sábado, 14 de outubro de 2017

Palomino

A costa colombiana guarda um pequeno paraíso a poucas horas de Santa Marta. Essa vila de pescadores está totalmente adaptada para o turismo e recebe centenas de mochileiros em busca de fugir dos destinos tradicionais do país.


Como contei no último post, havíamos reservado um dia em santa Marta para conhecer o Parque Tayrona, que infelizmente estava fechado, então usamos este dia extra para visitar alguma praia tranquila da região da costa caribenha e escolhemos Palomino.


Para chegar até lá basta pegar um ônibus perto do mercado municipal de Santa Marta e descer no único ponto que tem no centro de Palomino (pede para o motorista que ele te deixa no lugar certinho). São pouco mais de 2 horas de viagem.

Micro ônibus que leva até Palomino

A pequena Palomino é composta de apenas três quarteirões e uma rua principal que liga a estrada ao mar. Junto da estrada estão pequenas mercearias e lojas de artigos enquanto em direção ao mar o visitante só encontra pousadas, hostels e restaurantes em ruas de terra batida.

Uma rua liga a estrada ao mar e pequenas ruas laterias formam o pequeno vilarejo de Palomino

São aproximadamente 20 minutos de caminhada até a praia e motoqueiros oferecem o translado até os hotéis para quem está com mochilas e não que caminhar.

Praia de Palomino

A paisagem na pequena vila é impressionantemente bela, de um lado praias lindas e paradisíacas e do outro montanhas nevadas com picos a mais de 5700 metros de altitude.

Os picos nevados podem ser vistos da praia em um contraste de paisagens

A neve que derrete na Serra Nevada se junta com nascentes de águas nas encostas das montanhas e desce em um grande rio até o mar e em Palomino está o deságue desse rio.

A faixa de areia separa o mar do caribe das águas que descem do degelo das montanhas nevadas

São pouco mais de 10 minutos de caminhada pelas areias da praia até a foz do rio, onde barracas vendem almoços típicos e oferecem passeios de Boia-Cross.

Entre as águas do mar e do rio barracas oferecem refeições e aluguel de boias

Não fizemos o passeio, mas nos informaram que uma moto leva o interessado até um ponto no rio a meia hora de distância e de lá é só sentar na boia e descer pelas águas por aproximadamente 1h 30min... preferimos ficar ali na praia mesmo, mas vimos muitas pessoas com os pneus de caminhão usados como boias chegando pelo rio e até no mar, o que chega a ser engraçado rs.

Boias para flutuação no rio também servem no mar ;-)

Na praia perto da rua principal estão restaurantes, com preços menores dos que em Santa Marta, além de inúmeras pessoas oferecendo atividades de relaxamento como ioga e massagens.

Hotel e restaurante típico com telhado de palha

A praia pode ter ondas fortes e é muito apreciada pelos surfistas, podendo não ser muito segura para quem não sabe nadar. Eu, como um bom carioca, adorei o mar e me perdi no tempo ali nas areias.



Palomino é um reduto mochileiro com um ar bem hippie, praticamente todo o turista por lá tem uma grande cargueira nas costas o que deixa a pequena vila bem tranquila, sem a agitação dos destinos turísticos típicos.


Foi um ótimo dia e fiquei com vontade de passar a noite ali, mas não tínhamos nos planejado para isso então voltamos para Santa Marta no último ônibus, já no cair da noite.

Para quem não quer se arriscar nas águas do mar uma opção é relaxar nas águas calmas do rio


Dicas e Informações:

- Leve repelente para tentar se livrar dos mosquitos e muriçocas;

- A grande maioria das hospedagens também são os restaurantes;

- Muitos hostels oferecem construções típicas de palha, sendo super simples;

- Passamos apenas um dia, indo e voltando para Santa Marta, mas eu teria ficado por lá uma noite com certeza se tivesse me planejado antes. A vibe do lugar deve ser incrível a noite;

- Se for voltar para Santa Marta se informe sobre o horário do último ônibus.


Gastos para duas pessoas em março de 2017:

- Ônibus El Rodadero x Centro de Santa Marta (ida e volta): $ 5.200,00
- Ônibus Santa Marta x Palomino (ida e volta): $ 36.000,00
- Almoço: $ 41.000,00


16 comentários:

  1. Que bacana descobrir esse lugar! Quando eu fui pra Colombia acabei passando por Santa Marta, escolhi conhecer Taganga, vocês conheceu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Taganga estava fechado para manutenção :-( por isso fomos descobrir Palomino...

      Excluir
  2. Gente, que praia lindaa! Nunca tinha ouvido falar, e ainda bem que li esse post, porque não pode faltar no roteiro na Colômbia! A água é gelada ou é morninha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, a água no mar é morna como em td caribe, mas no rio é mais fria... nada gelado de qq forma ;-)

      Excluir
  3. O parque estava fechado por algum motivo ou foi alguma data da Colombia? Ainda bem que você compartilhou essa opção super legal e que valeu demais a pena. Linda praia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O parque ficou fechado por 1 mês inteiro para manutenção :-( só descobrimos isso lá, mas com esse tempo td fechado não faria diferença mesmo, fiquei na vontade de conhecer :-(

      Excluir
  4. Sempre procuro lugares que fogem do convencional e do grande número de turistas. Por isso gostei de Palomino e espero que esse lugar continue assim até eu poder ir conhecê-lo rs

    ResponderExcluir
  5. Viajar como mochileiro oferece a liberdade de encaixar lugares como esses no roteiro. Tão lindo e vazio! Visitei Playa Blanca em Cartagena e, apesar de linda, era lotada de turistas! Palomino ainda tem o charme dessa paisagem que mistura mar de azul cristalino com picos nevados! Um lugar encantador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Suzy, não sei se viu nosso post sobre Playa Blanca, mas de tds os lugares que fomos no mochilão essa foi nossa maior decepção. Para compensar, Palomino foi um achado

      Excluir
  6. Gabriela Rodrigues Cardoso23/05/2018, 12:03

    Não sabia dessa praia, adoro esses lugares menos conhecidos e consequentemente menos cheios! sempre são uma surpresa agradável durante a viagem. E esse contraste com as montanhas com picos nevados??? Lindo demais!!!!

    ResponderExcluir
  7. Gente, que lugar bonito hein? Não conhecia Palomino, acho que acertaram em incluir no roteiro, pena que não deu para passar a noite. Adorei a indicação do destino e fiquei encantada em ver montanhas, praia e rio, tudo num só lugar!

    ResponderExcluir
  8. Você tem cada dica maneira! sempre desbravando lugares desconhecidos pela a maioria dos viajantes. Adorooooo! Eu nunca ouvi falar em Palomino e amei a ideia! Vi que nao ha muita infraestrutura de hospedagem. Só assim para manter o ambiente salvo e preservado.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tinha ouvido falar desse lugar, mas adoro conhecer esses lugares que são menos visitamos e com certeza já anotei essa sua dica maravilhosa .

    ResponderExcluir
  10. Que surpresinha boa, heim? Eu queria muito ter ido ao Parque Tayrona e não tive tempo, mas achei a solução de vcs super interessante ao encontrar o parque fechado. Nada como desbravar lugarzinhos novos e pouco turísticos, é a oportunidade de encontrar paraísos preservados!

    ResponderExcluir
  11. Lugar cheio debélelas naturais perfeito para relaxar em um bangalô num clima perfeito.
    Fiquei no Palomino Sunrise com excelente custo benefício, ótima estrutura de cabanas e piscina perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belezas naturais!!! Preços acessíveis para umas “vacaciones” perfeitas!
      Muito perto de Santa Marta

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão