quinta-feira, 23 de junho de 2016

São Thomé das Letras /MG

A cidade de São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais, é conhecida pelo seu clima místico e astral mágico. A cidade de pedra foi erguida no topo de uma montanha a 1.444 metros acima do nível do mar e exibe uma vista exuberante da Serra das Letras ao seu redor.



Localizada a 304 Km de Belo Horizonte, 350 km de São Paulo e a 404 Km do Rio de Janeiro, a cidade pode ser acessada mais facilmente a partir da cidade de Três Corações, pois todo o trecho é asfaltado. Atenção, pois existe um caminho que passa por Cruzília e para quem vai do Rio de Janeiro, isso corta até 60 Km de estrada, mas chegar a São Thomé por este caminho significa cruzar 40 Km de estrada de terra (bem castigada em alguns pontos) e para quem não tem um carro 4x4 o percurso será mais demorado e complicado do que o maior e mais convencional.

Estrada de terra que leva a Cruzília

A cidade

Construída junto a uma pedreira e sobre uma montanha de pedra, São Thomé das Letras marca o tipo de pedra que se extrai ali e a maior parte de suas construções utiliza as chamadas “Pedras São Thomé” que ganharam esse nome justamente por conta da cidade.

Ruas e casas de pedras marcam a paisagem da cidade

Detalhes construtivos das casas


Uma curiosidade é que no centro da cidade existe uma gruta, bem ao lado da igreja na praça principal. O lugar marca a história da fundação da cidade, já que a lenda local é de que um escravo chamado João Antão teria fugido e se refugiado nesta gruta, onde encontrou um homem vestido como padre jesuíta que lhe deu uma carta e prometeu que ao entrega-la ao seu antigo patrão o mesmo lhe libertaria da escravidão.

Gruta de São Tomé

A Gruta de São Tomé está na praça principal da cidade

O escravo retornou a fazenda e entregou a carta ao patrão que achou muito curiosa a escrita e o tipo de papel e pediu a João Antão que lhe mostrasse a gruta, ao chegar no local encontraram uma imagem de São Thomé em madeira. Conta a lenda que ao levar a imagem para a fazenda a mesma desapareceu e foi reencontrada na gruta, o que foi considerado um milagre, por conta disso o fazendeiro ergueu uma capela ao lado da gruta, dedicada ao santo. A cidade cresceu posteriormente ao redor da capela, que hoje se transformou na Igreja Matriz de São Thomé.

Esculturas reproduzem a história do escravo e o santo

Altar no interior da gruta

Pinturas rupestres na Gruta de São Tomé

A igreja atual foi erguida em 1785, no mesmo lugar da antiga capela e a imagem original, que foi encontrada na época ficou em um altar dentro da gruta por séculos até que o milagre não resistiu ao vandalismo e a imagem foi roubada e não reapareceu no local até os dias de hoje. Uma réplica está exposta no interior da gruta.

Igreja Matriz de São Tomé na praça principal ao lado da gruta

Outra construção icônica é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, toda erguida em pedras São Thomé, que apesar de não ter nenhuma grande importância histórica ou artística, se tornou um marco da cidade.

Igreja de Pedra (Nossa Senhora do Rosário)

Além das duas igrejas a cidade possui ainda quatro dos doze Passos da Paixão de Cristo em pedra. Os passos são capelas que se abrem para as procissões religiosas na Páscoa.

Um dos Passos de pedra aberto na quaresma

Onde ficar

Existem muitas opções de pousadas, hostels e campings na cidade e em seus arredores. Procure a que cabe no seu bolso, lembrando de verificar bem a localização, pois muitos estão fora dos limites da área urbana e podem ser de difícil acesso para quem está sem carro.


Onde comer

A boa culinária mineira é a especialidade do lugar, mas pode-se facilmente encontrar outras opções. Caminhar pela cidade procurando lugares para almoçar e jantar é sempre uma boa opção, pois assim pode-se conhecer bem o lugar.

Aline e eu e a boa comida mineira

O que vale para as pousadas vale para os restaurantes, logo existem todos os tipos de preços e ambientes, bastando procurar os que lhe agradam mais. Existem lugares sofisticados e lugarejos simplíssimos com uma ótima culinária.

Diante do simples e rústico "Castelo de Cristal"

Serra das Letras

A Serra das Letras é conhecida por muitos como local para avistamento de OVNIs (ou os famosos “discos voadores”) e muito do turismo na cidade é voltado para este público. Cabe ressaltar a proximidade da cidade com Varginha, que ficou famosa pela história de um ser, supostamente extraterrestre, que teria sido avistado por lá e que muitos consideram uma evidência da atividade desses seres na região.

A Serra das Letras

A região ao redor de São Thomé atrai muita gente com suas grutas e cachoeiras, além da promessa de muita energia positiva associada as pedras sobre as quais a cidade foi erguida em uma das colinas da serra.

A pedreira e a montanha de pedras onde está São Thomé

Parque Municipal Antônio Rosa

Na parte alta da cidade está o Parque Municipal Antônio Rosa, que é uma área nativa ainda preservada no topo da colina e guarda todas as atrações naturais e paisagísticas da cidade como a pirâmide, o cruzeiro, a pedra da bruxa, a toca do leão, entre outros.

Aline no Parque Municipal Antônio Rosa na parte alta de São Thomé das Letras

Pirâmide

Talvez esta seja a construção mais famosa da cidade, uma casa com o telhado em formato piramidal que ninguém sabe ao certo para qual destino foi erguida.

A Pirâmide

Assistir ao pôr do sol de cima da pirâmide é um dos programas imperdíveis na cidade

Utilizada por muitos para meditação, o lugar oferece uma bela vista do pôr do sol e é altamente disputada pelos visitantes. No segundo sábado de cada mês acontece o “Pôr do Rock” quando uma banda toca no telhado até o pôr do sol.

No topo da pirâmide

Fim do dia visto da Pirâmide

Cruzeiro

Dizem que esta cruz no alto da colina esteve no lugar onde hoje está a pirâmide até que foi atingida por um raio. Após o evento o cruzeiro foi transferido para a atual localização e a pirâmide foi erguida no local atingido pelo raio.

O Cruzeiro que já foi atingido por um raio

Cruz da época colonial

Do ponto onde está o Cruzeiro no Parque Antônio Rosa se tem uma visão de 360° de toda a Serra das Letras com a cidade a frente.

A cidade vista do Cruzeiro no final do dia







Deste ponto se pode observar fenômenos naturais durante o dia e um céu extremamente estrelado durante as noites. Muitos afirmam que deste local se pode ver espaçonaves extraterrestres. Admito que subimos no cruzeiro a noite para tentar algum avistamento ufológico mas nada conseguimos, além de passar muito frio!


A chuva caindo concentrada e pontual


Pedra da Bruxa

A atração natural mais conhecida da cidade, esta pedra que quando vista de perfil lembra uma bruxa, está localizada no Parque Antônio Rosa e pode ser facilmente acessada por uma trilha leve. Dizem que nas noites de lua cheia o perfil da bruxa fica mais claro e assustador, mas isso eu não pude conferir pessoalmente rs

Pedra da Bruxa

Caminho do Peregrino

Uma estrada de terra que liga São Tomé a Somé e chega junto a Pedra da Bruxa, representa a crença de aparições de São Tomé por estas terras para índios Cataguazes, baseado em uma história indígena sobre um catequizador chamado por eles de Zomé.

Caminho do Peregrino

Mirante

No ponto mais alto do Parque Antônio Rosa foi construído um mirante de onde se tem uma vista magnífica de toda a região ao redor e da serra. Deste ponto se vê o Cruzeiro, a Pirâmide e a cidade de São Thomé mais abaixo.

Paisagem do Mirante com São Thomé das Letras abaixo e a Serra ao fundo

Toca do Leão

Uma pequena gruta no Parque Municipal próxima a saída para Cruzília, no lado oposto ao da pirâmide. Chamada de Toca do Leão devido a uma pequena pintura rupestre associada ao animal em seu interior.

A pequena gruta Toca do Leão

Discoporto

Os avistamentos ufológicos sempre foram relatados na região da Serra das Letras e arredores. Depois do aparecimento do ET de Varginha a própria prefeitura, em parceria com a companhia de saneamento da cidade, mandou pintar os reservatórios de água para caracteriza-los como “discos voadores” entrando no clima do fenômeno OVNI.

Reservatório de água pintado como Disco Voador

Arredores da cidade

As maiores atrações de São Thomé das Letras estão, na verdade, fora dos limites urbanos da cidade de pedras, estando as cachoeiras nas estradas que ligam São Thomé das Letras as demais localidades do entorno, como Sobradinho a 12 Km de distância.


Igreja de Sobradinho

O arraial de Sobradinho é um distrito de São Thomé que guarda muitas atrativos naturais como grutas e cachoeiras, além de uma interessante formação conhecida como Poço Verde que é um alagamento causado pela perfuração de um aquífero devido a atividade de uma mineradora.

Poço Verde em Sobradinho

Grutas e Cavernas

Gruta de Sobradinho: Na entrada do arraial que dá nome a gruta e de fácil acesso e bem sinalizada, pode ser visitada sem guia. Com aproximadamente 200 metros de extensão, pode ser atravessada tranquilamente. Possui pequenos corredores e para conhecê-la basta entrar pelo salão principal e seguir as águas do riacho que cruza a gruta.

Entrada da Gruta do Sobradinho

Cruzando a gruta

Na saída tem que se abaixar bem para passar pela abertura, mas a travessia é fácil

Gruta do Labirinto: Nos arredores de Sobradinho, um pouco mais escondida na estrada, está esta gruta que possui 8 saídas (ou entradas). Vale a caminhada pelos seus corredores e salões, mas procure entradas e saídas acessíveis.

Labirinto

Nosso acompanhante no labirinto: Solitário morcego

Gruta da Bruxa: Nos arredores de Sobradinho e no mesmo caminho do Labirinto (um pouco mais distante) esta caverna ficou famosa quando serviu de locação para filmagens da minissérie “Filhos do Sol”, na antiga Rede Manchete de Televisão. O acesso é difícil e necessita de cordas para descer em seu salão. Não entramos na gruta (o guia local que contratamos em uma conversa na cachoeira não tinha os equipamentos), mas dizem valer a pena para os mais corajosos e bem equipados rs


Caverna do Carimbado: Uma lenda diz que esta caverna liga São Thomé das Letras até a cidade inca de Machu Picchu, no Peru. Muitos afirmam que esta caverna é a entrada para um mundo subterrâneo e outros dizem que é um dos sete pontos energéticos do planeta. Histórias a parte esta caverna é gigantesca e até hoje ninguém conseguiu encontrar seu fim, tendo sido percorrida por exploradores equipados por dias. Está localizada a 6 Km de distância da cidade na estrada que chega de Três Corações, seguindo pelo caminho que cruza a Ladeira do Amendoim.

Entrada da Caverna do Carimbado

Cachoeiras

Cachoeira da Lua: Localizada na estrada para Sobradinho, a 7 Km de São Thomé das Letras, esta pequena queda d’água possui um grande poço arredondado que reflete o luar durante as noites de lua cheia e por isso foi batizada dessa forma. É de fácil acesso e fica bem ao lado da estrada, diante de um bar.

Cachoeira da lua com água barrenta pela chuva

Cachoeira do Sobradinho: A queda d’água fica atrás da Gruta do Sobradinho, logo na entrada do arraial, e é de fácil acesso mesmo para quem não cruza por dentro da gruta. Se você cruzar o interior da caverna vai encontrar uma pequena ponte de madeira na saída, diante da cachoeira.

Sobradinho

Entre a Gruta e a Cachoeira do Sobradinho

Cachoeira das Borboletas: Localizada a 3 Km da entrada de São Thomé pela estrada que vem de Três Corações, o Vale das Borboletas é de fácil acesso e bem sinalizado. A bonita cachoeira tem um bom poço para banho e dependendo da época do ano estará repleta de borboletas. Mas abaixo está o Vale dos Gnomos e suas corredeiras.

Cachoeira do Vale das Borboletas


Vale das borboletas não é só um nome rs

Cachoeira da Eubiose: Localizada a 3 Km de distância, na estrada para Cruzília (logo após o trevo para Sobradinho, seguindo sentido Baependi) tem esse nome por estar dentro de uma área da Sociedade Brasileira de Eubiose e tem o acesso por uma pequena trilha, possuindo um bom poço para banho.

Cachoeira da Eubiose

Cachoeira do Flávio: Localizada a 5 Km de distância, está na mesma estrada da Cachoeira da Eubiose (mais adiante 2 Km). É formada por uma pequena queda d’água e um poço raso ideal para crianças.

Cachoeira do Flávio: Fácil acesso e poço raso ideal para famílias com crianças

Cachoeira Véu da Noiva: Na estrada que vai para Cruzília a 12 Km de distância, essa linda queda d’água de 8 metros de altura é acessada por uma pequena trilha (50 metros) na mata.

Véu da Noiva

Cachoeira do Paraíso: O acesso pelo mesmo local da Véu da Noiva, mas na direção oposta. A cachoeira é uma queda na corredeira e um poço raso com uma pequena praia na margem transforma o lugar em um paraíso, principalmente por ser aberto e pegar o sol do dia (o que ajuda muito nas águas frias... rs).

Cachoeira do Paraíso

Poço forma uma praia: Paraíso com sol

Cachoeira da Chuva: Fica escondida e não é de fácil acesso, mas para quem consegue chegar a vista compensa. A 2Km de distância do arraial de Sobradinho, nas proximidades do Pico da Gavião a grande queda d’água é acessada após uma caminhada em meio a uma trilha, mas o lugar não tem poço para banho. Para conhecer essa queda contrate um guia local.

Cachoeira da Chuva

Pico do Gavião

Ladeira do Amendoim

O lugar que mais me impressionou foi com certeza a Ladeira do Amendoim. Eu já tinha ouvido muita coisa sobre o lugar em que os carros sobem a ladeira quando deixados em ponto morto, mas admito que não acreditava tanto e sempre ouvi as explicações sobre a falsa impressão de ótica do lugar.

Ladeira do Amendoim

A famosa ladeira fica no acesso a uma mineradora no mesmo caminho que leva até a Gruta do Carimbado, com entrada pela estrada que vem de Três Corações, subindo uma castigada rua de terra.

O lugar não estava muito bem sinalizado na época em que fui (a alguns anos atrás tinha apenas uma plaquinha pequena da mineradora), então eu, em dúvida se estava no lugar correto, parei o carro em uma rua com pouca inclinação e deixei em ponto morto e pensava de forma incrédula “se subir é aqui o lugar”. Eu quase morri de susto quando o carro seguiu na direção oposta a qual eu esperava. E muito mais do que um golpe de vista é a sensação clara de estar subindo uma ladeira ao invés de descer!!!

Única sinalização na época

Não vou entrar na discussão do motivo, pode ser uma explicação simples da física ou as teorias de magnetismo que cercam a cidade e a montanha, mas o fato é que a sensação é única e com certeza é um programa imperdível nos arredores da cidade. Hoje o lugar está mais bem sinalizado.

Sinalização atual (reprodução da Internet)

Dicas:

1- Todas as atrações naturais como cachoeiras e grutas estão fora da cidade, portanto o ideal é ir de carro;
2- Muitas das estradas que levam as cachoeiras são de terra batida e podem estar em péssimas condições em épocas de chuva;
3- Leve uma lanterna, pois vai precisar tanto para visitar as grutas como para subir ao Cruzeiro ou Pirâmide a noite;
4- Se for cruzar a Gruta do Sobradinho vá preparado para se molhar, pois as águas do riacho que cruza pelo seu interior vão alcançar facilmente seus joelhos em alguns pontos;
5- Aconselho um guia local para percorrer as grutas do Labirinto e da Bruxa, sendo essa segunda acessível apenas com equipamento especial. A dica do guia também vale para quem quer percorrer as trilhas no entorno do Pico do Gavião e para chegar na Cachoeira da Chuva;
6- Na rua de subida para a pirâmide e cruzeiro existem dois bares que tocam rock e reggae e são boas opções de parada na cidade.

20 comentários:

  1. Oii! Legal o blog! Nossa adorei a cidade, nunca tinha lido sobre com certeza ta na minha lista agora!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei, com certeza será muito util pois vou pra la no carnaval....

    ResponderExcluir
  3. Para quem está com saudade de São Thomé das Letras…
    Semana Santa está chegando, um dos feriados mais mágicos da Montanha Encantada, que tal acabar com esta saudade ou aquela curiosidade de conhecer este cantinho tão especial do Planeta?
    Aluguel de casas, reservas de hospedagem em hotéis, casas, pousadas ou camping, na cidade ou na zona rural, pertinho das cachoeiras e pontos turísticos da cidade.
    Oferecemos um serviço de "amigos de viagem", encontramos um cantinho com a sua cara e que caiba em seu bolso, oferecemos guias ou indicações para passeios, vivências místicas, ufológicas, lugares para refeições, compras e as melhores baladas na Montanha Encantada de acordo com seu perfil.
    Ligue Djhá!!!!! Whatsapp 35 99916 0218
    Vem pra São Thomé!!!!!

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/cyroeelida/ opção de hospedagem bem em conta com um astral incrivel

    ResponderExcluir
  5. Minas e suas cidades cheias de história. Que lugar interessante, rústico e simples! Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  6. Minas Gerais tem muitas surpresas boas. Não conhecia esse lugar, mas amei o estilo simples e acolhedor. Cada dia aumenta a vontade de ir a Minas Gerias e difícil vai ser escolher os destinos pelo estado. São Thomé das Letras vai ter que entrar no roteiro =)

    ResponderExcluir
  7. Ja conhecia essa cidade de nome, mas nao sabia que tinha tanta coisa legal pra fazer e que a cidade era tão charmosa assim...adorei e vai entrar na lista de cidades que quero conhecer em Minas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito ir conhecer a cidade. ela tem um clima místico bem legal e ótimas cachoeiras

      Excluir
  8. Eu simplesmente adoro viagem assim!! Adoro os destinos em Minas, sempre nos surpreendem. Adorei as dicas, as grutas e cavernas, bem como as construções coloniais. Excelente post, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Lembrei da minha adolescência vendo o post... Sempre quis ir aí e até hoje não fui.. ir em feriado significa achar/encontrar a cidade muito cheia ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ir quando tiver disponibilidade, mas aconselho a evitar os feriados sim, a cidade fica lotada e perde-se totalmente o clima de paz e harmonia ;-)

      Excluir
  10. Moro em BH e ainda não conheço São Thome das Letras, acredita?! :( Sou doida para conhecer! Minha avó sempre dizia que é um lugar mágico rs Adorei o post e vou seguir suas dicas quando eu for :)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post! Super completo e cheio de dicas legais de São Thomé das Letras. Visitar essa cidade é uma delícia, a comida e a vista são incríveis. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Como sempre muito detalhado e bem explicativo. Quando conheci São Thomé das letras me encantei com a cidade e lendk seu post me fez viajar nas minhas memórias!

    ResponderExcluir
  13. São Tomé é pura energia, ne? Me amarro nessas pedras, em toda essa história! Fico chateada quando ouço que estão fazendo "arrastão" no momento do por do sol, você viu algo assim ou achou tranquilo/seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, o lugar tem muita energia mesmo e tb fico chocado quando vejo notícias sobre violência por lá, mas quando eu fui estava muito tranquilo, mas parece que em fins de semana e feriados o lugar está cada vez mais cheio e acabam tendo algumas ocorrências indesejadas mesmo... Estivemos por lá durante a semana e foi super tranquilo ;-)

      Excluir
  14. Que energia em São Tomé hein! Não conheço mas adorei já pelas fotos e pelo post... Quero ir!! :D

    ResponderExcluir
  15. Que interessante esse destino! Minas Gerais sempre surpreendendo. Adorei saber de mais uma opção para conhecer no estado. Quando eu estiver por Belo Horizonte, quero programar uma ida a São Tomé! Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  16. Esse post veio em boa hora estava pesquisando sobre São Thomé. Há muito tempo estou querendo ir, quero ir em breve vou salvar seu post, você praticamente conheceu quase todas atrações. Louca para conhecer a cidade mística de Minas, o por do sol da piramide é incrível né? Quantos dias você acha ideal? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ir Marilisa, vc vai amar a cidade e as cachoeiras. O pôr do sol é lindo tanto na pirâmide quanto no cruzeiro, mas nos fins de semana e feriados o lugar fica muuuito cheio e não é tão aprazível rs. Quanto ao tempo por lá vale no mínimo uns 3 ou 4 dias inteiros para curtir bem as cachoeiras e as grutas dos arredores

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão