segunda-feira, 30 de abril de 2018

Travessia Cobiçado x Ventania /RJ


A região serrana do Rio de Janeiro guarda ótimas trilhas e travessias e a que liga o Pico do Cobiçado ao Morro do Ventania é uma das mais conhecidas na região de Petrópolis.

A Travessia Cobiçado x Ventania tem paisagens lindas

A Travessia é uma das mais bonitas da região, sendo percorrida em um único dia. Com 12 Km de extensão a trilha segue pela linha de cumeada que divide Petrópolis e Magé, passando por cinco cumes: Cobiçado, Vândalos, Pedra do Diabo, Tridente e Ventania.

A travessia cruza as montanhas na divisa entre Petrópolis e Magé na região serrana do Rio de Janeiro

Como Chegar

A trilha se inicia próximo a Igreja de Nossa Senhora da Penha na localidade conhecida como Três Pedras e se você for de carro dá para pegar um ônibus do ponto final de chegada para este ponto ou até voltar caminhando se ainda tiver disposição...

Indo da rodoviária de Petrópolis basta pegar o ônibus para Caxambu - Santa Izabel e descer na igrejinha de Três Pedras (pede para o motorista).

Tanto o início como no final da trilha estão próximos (10 minutos andando) de pontos de ônibus, no final você chega no fim da rua onde tem um largo com um bar e ali mesmo pega o ônibus que te leva para a rodoviária de Petrópolis ou de volta ao início na igrejinha.

Igreja de Três Pedras com o Cobiçado ao fundo

A Travessia

Saindo da Igrejinha de Três Pedras o caminho começa em uma rua de pedras, mas logo se torna uma rua de terra (uns 15 minutos de caminhada) que vai estreitando até a interseção com a trilha (nesse ponto a sinalização não é muito boa).

Início da travessia em caminho de pedras

O inicio pode ser um pouco confuso (na dúvida pergunte a algum morador), mas depois fica mais bem sinalizado, mantenha a esquerda e logo verá o caminho com as setas laranjas que ajudam na subida.

Entrando na trilha de terra com o Cobiçado ao fundo
Setas laranjas ajudam a achar o caminho

Em alguns pontos da travessia se pode avistar a formação rochosa conhecida como Castelos do Açu, que faz parte da Travessia Petrópolis x Teresópolis.

Os Castelos do Açu vistos de longe

Vale aproveitar e reparar a flora da região, pois a Serra dos Órgãos é rica em biodiversidade e o PARNASO abriga uma área bem preservada da Mata Atlântica.

A fauna de toda a região é rica em flores

Pico do Cobiçado

A subida para o Cobiçado é bem pesada, pois a trilha tem uma inclinação muito acentuada. As paisagens compensam e cada parada para recuperar o fôlego e beber uma água é recompensada com belas fotos do vale e das montanhas.

Subindo o Cobiçado: início da travessia

Detalhe do mapa na placa

O grande desnível faz com que demore-se a percorrer os cerca de 1,5 Km da subida, já que o desnível chega aos 400 m, então subimos em 1h45m aproximadamente. A trilha até o Cobiçado é quase toda aberta e o sol forte é um desafio a mais.



O Cobiçado com o trecho final da trilha bem marcado na paisagem

Apesar do sol no cume o vento frio é constante e mesmo no calor do dia tivemos que colocar os casacos ou corta-ventos.



Do alto do Cobiçado se tem uma vista incrível do vale abaixo e da cidade de Petrópolis. Junto a uma grande pedra está o Livro de Cume (sim, lá tem um livro para assinar J !!!).

Aline assinando o livro de cume no alto do Cobiçado

Hora de descansar, comer alguma coisa e beber muita água, sempre tentando se abrigar do vento gelado que parece atravessar os ossos...

Muito vento e muito frio no alto do Cobiçado

Para continuar o caminho cruzamos toda a crista do Cobiçado até a continuidade da trilha no lado oposto, que segue descendo em direção a subida do próximo morro da travessia: Pico dos Vândalos

Do cume se vê bem a cidade de Petrópolis

Pico dos Vândalos

O caminho atravessa uma região de mata fechada e demoramos aproximadamente 1h para descer do primeiro pico e subir este segundo.

Trilha entre Cobiçado e Vândalos

O Pico dos Vândalos, que é o ponto mais alto da travessia, com 1742 metros de altitude em relação ao nível do mar e dele se pode contemplar todos os morros por onde se passa.

O Cobiçado ao fundo visto do alto do Pico dos Vândalos, o mais alto da travessia

No alto do Vândalos está uma placa do Projeto Caminhos da Serra do Mar, que possui uma caderneta onde se pode ganhar carimbos sempre que se comprove ter feito a trilha. Basta tirar uma foto junto da placa e depois apresentar na sede do PARNASO.

As travessias da Serra do Mar possuem esta placa para a foto que prova o percurso realizado

Do alto do Morro dos Vândalos se tem uma vista espetacular da região e da Baía da Guanabara com a Cidade Maravilhosa ao fundo. É possível ver o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e todo o Maciço da Tijuca, mas tudo bem longe...

A Baía da Guanabara aos nossos pés

Fizemos a maior parada do dia ali e aproveitamos para almoçar (um lanche mais elaborado na verdade rs) diante daquela vista linda.


Para a continuação da trilha segue-se cruzando o pico andando pela crista em um caminho bem bonito com a Pedra do Diabo ao fundo.

Nosso grupo reunido cruzando o Pico dos Vândalos

Pedra do Diabo

O terceiro cume da travessia não é uma subida obrigatória e muitos trilheiros apenas margeiam a pedra na trilha seguindo direto o caminho.

A trilha desce ainda aberta e depois entra na mata para a subida em direção a Pedra do Diabo

Pedra do Diabo a frente vista da descida do Vândalos

Independente de subir ou não deve-se seguir a trilha que passa junto a base da pedra. Tenha cuidado nesse trecho, pois é necessário uma pequena descida de uma pedra de poucos metros (muito poucos mesmo), onde muitos usam uma corda, mas é bem tranquilo de fazer sem (acho que a corda é só apoio moral mesmo... não precisamos de uma).

Trecho margeando a pedra

Nós subimos a Pedra do diabo para ver a paisagem lá de cima (soa só 10 minutos de subida e já estávamos na trilha mesmo... hehehe). Do alto dos 1734 metros de altitude da pedra se tem uma boa visão da região de Magé.

O grupo no cume da pedra

A cidade de Magé vista da pedra

Morro do Tridente

A trilha passa pelo Morro do Tridente e nesse ponto ela mistura vegetação rasteira e mata mais fechada. Uma subida abrupta leva ao cume do Morro do Tridente que tem 1700 metros de altitude.


O Morro do Tridente tem a vegetação bem fechada, mas no alto uma clareira permite ver o vale do caxambu e parte do percurso para o ventania mais abaixo no caminho.

Morro do Tridente

A descida do Tridente em direção ao ventania é o trecho mais chato de toda a travessia, pois é íngreme e escorregadio, fazendo com que tivéssemos que apoiar as mãos no chão e descer agachados em muitos pontos.

Fizemos em um ritmo bem tranquilo parando para descansar várias vezes

Cuidado para não errar o caminho na descida, pois uma bifurcação leva à trilha que conduz para a Pedra do Inferno em Magé (não faz parte da travessia).

Caminhando pela linha de cumeada do relevo

Saindo da mata fechada a trilha segue com uma bela paisagem que tem o Pico Grande de Magé à direita, o Alcobaça à esquerda e os Castelos do Açú ao fundo.

O Pico Grande de Magé visto da trilha

Morro do Ventania

Finalmente chegamos ao último morro do dia e também o marco do final da travessia. Uma placa mostra o caminho da descida, já que existe outro caminho a partir dali (travessia de Caxambu para Santo Aleixo. Cuidado para não errar).


O topo do ventania é na verdade um grande platô por onde cruzam as linhas de alta tensão que seguem entre a serra e o mar e apesar do nome não senti nenhum vento ali.



Tiramos as fotos da paisagem e logo seguimos o caminho de descida em direção a Caxambu, seguindo por debaixo das torres com as linhas de energia.

Trilha por baixo da rede elétrica

A descida é um tanto monótona, um caminho com baixo declive cruzando pastos e charcos por quase 1h. Em alguns pontos tivemos que desviar da trilha por causa dos bois que insistiam em não sair do descanso para nos deixar passar...

No meio do caminho tinha um touro, tinha um touro no meio do caminho

No fim do caminho um riacho pode servir para um banho relaxante em um dia quente, mas prepare-se para as águas geladas.

Riacho no fim da trilha

A trilha termina em meio as plantações de flores e fazendas que vão se transformando em ruas e casas do bairro do Caxambu Pequeno. Uma vez na rua é só seguir caminhando por uns 15 minutos até o bar na praça onde se pode brindar o fim da travessia.

Plantações de flores finalizam as lindas paisagens

Dicas e Informações:

- A travessia toda durou cerca de 7h;

- A trilha tem nível de dificuldade considerado “Pesado”, principalmente pela subida do Cobiçado, se não está acostumado com trilhas é melhor se preparar antes;

- Toda a travessia, desde o Cobiçado até o Ventania é relativamente bem sinalizada, mas tome cuidado, pois existem casos de trilheiros que se perderam e passaram a noite na mata. Aconselhamos fortemente ir com um guia;

- Leve bastante água, pois não há ponto de abastecimento na trilha, um casaco corta-vento e chapéu ou boné, além de lanche de trilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão