta e Francisco, caminhavam pelo local conhecido como “Cova da Iria” quando viram uma luz brilhante sobre um pequeno azinheiro e foram agraciados com uma aparição de Nossa Senhora. Ela lhes pediu que voltassem ao mesmo lugar no mesmo dia de cada mês pelos próximos seis meses e no dia 13 de outubro daquele ano uma multidão de mais de 70.000 peregrinos esperava ansiosa a última aparição.

 
Imagens em homenagem a Jacinta e Francisco

Apesar da multidão reunida, apenas os pastores viram a aparição e apenas Lúcia ouviu Nossa Senhora que revelou um segredo, que ficou conhecido como o “Segredo de Fátima” e foi revelado em 3 partes nos anos que se seguiram. Neste dia os pastores pediram um sinal para que todos os presentes acreditassem na aparição e houve o chamado “milagre do sol” onde o sol bailou pelo céu diante de todos, incluindo repórteres que noticiaram tudo nos jornais do dia seguinte, fazendo com que muitos acreditassem em uma alucinação coletiva e muitos e muitos mais acreditassem na aparição de Nossa Senhora de Fátima.

 
A área conhecida como Cova da Iria, hoje uma grande praça com o santuário

Ao lado do arbusto foi erguido um pequeno santuário que está no mesmo lugar até os dias de hoje. Uma cobertura foi erguida sobre o santuário e bancos foram adicionados ao redor, fazendo com que o lugar virasse uma capela onde os fiéis e peregrinos acendem velas e fazem pedidos. No interior da Capela das Aparições a coroa da virgem guarda a bala do atentado contra a vida do Papa João Paulo II em 1981

Capela das Aparições com a cobertura atual

A Capela original, rodeada pela capela atual com a imagem da Virgem

Ao lado da Capela das Aparições o pequeno azinheiro sobre o qual Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos ainda está lá até os dias atuais. Claro que deixou de ser um arbusto e virou uma grande árvore nestes quase 100 anos que se passaram.

Azinheiro onde Nossa Senhora apareceu ao pastores ao lado da Capela das Aparições

Seguindo para a Basílica, que começou a ser construída em 1928, descobrimos que a igreja estava fechada para restauração, por conta do centenário das aparições. Apesar de ainda faltar dois anos para a comemoração, quando estivemos lá, não era possível visitar o interior do templo como um todo.

 
Diante da Basílica foi montado um altar para missas campais

Dentro da igreja estão os túmulos dos pastorinhos e apesar do templo fechado era possível caminhar apenas até o lugar de descanso eterno deles. Jacinta e Francisco faleceram ainda jovens, enquanto Lúcia se tornou freira e faleceu no ano de 2005, aos 98 anos de idade.

 
Túmulo de Francisco

Túmulos de Jacinta e Lúcia


No outro extremo da praça foi erguida a Basílica da Santíssima Trindade. Com 40.000m² e mais de 8.000 lugares para se sentar a basílica nova é o quarto maior templo católico do mundo em capacidade de comportar fiéis.

 
A nova Basílica da Santíssima Trindade

Em formato redondo com 12 portas laterais (dedicadas aos apóstolos) e 1 grande porta central (dedicada a Cristo) o templo foi pago por doações de fiéis ao longo de anos e inaugurado em 2007. No interior a decoração é inspirada em arte bizantina.

O moderno e bonito interior da Basílica Nova

Nos arredores do santuário existe um tipo de “camelódromo” chamado de shopping por lá, mas que nada mais é do que dezenas de barracas vendendo todo tipo de lembrança do lugar. Ao lado grandes lojas complementam o cenário com ondas de turistas circulando entre tudo isso.

 
Imagem do Papa João Paulo II diante do novo templo

Uma última lembrança do Santuário é um pedaço do Muro de Berlim que foi trazido para este ponto em 1994. O bloco do muro é um símbolo da paz e pesa 2.600 quilos, mede 3,60 metros de altura e 1,20 metros de largura.

 
Pedaço do Muro de Berlim exposto

Deixando a esplanada das aparições na Cova da Iria seguimos de carro em direção ao local onde viveram os pastorinhos e de onde eles caminhavam por entre plantações e pastos até o azinheiro das aparições. Nas rotatórias de Fátima é possível ver esculturas em homenagens aos fiéis que caminham de toda Europa para este ponto em romaria.

Escultura em homenagem aos peregrinos

Seguindo em direção a Aldeia de Alustriel, logo chegamos a casa de Jacinto e Francisca que ainda pertence a família e está aberto a visitação. A casa preserva em seus cômodos os móveis originais utilizados pelos beatos e pode-se ver, por exemplo, a cama onde Jacinto faleceu.

 
Fachada da casa de Jacinto e Francisca

Fomos recebidos por uma parente das crianças e que nos mostra com orgulho uma foto de família da época das aparições onde ela estava junto aos três pastorinhos e seus familiares reunidos.

 
Aline e eu tiramos uma foto com a parente das crianças

Na casa são vendidos diversas lembranças de Fátima e das crianças e aparições, aproveitei para comprar um livro escrito por Irmã Lúcia sobre o tema.

 
Cama onde Francisco faleceu

Do lado de fora esta ainda preservado o famoso muro de pedras onde foi tirada a foto das crianças após terem tido a visão do inferno.

 
A famosa foto das crianças diante do muro

Aline e eu no mesmo lugar onde a foto das crianças foi tirada: O muro continua intacto


Mais a frente, em Valinhos, está a casa de Lúcia, local onde a irmã morou por muitos anos. O lugar também é aberto a visitação e pode-se ver os móveis originais e se ter uma noção de como era a vida da família naquela época, a exemplo do que se pode ver na casa dos outros pastorinhos.

 
Casa de Lúcia

Interior da casa


Nos jardins da casa está o poço onde o Anjo da Paz apareceu aos pastorinhos pela segunda vez, no verão de 1916.

 
Poço do Arneiro: Local da aparição do Anjo da Paz

Era o fim de nossa visita a Fátima e posso afirmar que foi um dos pontos altos de nossa viagem. O lugar respira a paz e conhecer a simpática parente dos pastorinhos na Casa de Jacinto e Francisca foi mega agradável.




Passamos apenas metade de um dia em Fátima e não tivemos gastos a não ser pequenas lembranças. Depois seguimos para Batalha e Coimbra onde eu iria encontrar um primo, mas deixo essa parte do dia para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão