terça-feira, 20 de junho de 2017

Serra do Caraça /MG

A Serra do Caraça está inserida na Serra do Espinhaço, entre as cidades mineiras de Catas Altas e Santa Bárbara, e recebeu esse nome devido a interessante formação rochosa de suas montanhas, que lembra um rosto olhando para o céu.

A Serra do Caraça recebeu esse nome devido a formação rochosa que lembra um rosto olhando para o céu

A área conhecida como Caraça é hoje uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) administrada pela Igreja Católica, que guarda trilhas, cachoeiras e lagos.

RPPN do Santuário do Caraça

Santuário do Caraça

A história do lugar começa em 1774 quando um padre funda uma casa de acolhida para peregrinos e tropeiros que cruzavam a Estrada Real, que mais tarde se transformou em um seminário no alto da serra.

Santuário do Caraça


A Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em estilo gótico, foi erguida entre 1876 e 1883 no lugar da antiga Ermida e possui lindos vitrais franceses. Na fachada uma rosácea central com a imagem de Nossa Senhora das Graças em ferro fundido e no interior, o corpo de São Pio Mártir sob o altar, que junto com um cálice com terra de seu túmulo e um pouco de sangue seco completam as relíquias da igreja.


Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens



Corpo e outras relíquias de São Pio Mártir

Nas catacumbas no interior do santuário estão sepultados os padres que ali viveram, em uma cripta bem singela, enquanto do lado de fora os restos das construções originais em pedra se mesclam com expansões feitas pelo colégio ao longo do tempo.



Em um prédio do lado de fora encontra-se uma biblioteca e um museu com objetos da antiga escola e do claustro. O museu conta também a história do lugar e de sua preservação, além de possuir objetos e cartas da família imperial, que visitou o santuário na época do Brasil colonial.

Museu e biblioteca

Camas de Dom Pedro II e Teresa Cristina no museu

Dom Pedro deixou uma marca de sua visita ao antigo Colégio do Caraça em uma pedra no solo, junto as escadarias de acesso da entrada.

Marca da passagem de Dom Pedro II

Completam o santuário um centro administrativo, lojas e cafeterias, além dos refeitórios do complexo, onde os visitantes podem almoçar e os hóspedes, almoçar, jantar e comer um ótimo café da manhã.




Para finalizar a área religiosa um pequeno morro ao lado de todo o complexo apresenta os Passos da Paixão de Cristo no Calvário. Seguindo o pequeno caminho se tem uma bela vista da igreja de cima.

O Morro do Calvário apresenta as estações da Paixão de Cristo ao longo do caminho até o topo

Trilhas

Diversas trilhas saem dos arredores do santuário e levam a mirantes, cachoeiras e lagos. Todos os acessos são feitos a partir de trilhas, com exceção da piscina próxima a entrada da estrada, onde se chega de carro.


Existem trilhas que levam até os picos da serra, mas esses caminhos só podem ser percorridos com guias especializados e não subimos nenhuma montanha enquanto estivemos lá. Mas existem acessos para o Pico do Inficionado, para a Bocaina e para o próprio Caraça.

Para chegar aos picos é necessário guia e agendamento

A trilha que sobe até a Gruta de Lourdes, passando pela Capelinha tem 3 km. Não fomos até a gruta e paramos na pequena Capela do Sagrado Coração de Jesus de onde se tem uma bela vista da área de preservação abaixo.

Capelinha em meio à mata na trilha para a Gruta de Lourdes

Trilha para Capelinha

Do alto da capela se pode ver a serra à frente, o santuário pequenino em meio à mata e o lago da antiga barragem de abastecimento. Ao lado da capela estão as ruínas de uma construção cuja história se perdeu no tempo.

Paisagem vista da Capelinha

Capela do Sagrado Coração de Jesus na trilha

Ruínas ao lado da capela

Percorremos trilhas passando por áreas dominadas por macacos Saúas que estão ameaçados de extinção e ainda vivem tranquilamente na área de preservação do Caraça.


Trilha da Anta

A Trilha da Anta leva até o Tanque Grande, uma represa onde foi erguida a segunda usina hidroelétrica do Estado de Minas Gerais, que fornecia energia para o Colégio do Caraça entre 1949 e 1960. É proibido o banho nas águas da represa!

Tanque Grande: Formado por uma barragem que foi erguida para a segunda hidroelétrica mineira

Uma trilha leva até o Cruzeiro onde um mirante permite a vista do Santuário logo abaixo.

Cruzeiro: Trilha fácil ideal para famílias

É uma das trilhas mais curtas e no final uma escadaria de madeira ajuda a subir na pedra onde está o Cruzeiro e uma plataforma com guarda-corpo permite a mobilidade segura para famílias inteiras, uma aventura ideal para levar as crianças.

Subida para o Cruzeiro no final da trilha

Mirante do Cruzeiro

Rios e Cachoeiras

As trilhas levam até trechos de rios ótimos para banhos e para lindas cachoeiras dentro da área do Caraça.


Quando Dom Pedro II esteve nesta região tomou um banho de rio em um lugar que hoje recebe o nome de “Banhos de Dom Pedro” e ainda recebe os visitantes para um mergulho.


Ma nossa melhor experiência foi na Prainha, um trecho de rio com uma grande margem de areia que permite estender uma toalha (ou canga para nós cariocas) e relaxar.

Prainha: Trecho de rio com uma margem de areia ideal para relaxar

O rio é bem raso em um dos lados (cerca de 10 cm de profundidade) por onde se deve atravessá-lo para chegar até a areia. Uma madeira improvisada ajudava quem não queria molhar os pés.

Uma tábua de madeira ajuda a quem não quer molhar os pés, mas a profundidade nesse ponto é só de 10 cm


Pouco mais adiante o rio aprofunda e chega a ter um metro e meio de profundidade com águas muito calmas, sendo ótimo para um mergulho.

Banho de rio na Prainha

Uma trilha fácil de 2 Km, passando pela entrada do caminho para piscina, leva até a Cascatinha. Uma bela cachoeira com quatro níveis de queda e dois poços para banho, sendo um acima do outro nas pedras.

Caminho fácil para a Cascatinha

Cascatinha
São 4 poços sendo 2 para banho

Outras duas cachoeiras estão acessíveis por trilhas, sendo a Cachoeira dos Taboões a mais próxima a cerca de 3 Km do santuário. A Cascatona está a 6 Km de distância e exige boa parte de um dia só para ela.

Todas as trilhas são sinalizadas

Se você quer curtir um tempo por lá com a família e não quer andar opte pela Piscina. Uma área gramada com quiosques, bancos para os visitantes e lugar para estacionar o carro com uma piscina de água natural corrente que ajuda a relaxar.

Piscina com área para estacionar e quiosques para os visitantes

Perto da entrada principal a piscina foi nossa última visita antes de ir embora, depois de curtir as trilhas descemos a estrada e paramos ali para um último mergulho antes de seguir viagem.

Piscina natural de água corrente

Lobo Guará

O ponto alto da visita ao Santuário do Caraça é poder avistar um Lobo Guará e isso é possível para quem pernoita por lá, pois toda noite o padre coloca uma bandeja de carnes no adro da igreja e o animal vem se alimentar sem se importar com os visitantes.

Visita noturna do Lobo Guará

O Guará é o maior canídeo da América do Sul e esteve por muito tempo na lista de animais ameaçados de extinção. A área do Caraça é o habitat de uma única família devido ao tamanho do domínio territorial do animal, mas na Serra do Espinhaço existem outras famílias.

Para quem se hospeda no santuário acompanhar a alimentação do guará é uma atração extra

A história do lobo na igreja começou em 1982 quando o animal revirava lixeiras atrás de comida. O padre na época começou a colocar comida para o animal que com o tempo perdeu o medo dos observadores cada vez mais próximos. Mais de uma geração de lobo já se passou eles continuam vindo até as escadas da igreja para se alimentar.

O lobo se alimenta sem se importar com os visitantes

Importante ressaltar que o lobo é um animal selvagem em ambiente natural e apesar da alimentação ele não perdeu sua capacidade de caça (possuem acompanhamentos na área de preservação) e só o macho costuma ir frequentemente à igreja.

Visita diária: O lobo guará e sua bandeja de carne no adro da igreja

Como Chegar

Atenção, pois apesar do Santuário do Caraça estar localizado em Catas Altas, sua entrada é apenas pela cidade de Santa Bárbara. Tome a estrada, sentido Brumal, no trevo na entrada de Santa Bárbara e siga por 7 Km até encontrar a entrada da reserva ambiental.

Apesar da indicação de localização em Catas Altas a entrada é feita por Santa Bárbara

Onde Ficar

O Santuário deixou de servir como seminário para padres na década de 1970 e voltou a funcionar como hospedaria (conheça aqui). Os quartos simples permitem ao visitante apreciar o pôr do sol e o nascer de um novo dia no lugar.


Dormimos uma noite no santuário e foi uma das melhores experiências de nossa viagem pela Estrada Real. Existem opções de quartos compartilhados, para casal com banheiros compartilhados, suítes e chalés. Independente do quarto não há televisão no santuário (aprecie a natureza).

Jardins do santuário com as janelas dos quartos ao fundo

Paz e tranquilidade no nosso quarto

As hospedagens são com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e depois que os turistas se vão e a noite cai, um clima de paz toma o lugar. Para os católicos existem missas diárias para os hóspedes e depois preparam pipoca para esperar o lobo chegar na porta da igreja para comer. Vale a experiência...

Café da manhã com fogão à lenha

Nascer do dia no Santuário do Caraça

Dicas e Informações:

- A entrada na área de preservação é paga, portanto programe-se para aproveitar o máximo que puder por lá;
- São muitos quilômetros entre a entrada e o santuário e todo o caminho é uma grande subida que exige bastante do carro;
- As trilhas que levam até as cachoeiras são longas e precisa-se de mais de um dia para conhecer boa parte do lugar;
- A alimentação do lobo guará é acompanhada por um especialista (biólogo);
- Fique atento aos horários de visitação, pois a entrada só é permitida entre 8h e 15h30min e todos devem sair até as 17h (a não ser quem irá se hospedar por lá, claro).


15 comentários:

  1. Carla Macedo21/03/2018, 16:20

    Que lugar único, nunca tinha ouvido falar. Fiquei encantada com o Santuário do Caraça, muita beleza e farta arquitetura. Realmente o Estado de Minas Gerais é composto de lugarzinhos incríveis para se conhecer. Essas Cidades Catas Altas e Santa Bárbara ficam perto da Serra da Canastra? Já favoritei o local, a trilha do Cruzeiro achei fantástica, mas o que me despertou maior curiosidade foi a hospedagem no Santuário.

    ResponderExcluir
  2. Já estou me imaginando com a pipoquinha na mão, esperando o lobo guará chegar. Que lugar! Fiquei impressionada que fizeram o registro no chão da passagem de Dom Pedro e contente em saber que eles recebem hóspedes de novo, com pensão completa.
    As trilhas são ótimas para desbravar o lugar e a vista da capelinha é magnifica. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Gente!! Eu não conhecia esse lugar! Caramba, Minas Gerais é uma surpresa atrás da outra! Esse Santuário da Caraça é muito belo, e ainda tem essas trilhas por perto. Gostei!

    Estarei em Belo Horizonte em Outubro, mas já marquei para conhecer Ouro Preto. Numa outra oportunidade, já sei que quero conhecer esse lugar. Como tem coisa pra fazer pela região... difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite que estará em BH e vá a Sabará tb e de Ouro Preto pegue o trem até Mariana e já conhece as cidades históricas da região ;-)

      Excluir
  4. Gabriela Rodrigues Cardoso28/03/2018, 10:30

    Por isso que eu amo Minas Gerais, tem tantos lugares incríveis e cachoeiras ótimas para banho. É um dos meus estados favoritos do Brasil.
    Vocês visitaram todas as cachoeiras em um único dia? Em outro dia visitaram a igreja e foram no mirante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amamos MG Gabi rs. 2 dias foram bons por lá, fizemos cachoeiras num dia e tomamos banho de rio e na piscina natural, além dos mirantes no outro...

      Excluir
  5. Wagner Nogueira01/04/2018, 04:10

    Nossa adorei saber desse lugar no meu estado querido. Efetivamente a montanha parece um rosto olhando pra cima!! Eu sou muito apaixonado por fazer trilhas e esse lugar parece ser muito bom pra subir essas montanhas. Os banhos de rio também são demais né! Quanto tempo você recomenda ficar? e Sabe se dá pra acampar por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner ficamos uma noite e 2 dias e foi ótimo, mas se quiser descansar tb ou fazer as trilhas de montanhas vai precisar de mais um dia. Quanto a camping não é permitido e tem controle de entrada e saída, tds q não ficam hospedados no santuário devem sair até o horário do fechamento dos portões

      Excluir
  6. Fiquei olhando e olhando a pedra e parece uma cara mesmo, né? EU conheço muito pouco de Minas. Cada vez que leio um relato aqui tenho vontade de sair correndo pra lá. Fiquei besta com a história do lobo. Achei fofo ele vir comer e voltar para seu habitat livremente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amamos MG e sempre vamos a alguma cidade mineira... vale muito ir ao Caraça e acompanhar o lobo sabendo que não é um animal de cativeiro e sim um animal selvagem na natureza. se puder vá sim ;-)

      Excluir
  7. Que lugar! Confesso que não sabia dele até agora. É impressionante como a Serra da Caraça tem um formato de um rosto olhando para o céu. Não demorei para perceber! rs. Minas Gerais não tem erro: só tem lugares interessantes e lindos. Uma trilha dessa ficaria maravilhada por tantas paisagens!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que mágica essa experiência de vocês! Mais um lugar de que eu nunca tinha ouvido falar e estou encantada! Que banho gostoso deve ser naqueles rios de águas translúcidas.. Só não sei se eu encararia esperar o lobo, hein, hahaha. Mas deve ser o máximo ter um contato tão próximo com esse animal. Amei tudo, obrigada por compartilhar essa viagem e pelas dicas preciosas!

    ResponderExcluir
  9. Que incrível! Adoraria ver o lobo guará. Achei legal por ser uma viagem que engloba história e natureza! Adoro as duas coisas, junto então... vou pra MG no segundo semestre e agora quero incluir no roteiro!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se pra ir nessas cachoeiras e cascatas se precisa pagar e qual valor .
    Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a entrada no complexo é paga sim, a ultima atualização que vi estava em torno de R$18,00 nos fins de semana e feriados, durante a semana está R$12,00, mas da uma olhada no site do Santuário do Caraça para saber certinho se não mudou ;-)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão