quarta-feira, 12 de julho de 2017

Aparecida do Norte /SP

Um dos maiores destinos religiosos do Brasil a pequena cidade de Aparecida, em São Paulo, recebe romarias de devotos vindos de todo o país.


A cidade cresceu em torno da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi encontrada por pescadores no ano de 1717, em uma região conhecida como Porto Itaguaçu. Conta a história que a imagem veio enrolada nas redes de pesca, do fundo do Rio Paraíba do Sul, quando os pescadores tentavam pegar peixes para uma festa em homenagem ao Conde de Assumar, que subia a Estrada Real em direção a Vila Rica (atual Ouro Preto).

Capela erguida no Porto Itaguaçu, junto ao Rio Paraíba do Sul

Depois de algumas tentativas frustradas, os pescadores pediram ajuda a Virgem Maria e pescaram uma imagem sem a cabeça (ao invés de peixes...). A cabeça da imagem foi encontrada logo após em uma segunda tentativa de pescar e depois vieram os peixes, que eram tantos que disseram eles que tiveram que voltar rapidamente para o barco não afundar com o peso (história de pescador???).

Painel de azulejos retrata a história na basílica

A pequena imagem estava enegrecida pelo tempo em que ficou submersa e foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, devido a sua origem surgindo do fundo do rio.

A imagem original encontrada no rio está exposta na igreja

Muitas histórias de ocorrência de milagres na região fizeram a fama da santinha se espalhar pelo território e no final do século XIX a imagem ganhou de presente da princesa Isabel a coroa dourada e o manto azul.


No ano de 1745 foi erguida uma capela para abrigar a imagem milagrosa que atraía fies de todas as partes do Brasil. Hoje a capela já não existe, pois foi demolida para a construção da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida e inaugurada em 1888 no centro da cidade.

Basílica "velha" no centro da cidade

Interior da igreja

A imagem retirada do rio ficou exposta no altar da igreja por anos até a inauguração de um novo Santuário, quando ela foi transladada e uma réplica tomou seu lugar na, agora, Basílica Velha.

Réplica da imagem original na igreja velha

Visitamos também a Igreja de São Benedito que fica perto da imensa feirinha ao ar livre, com centenas de barracas de bugigangas, que funciona de sexta a domingo nas ruas mais embaixo da igreja velha.

Igreja de São Benedito ao lado da feirinha

Nossa Senhora Aparecida é consagrada padroeira do Brasil em 1930 e alguns anos depois começa a ser erguida a nova basílica.


A Passarela da Fé, erguida em 1972, liga a Basílica Velha ao Santuário Novo e é muito usada por fiéis para pagamento de promessas. É impressionante e comovente ver pessoas atravessando os 390 metros de joelhos. Para nós, que caminhamos de pé o percurso foi agradável com a bela imagem da igreja ao fundo.

Passarela da Fé que liga o centro histórico à Basílica atual

O Santuário Nacional de Aparecida tem proporções gigantescas e tudo por lá impressiona pela grandeza. Em seu interior está exposta para os fiéis a imagem original, achada no fundo do Paraíba do Sul. A Igreja costuma abrigar sempre muitos fiéis, principalmente durante as romarias no mês de outubro quando o lugar fervilha de gente.


O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida tem proporções gigantescas
As celebrações nas épocas de romaria atraem muitos fiéis e a imensa igreja parece pequena

Na torre da igreja funciona um museu de artes sacras e que conta a história da imagem e da região, além de possuir um mirante no último andar.

Na torre funciona um museu e há um mirante no último andar: Não deixe de visitar

Igreja, estacionamento e Praça dos Romeiros vistos do alto da torre

O lugar tem toda a estrutura para receber multidões com amplos sanitários, lojas, lanchonetes e restaurantes. A mesma estrutura encontra-se no Centro de Apoio aos Romeiros, conhecido como “Shopping de Aparecida”, diante da igreja, mas do outro lado do imenso estacionamento. Os visitantes também podem acompanhar entrevistas e demais programações da TV Aparecida que tem estúdios abertos no local.


Também podem ser visitadas as capelas do Batismo, do Santíssimo, das Velas e da Ressurreição. Na Sala das promessas estão objetos deixados pelos fiéis em agradecimento a graças alcançadas e no Memorial da Devoção está o Museu de Cera de Aparecida.


Ex-votos em Aparecida

Um teleférico leva ao topo do Morro do Cruzeiro onde se encontra uma torre com uma bela vista de 360º da região, vale subir no bondinho, mas se preferir pode caminhar pela estrada seguindo a Via Sacra.

Embarcando no teleférico

Apenas 5 minutos até o Morro do Cruzeiro

Torre e mirante do Cruzeiro

Basílica vista do mirante

Nos arredores ainda estão o pequeno Morro do Presépio, junto a Basílica e o Mirante da Santa em uma colina mais afastada.

Mirante da Santa

A localização privilegiada da cidade, junto a rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, facilita a chegada dos fiéis e hoje em dia a basílica recebe mais de dez milhões de visitantes por ano.


Aparecida do Norte é o ponto final de vários roteiros de fé e muitos romeiros e mochileiros chegam na cidade caminhando por rotas de peregrinação. Entre as mais conhecidas estão o Caminho da Fé e o Caminho Religioso da Estrada Real.

Uma viagem de fé

Dicas e Informações:

- Esse é um destino exclusivamente religioso e se você não curte esse tipo de turismo não vai encontrar nada mais na cidade;
- Em um único dia se conhece todos os pontos de interesse em Aparecida do Norte, portanto, vale uma visita à cidade vizinha: Guaratinguetá (veja aqui);
- No mês de outubro a cidade e o santuário ficam especialmente lotados e pode ser muito difícil conseguir hospedagens (tem que reservar com um ano de antecedência!!!!);
- Para subir no mirante do Morro do Cruzeiro compre o passe junto com o teleférico em um pacote todo, pois sai mais barato do que comprar as passagens separadas da entrada da torre;
- É fácil se perder no estacionamento, devido a sua grandiosidade, portanto marque bem onde você está antes de sair caminhando;
- O nome oficial da cidade é Aparecida, mas a inauguração da Estrada de Ferro do Norte, em 1877, fez o povo passar a chama-la de Aparecida do Norte, nome popular usado até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão